28/08/2020

Dica de leitura: Crônica de uma morte anunciada

 


DICA DE LEITURA

CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

GABRIEL GARCIA MARQUÉZ

 

O livro Crônica de uma morte anunciada é um dos mais interessantes trabalhos do escritor Gabriel García Márquez, que nos brindou com livros necessários e literalmente fantásticos como Cem Anos de Solidão e Ninguém escreve ao Coronel. Márquez é um dos pais da literatura fantástica com personagens intensos, marcantes e participando de aventuras diversas e muitas vezes bem realistas.

Neste livro Márquez narra a história do assassinato de Santiago Nasar pelos dois irmãos Vicário. Acusado por Ângela Vicário de tê-la desonrado, o jovem Santiago Nasar foi estudar na Escola Viverde. Foi morto a facadas pelos irmãos de Ângela, os gêmeos Pedro e Pablo. Toda a localidade fica sabendo antes da vingança iminente, mas nada salva Santiago de seu trágico destino, anunciado logo à primeira linha do romance.

Dominando bem seu estilo Márquez desenvolve uma trama como se todos soubessem que o jovem Santiago seria morto e por um motivo ou outro ninguém o avisa e de forma inadvertida, quase uma surpresa ele é assassinado. Não adianta torcer pelo Santiago ele realmente é morto bem ao final do livro.

O escritor Gabriel García Márquez era colombiano e nasceu em 1927. Faleceu em 2014. Foi ativista político, jornalista, escritor e considerado um dos mais importantes autores do século XX. Vendeu mais de 40 milhões de livros em 36 idiomas diferentes.  Seus livros alcançaram repercussão na Europa nos anos 1960 e 1970. Seus livros refletiam sobre os rumos políticos e sociais da América Latina, e, de maneira mais abrangente, sobre a condição humana, especialmente da solidão. 

Material publicado na edição desta sexta-feira, 28/8, do jornal Leia Sempre.