11/09/2020

Panorama Político: Os bastidores da política na Região do Cariri e as eleições 2020. Por Tarso Araújo

 

 


NELINHO QUER POLARIZAR COM ARNON



O deputado estadual Nelinho Freitas (PSDB) vem se mostrando um articulador promissor. Mas tem tido certa dificuldade em fechar alianças. Ele gostaria de ter um palanque recheado com o MDB de Raimundão e também ter em seu palanque Gilmar Bender. Mas, até agora não conseguiu fechar apoios mais relevantes. Está difícil remover Gilmar da ideia de ser candidato mesmo com todas as dificuldades no seu PDT. Por enquanto, segue conversando com legendas partidárias e procurando lideranças políticas. A ideia do PSDB é formar uma aliança com no mínimo 8 legendas e ir para a disputa. Os tucanos querem polarizar com Arnon Bezerra (PTB).

 

SALVIANO FALA DIA 15



Em contato por telefone com o ex-prefeito de Juazeiro do Norte e ex-deputado federal Manoel Salviano (PSDB) ouvi dele que nada foi definido de sua postura nas eleições de 2020. Salviano falou que está discutindo, conversando e que somente no dia 15 ele dará seu comunicado oficial. Sobre a informação de que teria fechado com esse ou aquele pré-candidato ele foi claro: “não acredite, não fechei nada ainda”. Ponto final.

 

ZÉ AILTON BRASIL E LULA



O prefeito José Ailton Brasil (PT) no Crato entra na disputa com uma forte base de apoio. Conseguiu fazer subir para seu palanque legendas como MDB, PT, PDT, PSB, PRTB, PSB e outras. Ainda o apoio da ampla maioria dos vereadores e com certeza o apoio de Governador Camilo Santana, muito bem avaliado pelo povo do Crato. Nos bastidores surge a informação de que o ex-presidente Lula (PT) deve gravar pequenas mensagens ao Crato em apoio à Zé Ailton. Lembrando ainda que em 2018 Fernando Haddad no segundo turno venceu Bolsonaro. Em 2016 Lula esteve no Crato e fez grande comício em apoio à Zé Ailton, o que alavancou a campanha e ensejou a vitória contra Samuel Araripe. E nesses tempos de pandemia Lula vai fazer vídeos em apoio aos candidatos petistas Brasil afora. No Ceará, o Crato está na lista do ex-presidente do Brasil. 

 

DIVERGÊNCIAS NO NINHO PETISTA


A disputa interna no PT de Juazeiro do Norte está longe do fim. Um dos setores do partido quer Gabriel Santana na vice de Arnon Bezerra, que aceita de bom grado. Mas, Ricardo Lima e Vanda Rosendo não concordam. Acreditam que por conta da atual conjuntura o melhor é o PT sair com candidatura própria como já foi decidido internamente, inclusive sendo Gabriel esse nome. Esta semana um grupo de petistas, entre eles Gabriel Santana esteve reunido com o governador Camilo Santana pedindo reforço para o PT juazeirense manter-se em fileiras com Bezerra. As divergências ainda não terminaram. Mas com apoio de Camilo, Guimarães e da direção estadual do PT, a tendência é o partido ter Gabriel Santana na vice de Arnon Bezerra.

 

GILMAR BENDER FORA DO JOGO?

Os próximos acontecimentos devem determinar o caminhar das eleições em Juazeiro do Norte. Muito vem se especulando sobre Gilmar Bender, mas nada ele vem dizendo. Gilmar entrou naquelas de deixar que todos falem de mim, e, só depois ele se mexe no tabuleiro e fala. Gilmar Bender pode desistir dessa disputa, mas isso não aconteceu. Ele pode desistir, mas ainda vem se movimentando para garantir seu palanque. Não é fácil para o PDT abdicar da campanha com um nome como Gilmar. Essa batalha dos Ferreira Gomes e Gilmar vai deixar sequelas no partido. Nos próximos acontecimentos saberemos os caminhos do Gilmar Bender.

PDT EM DISPUTA

Muita gente não está entendendo nada do que acontece no PDT e com Gilmar Bender.  A questão é que o PDT nacional está  em ebulição e numa disputa com os Ferreira Gomes. A tendência é Ciro e Cid saírem do PDT e retornarem ao PSB.  Por conta dessa divergência muita gente no PDT de Juazeiro do Norte e os aliados de Bender acreditam que o empresário será candidato mesmo com toda a oposição de Cid e Ciro.  Por enquanto, Bender dá uma de bobinho e fica calado.

 

NOVA OLINDA

As oposições em Nova Olinda caminhando para o abraço dos vitoriosos. A unidade da oposição complica a vida do atual prefeito Ítalo Brito Sampaio e promete retirar da prefeitura o atual gestor. A história é simples: gente ligada ao ex-prefeito Afonso identifica em Ítalo a pessoa que mais conspirou para a derrubada de Afonso da prefeitura de Nova Olinda. Irreconciliáveis, o grupo de Afonso pode fechar nas próximas horas aliança com o PT de Socorro Matos. Com forte aceitação a ex-vereadora e professora Socorro Matos tem forte apoio do governador Camilo Santana, do PT, pode ainda levar ao palanque o PDT. O empresário Idemar Alencar deve desistir da disputa e apoiar Socorro Matos, reforçando o palanque da oposição.

 

SANTANA DO CARIRI

Em Santana do Cariri o  Partido dos Trabalhadores e o DEM podem protagonizar uma chapa unificada na disputa eleitoral deste ano. O PT deve indicar a vice com João Cabral e o DEM indica a cabeça de chapa, o vereador Samuel Cidade Garcia. A unidade dessa oposição pode deixar em xeque o atual prefeito Pedro Henrique que tem sua gestão marcada pela atuação de seu pai, que mais parece o prefeito da cidade. A oposição ruma forte para uma batalha eleitoral que promete muitas emoções. Em tempo: DEM e PT já protagonizam uma aliança no Ceará, na cidade de Tauá. Ainda pela oposição o  PSB tem como pré-candidato  José Maia e Vicente Brilhante é pré-candidato do PDT.

 

OPOSIÇÃO EM JATI

Em Jati, terra devastada pela má gestão de Neta Diniz, o Partido dos Trabalhadores já bateu o martelo e aponta Mundinha Ferreira como o nome do partido na disputa pela prefeitura. Agora, as articulações apontam para a necessidade de unificação da oposição. Nesse sentido, a ideia é unir Mundinha Ferreira e Aristóteles (PSB) numa chapa contra a candidata de Neta, a empresária Mônica Mariano(PSD). Lembrando que Mônica vem tendo muito problema em administrar a carga de ter recebido apoio da atual prefeita de Jati. Ainda em Jati, lembrando que na convenção de Monica Mariano a prefeita Neta Diniz não foi. Rumores apontam que Neta foi educadamente convidada para não ficar perto de Monica na campanha, pois seria motivo de retirada de votos. Neta, ao mesmo tempo, diz que quer fazer campanha. Coisas da política.

 

BREJO SANTO EM DISPUTA

Teremos nas eleições municipais deste ano uma das maiores disputas na cidade de Brejo Santo. A atual prefeita Teresa Landim desistiu de ir à reeleição por problemas na gestão. Na oposição, o PT cresceu e agora surge o nome de Eusébio Ferreira com fortes chances de vitória. O clã Landim terá muito trabalho para derrotar a oposição, pois antes de tudo  terá que convencer o eleitor que a péssima gestão de Teresa Landim foi apenas um acidente de percurso. Eusébio Ferreira continua articulando e ampliando o palanque. Nos bastidores a direção estadual petista analisa que pela primeira vez o partido tem chances de vitória na terra da família Landim. As gestões do PDT não vêm contribuindo para melhorar a performance do partido nas eleições de 2020.

 

ANTONINA DO NORTE

Na próxima segunda-feira, 14, acontece a convenção do PDT em Antonina do Norte. Na oportunidade, a convenção servirá para homologar o nome de Antônio Filho como pré-candidato a prefeito. Antonio Filho tem longa lista de serviços prestados à cidade e vai para a disputa. O quadro em Antonina não é para amadores. Tem ainda a pré-candidatura de Orlando Rufino do PSB que vai para a reeleição. Francisco Arraes (MDB) também pode ter seu nome homologado. E Iteildo Roque (PSDB). Esses são os nomes da disputa em Antonina do Norte.

ALTANEIRA

O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) vai para a reeleição. A oposição já se movimenta e terá como representante na disputa a empresária Késia Alcântara (PDT). Petistas e pedetistas na disputa. Dariomar tem dito a amigos que está tranquilo devido a seu trabalho à frente da gestão. Dariomar investiu bastante em educação e saúde. Além de manter uma boa relação com os servidores públicos.

 

ARARIPE COM DUAS CHAPAS

Na cidade de Araripe o prefeito Geovani Guedes espera que o vereador Roberto Guedes (PSD) vença a disputa. Roberto é o nome do prefeito na disputa com apoio do ex-governador Domingos Filho. Já pelo PDT o nome da candidatura à prefeitura é de Cicinho de Deus, apoiado pelo ex-prefeito Humberto Germano. Como sempre teremos uma disputa muito forte. Geovani Guedes conduz os destinos de Araripe desde quando rompeu com Humberto Germano e venceu a eleição.

 

SAMUEL CALDAS EM POTENGI

Outra cidade que o PSD pode se dar bem nestas eleições é Potengi. O nome de Samuel Caldas (PSD) vem sendo bem avaliado e ele está conseguindo ampliar seu palanque na disputa. Samuel conseguiu unir vários setores da oposição em torno de seu nome. 

FIM DO REINADO EM CAMPOS SALES

O PSD de Campos Sales deve decidir o nome do candidato a prefeito via uma pesquisa interna. Os dois nomes são César Costa e Solano Feitosa.  O vencedor da pesquisa encabeça a chapa e o outro será o vice. No lado do prefeito Moésio Loiola vai imperando o silêncio. Os nomes indicados pelo prefeito não vêm sendo bem recebidos pelo povo de Campos Sales. O reinado de Moésio pode estar no fim.

 

ISAAC JÚNIOR EM MAURITI

Com a chapa Isaac Júnior e João Paulo o Partido dos Trabalhadores de Mauriti vai encarar com esperança essa eleição. Após a desistência do prefeito Mano Morais (PDT) os ventos sopram para o mastro do barco petista. Isaac Júnior nos últimos dias conseguiu ampliar o palanque e a convenção acontece neste domingo, 13. Além da chapa majoritária lançará 20 candidatos a vereadores, 14 homens e 6 mulheres. E as pesquisas internas demonstram boa aceitação da chapa.

PT E PDT NÃO SE UNEM EM MAURITI

Muitos vem se perguntando o porquê PT e PDT não conseguiram chegar a um consenso e fechar uma aliança em Mauriti. Os petistas reclamam que durante a gestão de Mano Morais foram perseguidos. Para muitos, Mano poderia ter baixado a bola, chamado os petistas para uma conversa no final da última campanha, promover um diálogo e hoje tudo seria mais fácil. Mas o que se viu foi Mano Morais e seu grupo político humilharem os petistas que agora preferem uma boa luta do que uma aliança. Que esse episódio sirva de exemplo. Quando você puder se aliar a um determinado adversário  prefira fumar o cachimbo da paz do que fazer chacota da derrota dos outros.

DR. SANTANA

Uma conversa do Dr. Santana e o ex-prefeito de Barbalha, Zé Leite (PT) consolidando a posição do PT na disputa eleitoral na terra do Padre Cícero. No cardápio da conversa sobre a campanha, a aliança do PT que pode ficar com a vice de Arnon Bezerra.  A orientação do governador Camilo e do próprio PT é que a unidade da base seja mantida com as menores defecções possíveis. Camilo vem trabalhando diuturnamente para ter na disputa pessoas de sua confiança.

 

NADA MUDA EM BARBALHA?

A cada momento que passa a oposição em Barbalha se revela uma caixinha de surpresas. E pode ser que surpresas aconteçam nesta reta final da pré-campanha e agora das convenções. O governador Camilo Santana anda muito calado e Fernando Santana já marcou uma conversa com Expedito Júnior. Derivada da reunião de Expedito, Camilo, Fernando e Alexandre Pereira, as articulações para a unidade da oposição ainda não terminaram e coisas surpreendentes podem acontecer. Ou simplesmente não podem. Vai depender de quem estiver disposto a abrir mão de certas posições ou não tiver disposição alguma para negociar. Vamos acompanhar e ver.

EXPEDITO JÚNIOR ESPERANDO CAMILO

O pré-candidato do Cidadania a prefeito de Barbalha, Expedito Júnior afirmando e reafirmando que sua pré-candidatura está confirmada e que se não houver mudanças mais radicais prefere sair candidato. O Cidadania já está dialogando e o partido pode sair com outras legendas insatisfeitas com as decisões tomadas até agora. Segundo Expedito, as pesquisas internas apontam um cenário diferente dos divulgados por setores da oposição.  Lembrando que nesta sexta-feira, 11, Expedito terá um encontro com Fernando Santana  e pretende dialogar sobre o tema. Vai reafirmar sua posição e esperar bom senso de todos. E espera uma conversa final com Camilo Santana para resolver de vez a pendenga barbalhense. Está ao lado do governador, mas tem a firmeza que se nada for mudado sua candidatura se torna irreversível.


Material publicado na edição n° 24 desta sexta-feira, 11/9, do jornal Leia Sempre