14/08/2020

Leia a edição completa desta sexta-feira, 14, do jornal Leia Sempre

 

Leia Sempre

Ceará - Região do Cariri – 14 de agosto de 2020 – Ano 1 – Nº 20    

Acesse: leiasempreblog.blogspot.com

EDIÇÃO ELETRÔNICA 100% ON LINE

 

CAPA

As dificuldades em unir a base aliada do governo Camilo no Cariri nas eleições municipais

Página 3

Pela própria composição extremamente plural e heterodoxa do governo Camilo Santana (PT) fica bem difícil unir nas cidades do Cariri, por exemplo, isso sem falar na própria capital e Região Metropolitana de Fortaleza, partidos políticos aliados de Camilo. No interior, a realidade é bem diferente e os partidos tem caminhos opostos. Em cada cidade do Cariri, há um quadro diverso que deve ser tratado com calma pelos aliados do governador.

Grupo Representa lança pré-candidatura coletiva a vereador em Juazeiro do Norte

 Página 8

Nas eleições municipais de Juazeiro do Norte surge o grupo Representa formado por estudantes e jovens trabalhadores que lançam uma pré-candidatura coletiva pelo Partido dos Trabalhadores. No manifesto de lançamento o grupo Representa fala da necessidade de mudanças na cena política local no intuito de eleger representantes da juventude e dos trabalhadores para o legislativo juazeirense.

 

A oposição bolsonarista em Crato e a falácia dos milhões

Página 6

A oposição Bolsonarista ao Governo do Crato, sem um Posto Ipiranga para chamar de seu, introduz no debate, ou melhor na sua falta de proposta para o debate, o que chamaremos de Falácia dos Milhões. É o texto assinado pelo professor Emanoel Nunes que discorre sobre outros detalhes do momento política na terra de Bárbara de Alencar.

 

Pedro Augusto Bezerra defende crédito emergencial às micro e pequenas empresas

Página 3

A votação do crédito emergencial para micro e pequenas empresas brasileiras aconteceu no final de julho na Câmara dos Deputados e deverá ser aplicado por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - PRONAMPE. A matéria teve total apoio e empenho do deputado federal Pedro Bezerra (PTB) que votou a favor do texto.

 

PÁGINA 2 GERAL


EDITORIAL

O Brasil precisa repensar a educação no pós-pandemia

A educação no Brasil tem sido tema de vários debates em momentos diversos da situação política brasileira. Existe defesa de todos os tipos de educação para os brasileiros, principalmente, quando falamos da educação pública. Há setores da política que defendem uma educação privatizada, colocando fim nas experiências exitosas da rede pública brasileira.

Pensar a educação no momento atual do Brasil é pensar em um modelo de inclusão dos mais variados setores. A educação pública precisa ser urgentemente de qualidade, gratuita e garantir acesso aos mais variados segmentos. Não apenas os filhos da elite precisam estudar e ler, mas toda a sociedade para que possamos nos reconstruir.

No pós-pandemia o Brasil precisa se reescrever como Nação, pois vivemos atualmente um dos mais difíceis momentos, em que o Governo Federal, sem competência, empatia e compromisso com o povo age de forma deliberada e inconsequente na contramão do que precisa a sociedade, de um governo que trabalhe contra a pandemia, para encontrar uma vacina, e enquanto esses duros tempos não passam precisa de apoio financeiro, moral e apelo à unidade nacional. Não se pode politizar um vírus, remédios ou vacinas quando mais de 104 mil brasileiros e brasileiras já morreram.

O governo atual longe disso, atua como um destruidor. E faz isso na educação.  Sem projeto de Nação, o atual governo nomeou pessoas sem a menor qualificação para o cargo de Ministro da Educação, e com um cabedal que mistura fanatismo religioso, fundamentalismo e desconhecimento mesmo do assunto.

Ou a sociedade brasileira através de suas instituições se mobiliza seja no momento atual nas redes socais, seja depois nas ruas ou o Brasil do pós-pandemia pode ser construído em cima da ignorância e da sabujice. É preciso um projeto nacional de educação, de Nação e de democracia.

Esses quesitos somados podem nos fazer uma grande Nação. Hoje, somos um País chefiado por um grupo de pessoas fanáticas, rancorosas, incultas e com muita vontade de destruir a educação pública e a democracia.

 

DICA DE LEITURA

O NOME DA ROSA

UMBERTO ECO

O Nome da Rosa é um premiado livro, que posteriormente se transformou em um belo filme, do italiano Umberto Eco. O Nome da Rosa é considerado um romance histórico, e foi lançado em 1980.  Em 1981, esta obra ganhou o Premio Strega. Em 1986, foi adaptado ao cinema dirigida por Jean-Jacques Annaud, tendo como protagonista o premiado ator Sean Connery.

A história do livro se passa na Itália medieval e o ano é 1327. O frei William de Baskerville recebe a missão de investigar a ocorrência de heresias em um mosteiro beneditino. Porém, a morte de sete monges em sete dias, em circunstâncias insólitas, muda o rumo da investigação. Esse é o primeiro romance de Umberto Eco e tornou-se um sucesso de vendas, fazendo com que o italiano, conceituado professor de semiótica, alcançasse prestigio internacional como romancista. Marcada pela ironia de Eco, a narrativa é repleta de mistérios com símbolos secretos e manuscritos codificados.

Com ares de Sherlock Holmes, o investigador, o frade franciscano Willian de Baskerville é  acompanhado pelo noviço Adso de Melk, e vai a fundo em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local. Até que então desvenda as causas dos crimes, estando ligadas à manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas, obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média, como é a obra criada por Eco e atribuída romantescamente a Aristóteles. A aventura de Guilherme de Baskerville é desta forma uma aventura quase quixotesca.

O livro pode ser adquirido no site da Livraria Cultura por R$ 50,00


 

PÁGINA 3 PRINCIPAL

A base aliada de Camilo no Cariri marcha dividida em vários municípios

 

Não se pode imputar a um deputado ou outro mais próximo do governador Camilo Santana(PT), ou esse ou daquele partido político, a dificuldade em unir a chamada “base aliada” do governador nas eleições municipais deste ano. Com o andar da carruagem o que se observa em muitos municípios caririenses é que partidos e lideranças políticas mesmo unidas em torno do Governo Camilo estão em palanques opostos em suas cidades.

Pela própria composição extremamente plural e heterodoxa do governo Camilo Santana fica bem difícil unir nas cidades do Cariri, por exemplo, isso sem falar na própria capital e Região Metropolitana de Fortaleza, partidos políticos aliados de Camilo. No interior, a realidade é bem diferente e os partidos tem caminhos bem opostos.

Basta começar pelo exemplo de Juazeiro do Norte. Quase todos os partidos com pré-candidatos a prefeito fazem parte da base aliada. E há, ainda, muita dificuldade em unir o PSB de Ana Paula Cruz com o PTB de Arnon Bezerra. Ainda em Juazeiro do Norte, temos o PSD de Geovani Sampaio com duras críticas a atual gestão, e o PC do B querendo montar uma frente ampla progressista contra o PTB. Ao mesmo tempo, Arnon Bezerra conta com a simpatia do governador Camilo e dos Ferreira Gomes, que conduzem o PDT no Ceará. Gilmar Bender corre por fora e tenta se viabilizar e unir a oposição em seu entorno.

Outro fator é o MDB de Eunício Oliveira. O MDB está fechado com José Ailton Brasil (PT) no Crato. Mas em Barbalha, os emedebistas estão no governo e querem inclusive um lugar na chapa do prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) ardoroso adversário de Camilo e do PT. Em Juazeiro do Norte, o MDB ainda não se posicionou no quadro político, mas já surgiram especulações de unidade do MDB com Gilmar Bender ou Arnon Bezerra.

Em Barbalha, o quadro se complica com duas pré-candidaturas a prefeito pela oposição. Guilherme Saraiva(PDT) e Expedito Júnior(Cidadania) são os nomes da oposição que pode marchar desunida contra o PSDB na terra dos verdes canaviais. Expedito Júnior afirma que irá propor ao governador Camilo uma pesquisa para decidir quem são os nomes da oposição na disputa.

Um partido que vem ganhando força no Ceará e no Cariri é o PSD. O partido pode ter mais de 110 candidatos a prefeito ou vice-prefeito nas eleições deste ano, e em alguns lugares está bem forte. No Crato, tem o nome do empresário e médico Zé Adega, que se uniu ao PSDB, PROS e PTC num ensaio de unidade das oposições. Mesmo sendo da base o PSD não quer nem saber e fecha com tucanos e o bolsonarismo.

Em Jati, por exemplo, o PSD está nas mãos de uma pré-candidata que apoiou Bolsonaro nas eleições passadas. Mônica Mariano tem o apoio do PDT de Neta Diniz. E uma confusão grande em Brejo Santo, onde o PT e PDT não se entendem e vão marchar em candidaturas diferentes. Em Brejo Santo, Guilherme Landim terá a árdua missão de reeleger a atual prefeita Tereza Landim(PDT), que não está bem avaliada na atual gestão.

Nesse quadro pulverizado, amplo e repleto de lances e jogos nos bastidores fica quase impossível unir a base aliada do governo Camilo. Em algumas cidades o governador pode até ter a sua preferência, o que será normal, mas muitas vezes quem vencer pode estar no palanque do mesmo jeito, pois é aliado.

 

Deputado Pedro Augusto Bezerra vota favorável ao crédito emergencial às micro e pequenas empresas

A Câmara dos Deputados aprovou auxílio em caráter emergencial no montante de mais de 12 bilhões de reais e servirá para beneficiar micro e pequenas empresas em todo o Brasil. Lembrando que na Região do Cariri mais de 60 por cento dos micro e pequenos empresários não conseguiram levantar empréstimos, prejudicando muitos negócios e cadeias produtivas.

A votação se deu na última semana de julho quando foi aprovada no plenário da Câmara Federal a proposta de crédito emergencial à micro e pequenas empresas, a medida integra a MP 944/20 e deverá ser aplicada por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - PRONAMPE. A matéria teve total apoio e empenho do deputado federal Pedro Bezerra (PTB) que votou a favor do texto.

Os recursos da linha de crédito são emprestados pelos próprios bancos e têm garantia do Fundo Garantidor de Operações, um fundo público, em caso de prejuízo o governo cobrirá em até 85% as perdas. A proposição segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

 

 

As reformas do trabalho no Brasil apenas prejudicam os trabalhadores

O trabalhador brasileiro há muito tempo vem sofrendo derrotas que levam sempre esse mesmo trabalhador a perder direitos. Assim foi com a reforma trabalhista do presidente Michel Temer (MDB) que logo no início do seu governo fez uma reforma com amplo apoio da mídia corporativa brasileira, dos partidos como MDB, PSDB, o Centrão e contou até com apoio do então deputado federal Jair Bolsonaro.

A reforma de Temer apenas levou ao mercado de trabalho a destruição de vários direitos trabalhistas como o parcelamento de férias, a ampliação do contrato de trabalho temporário de 90 para 120 dias e do regime parcial de trabalho de 25 para até 30 horas. A possibilidade de flexibilizar o horário de almoço ou de descanso por meio de acordo coletivo também está entre as mudanças feitas pelo governo Temer.

Já na era Bolsonaro veio a reforma previdenciária, essa sim, retirando ainda mais direitos dos trabalhadores, prejudicando e atrasando aposentadorias dos trabalhadores do setor privado que são a maioria e, na realidade, dentre outras maldades o Governo passou a mão na metade da pensão por morte das viúvas.

E para completar, agora o presidente Bolsonaro vai mandar para a Câmara dos Deputados um projeto para precarizar ainda mais o trabalho criando o trabalho pago por hora que é o eixo da chamada carteira verde-amarelo. O projeto prevê que até metade dos empregados de empresas privadas possam receber por hora trabalhada e não mais serão pagos esses trabalhadores via um salário como é hoje. Uma precarização que o governo Bolsonaro quer que chegue na metade dos trabalhadores das empresas privadas brasileiras. Um benefício para os patrões e um chute na canela do trabalhador.

 

 

PÁGINA  4


PANORAMA POLÍTICO

TARSO ARAÚJO

 

ESTRADA DA MALHADA

Ex-senador Eunício Oliveira (MDB) usou o Instagram para falar da obra da estrada da Malhada em Crato. E disparou: “Compartilho com vocês a imagem da nova Estrada da Malhada no Crato, via que está em fase de conclusão e que dará́ acesso aos sítios Palmeirinha dos Britos e Malhada. Mais uma obra da Região do Cariri que contou com o nosso apoio, por meio de uma emenda parlamentar, que destinei ainda no ano de 2018. Uma via importante para o transporte escolar, escoamento da produção rural, acesso às propriedades e que liga a zona rural à zona urbana. A Estrada da Malhada é a realização de um sonho dos cratenses e mais uma confirmação do nosso compromisso com o Ceará”.

 

EDUARDO HONORATO

O vereador Eduardo Honorato (PDT) apresentando projeto que cria o Programa Municipal de Compras da Agricultura Familiar em Missão Velha. O projeto de lei garante que pelo menos 30% do que a prefeitura compra de alimentos para as secretarias e outros órgãos, sejam provenientes da agricultura familiar. De acordo com Honorato, o projeto tem como um de seus principais objetivos fortalecer a agricultura familiar no município. Lembrando que o segmento é o responsável pela comida que chega à nossa mesa todos os dias. Outro projeto de Eduardo Honorato autoriza a Prefeitura de Missão Velha a fornecer merenda escolar durante o período de férias ou recesso escolar aos alunos da rede pública municipal de ensino.

 

PEPE DA PAPELARIA

Em uma live realizada na noite de 8 de agosto o pré-candidato a prefeito de Milagres,  Pepe da Papelaria, falou que segundo avaliações internas realizadas pelos próprios opositores seu nome estava muito bem, e que seu crescimento na aceitação popular estava causando preocupação na classe política de Milagres. Pepe (PROS) aparece como a novidade da campanha e pretende abalar as estruturas políticas dos grupos que formam a disputa eleitoral deste ano em Milagres.

 

PARLAMENTO JOVEM CEARENSE

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) apresentou projeto, na Assembleia Legislativa, propondo a criação do Parlamento Jovem Cearense. Pelo projeto, todo ano serão escolhidos 46 jovens estudantes, regularmente matriculados, de todas as macrorregiões do Estado, eleitos por órgãos de representação estudantil. Com legislatura de dois dias, eles serão diplomados, tomarão posse, elegerão mesa diretora e participarão de sessão sobre um tema de relevância social que será estudado, debatido e deliberado no Plenário da Assembleia. Os estudantes também terão aulas sobre a história do Parlamento Cearense, noções sobre o processo legislativo e sobre tema de relevância da História do Ceará.

 

ARNON BEZERRA NAS ELEIÇÕES

O prefeito de Juazeiro do Norte Arnon Bezerra (PTB) com muita tranquilidade caminhando para o processo eleitoral. Vem ampliando seus acordos e buscando interlocução com outros partidos como MDB e PT. Arnon tem buscado ainda abrir diálogo com vários setores da esquerda à direita. Sabedor da oposição que terá em Geovani Sampaio (PSD) quer o maior número de partidos da base aliada do governador em seu palanque.

 

PROFESSORA LORETO E AS ESCOLAS

Mesmo com todas as críticas que vem recebendo ao longo de seu mandato a professora Loreto, mostra que entende de educação. No comando da educação em Juazeiro do Norte conseguiu melhorar e muito a avaliação do ensino na terra do Padre Cícero. Lembrando que em 2016 Juazeiro chegou a figurar como último na lista da educação dos municípios cearenses.  Para se ter uma ideia em 2016 a pontuação era de 154,6, já em 2017 aumentou consideravelmente para 158,9, em seguida, no ano de 2018, aumentou novamente para 161,0 e, em 2019, para 177,1. Em Juazeiro do Norte, oito escolas alcançaram mais de 200 pontos na escala de alfabetização, são elas: Padre Cicero, Jose Ferreira de Menezes, Maria Bernardino Machado, Raimundo Domingos, Irmã Iva, Manoel Balbino, Maria Pedrina e Nossa Senhora de Fatima.

 

BOSCO MACHADO

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) mostra que não está brincando de eleição e na cidade de Caririaçu lança uma pré-candidatura  a prefeito. Falamos do professor Bosco Machado, que já foi vice-prefeito da cidade e diz que irá lutar até o fim para comandar os destinos de Caririaçu. Bosco promete ainda que o PC do B deve eleger no mínimo, dois vereadores.

 

BARBALHA

Expedito Júnior com semana bastante agitada. Conversando em modo virtual com várias lideranças da cidade. O pré-candidato do Cidadania juntando novos aliados em seu palanque e novos partidos também.

 

WILTON SILVA

O escultor e artista plástico Wilton Silva confirmando sua pré-candidatura de vereador em Barbalha. Wilton é conhecido por suas esculturas e tem larga amizade com o cineasta Rosemberg Cariri , com quem já teve oportunidade de trabalhar. Rosemberg nos primórdios da Escola de Saberes de Barbalha contou com integral apoio de Wilton Silva. Na pauta do futuro mandato de Wilton Silva mais verbas para a educação, saúde, cultura e esporte. E mais ainda, apoio à cultura e artistas locais. Wilton também tem fortes trabalhos sociais no Alto da Alegria e outras comunidades de Barbalha, com iniciativas voltadas para a cinema, jogos esportivos, cultura e história. Além disso, tem um foco no apoio ao desenvolvimento de crianças e jovens. 

 

A EDUCAÇÃO NO CEARÁ AVANÇOU

Educação do Ceará é exemplo para o Brasil. Os números são positivos e mostram o bom empenho da agenda governamental cearense no incentivo à educação pública e de qualidade. O governador Camilo Santana (PT) acerta quando aposta na qualificação de professores, investe mais de forma acertada e incentiva essa melhoria quando firma parcerias exitosas com os municípios cearenses.

 

PT E PSL EM BREJO SANTO

Recebemos no final da tarde de ontem, uma nota em que o Diretório Municipal do PT de Brejo Santo confirma que se reuniu com dirigentes do PSL mas que não se deu nenhum acordo entre as duas legendas. A nota se deve ao fato de alguns veículos terem divulgado uma possível e por que Não dizer inusitada aliança entre PT e PSL. O presidente Cícero Antonio de Sousa confirmou ainda que na reunião e hoje está confirmada a pré-candidatura de Eusébio Ferreira a prefeito de Brejo Santo pelo partido do Lula. 

 

EUSÉBIO SE DESTACA

O Partido dos Trabalhadores azeitando a máquina partidária para uma das mais importantes batalhas: a disputa pela prefeitura de Brejo Santo, há anos conduzida pela família Landim. Eusébio Ferreira, comerciante local, é o nome do PT. O diretório municipal garante que a chapa será oficializada dias antes das convenções e que o PT vai lutar ainda para eleger quatro vereadores. O crescimento do nome de Eusébio Ferreira acendeu o alerta da direção estadual que vai procurar a liderança petista para saber como pode ajudar nessa disputa. O crescimento do PT se dá no momento de maior desgaste da prefeita Tereza Landim (PDT). 

 

ALTANEIRA

O prefeito Dariomar Rodrigues (PT)_ comemorando seu bom momento e antenado nas reivindicações das comunidades. Vem conversando com lideranças comunitárias de Altaneira e atendendo várias reivindicações. Também comemora os bons resultados na educação no prêmio Escola Nota 10. Dariomar segue firma para a sua reeleição.

 

MUNDINHA NO JATI

A pré-candidata a prefeita pelo PT na cidade de Jati  tem algumas boas explicações para estar na disputa. Já foi vice-prefeita por duas vezes e também assumiu por alguns meses fazendo um trabalho bem avaliado pela população. Investiu muito em educação e saúde. Caso vença as eleições neste ano, só pode ter um mandato e deverá trabalhar como nunca para resolver os graves problemas de Jati, infligidos pela gestão de Neta Diniz. O vice de Mundinha pode muito bem no decorrer do mandato se credenciar e ser um favorito num outro momento. São coisas para se pensar.

 

TERRENOS EM SANTANA

O Ministério Público anda preocupado com um projeto da prefeitura com relação a doação de terrenos na cidade de Santana do Cariri. O prefeito Pedro Henrique enviou para a Câmara Municipal um projeto que autoriza a permuta de imóveis. O que chama a atenção dos vereadores é que uma área de mais de 18 mil metros quadrados no Centro de Dom Leme seria permutada por uma área de 2.269 metros quadrados perto do cemitério público. Nessa tal permuta de pai para filho, o município simplesmente perderia mais de 16 mil metros quadrados numa área privilegiada.

 

ACABOU A MAMATA?

Na onda do daqui não saiu daqui ninguém me tira, Jair Bolsonaro, o portentoso presidente mais honesto do Brasil, vai ter que explicar um negóci oque começa a incomodar até mesmo o  mais apaixonado dos bolsonaristas. O fato de que alguns dados de quebra do sigilo bancário de Nathalia Queiroz mostram que ela transferiu R$ 150,5 mil para a conta do pai, Fabricio Queiroz, entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, período em que era contratada do gabinete do então deputado Jair Bolsonaro. O valor representa 77% do valor que a personal trainer recebeu na Câmara.

 

AUDIC MOTA

O deputado Audic Mota (PSB) visitou Morada Nova nesta semana quando anunciou a destinação de cerca de R$ 2,5 milhões para obras de infraestrutura no município.  Os recursos foram viabilizados por meio de articulação do mandato do parlamentar junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Cidades. Morada Nova receberá obras de pavimentação de ruas em várias localidades.

 

 

PAGINA 5 CAMPANHA

 


 

 

PÁGINA 6 POLÍTICA

 

A oposição bolsonarista em Crato e a falácia dos milhões

 

Prof. Emanuel Nunes Cavalcante

Professor efetivo do Estado do Ceará

Atualmente Coordenador Escolar

Diretor Geral por 3 mandatos no Colégio Polivalente

 

A oposição Bolsonarista ao Governo do Crato, sem um Posto Ipiranga para chamar de seu, introduz no debate, ou melhor na sua falta de proposta para o debate, o que chamaremos de Falácia dos Milhões.

Aparentemente, enxergam o Crato como tendo um Governo rico e esbanjador. Felizmente, o ideário de extremo liberalismo, não tem muitas propostas sensíveis ao eleitor. Os defensores do extremo liberalismo enxergam um Município inchado e sonham tomar o poder para “ajeitar” a cidade. Devem se perguntar todo dia. Porque o Crato tem mais médicos da atenção básica por habitante do que Fortaleza. Puro desperdício. A solução fechar alguns postos de saúde. Porque o Crato vem valorizando os professores, pagando, sem ser obrigado por lei, a variação do piso nacional. Nossa proposta: vamos aumentar as turmas, vamos reduzir o salário e demitir professores. Porque o Crato ainda possui a SAAEC, vamos privatizá-la. As empresas privadas são mais eficientes, veja o exemplo da Enel. Porque as mansões do Parque Grangeiro devem pagar IPTU tão alto. Vamos isentar os ricos.

Apesar do texto acima ser ficcional, um “liberal raiz” pensa dessa forma. Apoiadores de Bolsonaro devem pensar assim, ou votaram no Presidente errado.

Desta forma, a oposição alega o tempo todo que o Crato tem “milhões”. Desta fraca argumentação, surge a Falácia dos Milhões, uma argumentação própria de sofistas, com agenda oculta que não é explicitada para não perder votos.

De fato, o orçamento do Crato é milionário. Em 2019, a receita total do Município alcançou R$ 318,7 milhões. Mas o Crato é um município de médio porte com população estimada de 132.123 habitantes. Desta forma, para fugir da “Falácia dos Milhões” é importante relativizar a receita. Uma forma simples é calcular a receita por habitante. No caso do Crato, a receita por habitante equivale a apenas R$ 201 reais por mês. Com este recurso para cada habitante, o município precisa custear a educação de 18 mil crianças e adolescentes e a saúde de mais de 100 mil pessoas que dependem exclusivamente do SUS. Além disso, o Município mantém limpeza pública, iluminação pública, infraestrutura urbana, entre outras funções sob sua responsabilidade.

Interessante seria a oposição dizer o que vai ofertar ao cidadão de diferente, gastando R$ 201 reais com cada cratense. E ainda, parece que tem como missão sagrada, reduzir impostos dos ricos.

O último censo, realizado em 2010, apontou que o Crato tinha o maior percentual da população com nível superior do interior do Estado. Buscar votos, com agenda oculta e discurso vazio, com uma população educada como a cratense, será uma tarefa árdua para a oposição.

 

A direita tomou conta da esquerda em Barbalha e a apatia toma conta do PT

Tarso Araújo

Editor do Leia Sempre

 

As esquerdas na Barbalha entraram em uma sua mais delicada situação histórica. Depois de protagonizar dois governos sob o comando o PT, entrando esses governos para a história da cidade como governos competentes, e protagonizar em 2016 uma eleição em que perdeu por pouco mais de 100 votos, as esquerdas em Barbalha perderam o rumo.

E o caminho não foi tão longo e pode ser analisado. na pré-campanha apareceram uma série de pré-candidaturas pelo PT, PDT e Cidadania. Internamente o PT comandado por Dorivan Amaro inicia uma campanha nos bastidores contra o mais forte nome do partido, após Fernando Santana, o nome do ex-prefeito Zé Leite.  Zé Leite percebe a manobra do grupo de Dorivam, mas não se manifesta. Prefere confiar no bom julgamento das principais lideranças do partido como Camilo, Guimarães e Fernando Santana.

A decisão de lançar Guilherme Saraiva e Vevé Siqueira é tomada sem o conhecimento dos outros pré-candidatos. Ninguém sabia que os nomes seriam eles até serem anunciados via redes sociais. Na reunião não estava nenhum outro pré-candidato como: Zé Leite, Magno, Odair Matos, Expedito Júnior, Geraldo Sinézio, bem como, não estava nenhum dirigente do PSB ou do PC do B de Barbalha.  As tais pesquisas também nunca apareceram. Se foram feitas não foram mostradas aos reais envolvidos na questão, ou seja, partidos, lideranças e pré-candidatos.

Ao final, o PT abre mão da cabeça numa negociação até hoje mal explicada, os outros pré-candidatos são prejudicados pela campanha do grupo de Dorivam que um mês antes da decisão ser tomada já tinha espalhado em redes sociais e grupos que os nomes estavam decididos mesmo sem terem sido. Isso fortalece apenas a chapa Guilherme Saraiva e Vevé Siqueira. Isso fortaleceu apenas nomes de pessoas que estão em partidos de esquerda, mas oriundos da direita, como Guilherme, Vevé e André Feitosa, os grandes condutores da chapa “escolhida”.

Os principais nomes da esquerda em Barbalha, mesmo calados, começaram a reagir negativamente a essa chapa que tem claudicado nas suas ações. Não decola. Tem dificuldades de articulação e se treme na base quando vê Argemiro Sampaio. Os reais nomes para vencer a disputa estão na esquerda da oposição. E isso, acredito que o governador Camilo Santana começa a vislumbrar.

A única forma de vencer a eleição é uma pesquisa com todos os pré-candidatos sendo os dois primeiros os escolhidos para compor a chapa com todos os partidos de oposição, que não são poucos e podem aumentar ainda mais caso o governador Camilo consiga apoio do MDB de Eunício Oliveira.  Basta o governador articular.

Um pedido do governador a Eunício será negado? Todos podemos crer que não. Apenas os próximos dias dirão como ficam as articulações em Barbalha, onde uma parte do PT parece mesmo ter perdido a ideia de que nos momentos ruins ou bons o PT ainda é de esquerda.

 

Entulho prejudica Sítio Urbano do Gesso

Alexandre Lucas

Do Coletivo Camaradas

 

O Sítio Urbano do Gesso, nas margens da linha férrea, na cidade do Crato, é reconhecido pela Lei Municipal nº 3.612, de 27 de novembro de 2019 e estabelece mecanismos de apoio ao desenvolvimento do cultivo de plantas frutíferas e medicinais. O trabalho é desenvolvido pela comunidade e tem o apoio do ONG Nova Vida, Coletivo Camaradas e acompanhamento técnico e subsídio  das Secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Agrário e SAAEC.

 

Neste período pandêmico, uma área do sitio, localizada no equipamento cultural do Terreiro do Coletivo Camaradas, vem sendo prejudicada com o descarte de entulhos e outros resíduos. A ação criminosa contra  o patrimônio  ambiental,  urbano e cultural da cidade poderá acarreta responsabilização aos infratores. Os moradores do entorno do equipamento cultural reclamam da situação e temem que o problema se agrave.

 

O Coletivo Camaradas encaminhou documento a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, no sentido de retirar o entulho e enviar fiscais para identificar os infratores e orientar sobre o descarte correto de entulhos e outros resíduos. Pela Lei do Sítio Urbano do Gesso, a Secretaria de Meio Ambiente é uma das partes envolvidas no pleno desenvolvimento da ação urbanística e ambiental.

 

PÁGINA 7 SOCIEDADE

 

O BRILHAR DA NOTÍCIA

MARCOS PEIXOTO

 

RAIMUNDO BEZERRA FILHO

O ex-vice-prefeito do Crato, mister Raimundo Bezerra Filho, anda admirando por demais o Movimento Eleições Limpas-MEL. Este movimento coordenado pelo deputado federal Danilo Forte (PSDB), o deputado federal licenciado Roberto Pessoa (PSDB) e o advogado e ex-procurador da Fazenda Nacional e do Estado do Ceará Djalma Pinto, foi lançado no último dia 30 de julho, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará. 

sta ação é supra partidária e visa a defesa da probidade e a lisura no processo eleitoral de Fortaleza em 2020. Na oportunidade, foi lançada uma Carta de “Princípios Para uma Eleição Limpa e Livre” e um manifesto que foi assinado pelos pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza e presidentes de partidos, que se comprometeram com a legitimidade e normalidade do processo eleitoral

Este propósito político está dando tão certo em nossa Capital que Danilo Forte, Roberto Pessoa e Djalma Pinto estão com o objetivo de lança-lo aqui no Crajubar e Raimundo Bezerra Filho está sendo cotado para escolta-lo aqui no Triângulo mais charmoso do Brasil. Não podiam ter escolhido melhor pessoa, pois Raimundinho é um cara sensato, prudente, meticuloso, conciliatório e bom entendedor das nuances políticas.

 

PAULICÉIA DESVAIRADA

O médico cardiologista Ângelo Roncalli deu um “stop” em sua agenda caririense e se mandou para Sampa, levando a tiracolo a amada spouse Karlinha.

Telefonei quarta-feira à noite para o bonamigo e o mesmo me disse que foram para a Paulicéia Desvairada para que Karlinha se submetesse a exames médicos de rotina.

 

DIA DOS PAIS

O bambambam Givaldo Sisnando domingão que passou teve fortes emoções ao ponto de cair no choro.

Aí o leitor me pergunta:

- Mas que comoção foi esta que levou este homem literalmente ao chorôrô?

Respondo-lhes: Givaldo tem o filho Dudu Passos Sisnando que mora no Texas, nos Estados Unidos, e está hóspede no “ap” do papai por um período de trinta dias. Daí que este ano a vinda do filhão primogênito coincidiu com a data consagrada aos pais, ai já deu para entender, não é? Saudade misturada com alegria faz o homem chorar sem sentir dor. Para completar o barato, a filhota Bruna com a mobília doméstica também apareceram por lá e, na esteira, vieram mais alguns componentes da família. E tome emoção.

  

VEM AI...

O restaurateur Francisco Martins, ou simplesmente Martins, e sua spouse Maria Lucimar estão num pé e noutro para abrir as portas do Restaurante e Pizzaria TuttiPasta em sua nova versão. De cara nova, o Tuttipasta está um luxôxô. Uma construção modernista, ganhou aprazível e amplo lounge, mesas e poltronas confortabilíssimas, cozinha industrial, sanitários funcionalíssimos, sem falar que o amigo Martins instalou um grande aquário que consegue dar aquele bom astral ao ambiente. Sem falar que o tempero do homem continua aquela sensação de prazer. Dia 17 de agosto, segunda-feira que vem, após a liberação da Prefeitura Municipal para bares e restaurantes cratenses abrirem suas portas, Martins e Maria Lucimar estarão perfilados por lá para bem receber a distinta e cativa clientela.

PORTA JÓIAS

A médica Leticinha Landim que perdeu precocemente o grande amor de sua vida para o mundo do além, o também médico José Landim Junior, é o tipo de mulher que nasceu para brilhar profissionalmente e, ao mesmo tempo, ser a grande timoneira da family Landim/Dantas. Leticinha acabou de casar no civil(foi ontem) a filhota Manuca com o deputado federal Pedro Augusto Geromel Bezerra de Menezes. Encaminha para a vida de casado a última da prole, pois que os filhos José Landim Neto(médico) e Daniel Landim(médico) já estão devidamente casados e muito bem casados. Leticinha Landim é tudo de bom que a nossa sociedade possui.

CERTEZA

E as suas manias? E o seu dengo? E a sua risada? E o seu beijo? Ah, o seu beijo... E o seu abraço? E o seu carinho? E os seus micos? E o seu toque? E o seu perfume? E o seu jeito?

Ah, para, não dá pra viver sem isso tudo, não conseguiria me acostumar a viver sem isso tudo de novo, antes era diferente, eu não te conhecia, mas depois que te conheci é difícil ficar um dia sem você, imagina uma vida inteira, não, não aceito isso, sem você não dá, eu preciso de você, eu preciso de nós! Então eu te prometo, que agora vai dar certo, vai dar totalmente certo.

 


 

 

 

PÁGINA 8


Herança maldita de um Brasil com circo montado

Marcos Leonel

Cidadão do Mundo

 

A pilantragem política de Bolsonaro tem feito escola na república medieval. Desde que foi ressuscitado dos porões do baixo clero, pelo nazifascismo das elites brasileiras e passou de figurante para protagonista, os referenciais maiores do que se tem de pior na índole da coisa pública foram postos na mesa, configurando a destruição do que resta do país. O método bolsolavista é um almanaque supremo de decadência moral e de falência múltipla da dignidade.

 

Trair e trair importa mais do que construir um caminho plausível de eleição sua e de seus comparsas apoiados pela estirpe totalitária, negacionista e entreguista do mandatário em curso. Sabotar e sabotar a própria gestão que faz parte, bem como o próprio povo ludibriado pela lábia dos canalhas, importa muito mais do que entrar para a história pela falsa porta estreita por onde passam os suspeitos. O ilusionismo de uma conduta ilibada, sem falcatruas e pronta para servir a Deus, acima de tudo, já não engana mais. Só mesmo as ovelhas mais imbecis continuam pastando entre as fezes.

 

Ele apoia discípulos que acreditam na força da violência, no armamento da população, na truculência facínora de parte das polícias, inclusive federal. Ele dissemina o ódio e cultiva a perseguição de oponentes ideológicos através da mentira e do falso testemunho. Nunca as redes sociais foram utilizadas de maneira tão vil e maquiavélica para destruir reputações e desconstruir a verdade. O primitivismo negacionista de sua ideologia fascista sepulta solenemente qualquer possibilidade mínima de desenvolvimento: sem ciência, sem pesquisa, sem educação pública, fica praticamente impossível pobre ser mais do que ser pobre.

 

Bolsonaro é o vaqueiro que está fazendo a boiada passar. Devastação do meio ambiente é o seu nome, seu sobrenome é o sucateamento das políticas públicas de combate às desigualdades sociais e de proteção da cidadania. Exterminar direitos do trabalhador é o seu passatempo favorito, bem como violar direitos humanos é sua obsessão mais sombria. Em sua gestão nunca a máfia de toga foi tão arrogante, tão prepotente e mais supremacista do que antes, nunca a face bandida da justiça tinha dado as caras com tamanha celebridade. As carteiradas vão desde a licença para matar e agredir a base da sociedade, como também humilhar qualquer um, tendo o abuso do poder como arma de destruição em massa.

 

Entre os maiores legados da era terraplanista está a transformação das forças armadas em tropas milicianas, com direito ao tráfico internacional de drogas em avião militar, nepotismo, desvio de armas e munições, facilitação de venda indiscriminada de armas sem rastreamento, distribuição de cargos para familiares, agregados, amantes e distantes, farras com o dinheiro público e uma super fabricação superfaturada de toneladas de cloroquina, que mesmo com toda a propaganda falaciosa oficial, não teve eficácia nenhuma para impedir a morte de mais de cem mil vítimas da covid-19. Além de transubstanciar Aras e Mendonça em sabujos descarados, Bolsonaro decretou a rachadinha como sendo meio lícito de enriquecimento ilícito. Mas o seu maior feito foi elevar a ignorância idiotizada em aparato bélico nacional, com direito a escolher a camisa da seleção azul ou amarelada dos sete a um.

 

Todo esse arcabouço original da política brasileira tem se diluído nas disputas eleitorais para prefeito e vereadores. Enquanto a esquerda patina em seu anacronismo latente, as forças fascistas começam a bater de porta em porta, numa tentativa desesperada de dar continuidade ao desvario coletivo do submundo. É possível identificar essa estirpe no Cariri. Aqui existem desde os elementos que sabotam as próprias gestões, traindo os próprios eleitores, ainda os que posam de honestos e protagonizam roteiros de traição nas redes sociais, e também os ungidos na patifaria das igrejas atacadistas. O circo já foi montado.

 


 

O protagonismo da juventude na política de Juazeiro do Norte

 

A juventude brasileira começa a despertar para a importância da política. Prova disso é um grupo de jovens de Juazeiro do Norte que resolveu lançar uma candidatura coletiva nas eleições municipais deste ano. Os jovens são Davidson Kennedy, Yago Nunes e Jefferson Lima e lançaram recentemente um manifesto em que justificam a participação deles e da juventude nas eleições.

Segundo o manifesto da candidatura coletiva, do grupo denominado Representa, formado por jovens da classe trabalhadora, atuantes nos movimentos social e estudantil que sonham com uma sociedade mais justa, igualitária e humanamente solidária, a hora agora é de envolver a juventude na luta política em defesa de seus direitos e cidadania.

Para o grupo Representa o cenário do legislativo municipal de Juazeiro mostra por um lado vereadores eleitos pelo abuso do poder econômico e político e, por outro lado, vereadores que estão na Câmara e advêm de famílias tradicionais que se mantém nas instâncias de poder, desde a fundação do município em 1911, para consolidar seus interesses pessoais e particulares.

A saída segundo o grupo é a renovação dos mandatos na Câmara por pessoas do povo e da classe trabalhadora que possam lutar para que os serviços públicos da cidade funcionem e sejam vistos como um direito da classe trabalhadora não precisando de favores políticos para isso.

Os jovens pré-candidatos a vereador defendem ainda que o atual cenário necessita de uma mudança e que a classe trabalhadora, a juventude, as mulheres, os negros, a comunidade LGBTs precisam ser bem representados no legislativo por pessoas que defendam seus interesses históricos e imediatos.

Davidson Kennedy é graduando em Tecnologia de Alimentos pela FATEC CARIRI onde dirige o DCE. Liderança do movimento estudantil e cultural da região do Cariri com atuação no movimento Junino e de bandas e fanfarras. Jefferson Lima é graduando em Arquitetura e Urbanismo pela FJN. Milita em frentes de luta popular, como o Direito à Cidade, à Moradia Popular e no Movimento Estudantil, através da Frente de Juventude Kizomba. Yago Nunes, 26 anos. Formado em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri. Militante do Campo de Públicas onde luta pela Profissionalização da Gestão Pública e o Combate a Corrupção. A candidatura coletiva se dará pelo Partidos Trabalhadores (PT). A íntegra do manifesto do grupo Representa está no blog Leia Sempre.