11/09/2020

O cinema do mundo inteiro se encontra com a Amazônia e sua cultura

 


 

Alter do Chão, uma vila do município de Santarém, cidade paraense onde os rios Amazonas e Tapajós se encontram, será novamente uma espécie de capital mundial do cinema. A uma semana do encerramento das inscrições, o Festival de Cinema de Alter do Chão já recebeu mais de mil inscrições, de mais de 90 países, de todos os continentes.

Será a segunda edição do evento. No ano passado, durante uma semana, 30 mil pessoas estiveram no local, agitando o pequeno distrito, com seus 5 mil habitantes. A organização recebeu 1.979 filmes, de 98 países. Desse total, 441 foram produções brasileiras. Dez jurados escolheram 220 trabalhos que competiram. As categorias premiadas foram as de longa, média e curta-metragem, além de produção por smartphone.

Um encontro das águas da cultura e da diversidade. Escolas levavam as crianças. Muita gente grande assistiu um filme pela primeira vez. “Tinha gente olhando e chorando”, conta o cineasta e diretor de fotografia Locca Faria, responsável pelo Fest Alter, que desta vez será realizado on-line, de 9 a 13 de dezembro. Mas a estrutura de atividades é a mesma: debates, palestras, shows, rodada de negócios, oficinas.

 (Rede Brasil Atual)


Material publicado na edição n° 24 desta sexta-feira, 11/9, do jornal Leia Sempre