27/11/2020

Falando de Esporte: Leia a coluna assinada por Dudu Correia na edição do jornal Leia Sempre deste 27 de novembro

 

ADEUS, DIEGO MARADONA

Nós, da editoria de esporte do Leia Sempre, lamentamos essa grande perda do nosso futebol. É um dia muito triste para todos os argentinos e para o futebol. Nos deixa, mas não vai embora. Porque o Maradona é eterno. E queria aproveitar para enviar as condolências a toda sua família e amigos. Descanse em paz.


                                                   Foto: Lance

 

MUNDO DO FUTEBOL EM LUTO

O ex-jogador argentino Diego Maradona morreu nesta quarta-feira, 25, aos 60 anos. Segundo o jornal argentino Clarín, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa, em Tigre, na Argentina, onde se recuperava de uma cirurgia recente no cérebro para a retirada de um coágulo.

 

MARADONA: MORRE O GÊNIO, NASCE A LENDA !!!!!!!

Maradona foi revelado pelo Argentino Juniors, onde se profissionalizou em 1976 e jogou até 1981. Este foi o segundo time em que Dom Diego mais atuou (166 partidas e 149 gols).

Entre 1982 e 84, o camisa 10 atuou pelo Barcelona em 58 jogos e, marcando 38 gols, ganhou status internacional.

No entanto, foi no Napoli que Maradona viveu seu auge em clubes. Entre 1984 e 1991, o gênio levou o time ao bicampeonato italiano. Foi na equipe do sul da Itália, onde atuou em 259 jogos e marcou 199 gols, que Dom Diego passou de craque para “divindade”.

 

 

MAIS QUE UM JOGADOR, UM SEMIDEUS

 


Enquanto para os brasileiros (e para boa parte do mundo), Pelé é o maior jogador de futebol de todos os tempos, para os argentinos, Dom Diego Armando Maradona é uma “entidade sagrada” e ultrapassa os limites dos campos. Entre as façanhas, um dos gols mais bonitos de todos os tempos, quando driblou meio time da Inglaterra, incluindo o goleiro, e o lance mundialmente conhecido como “La mano de Dios”, quando deu um toquinho de mão na dividida com o goleiro para sacramentar a classificação da Argentina às semifinais, na Copa de 1986.Dom Diego, inclusive, é a divindade sagrada e adorada na Igreja Maradoniana.

 

ARGENTINA PAROU PARA APLAUDIR O SEU ETERNO CAMISA 10


Mesmo de casa, onde muitos continuam em meio à pandemia de coronavírus, os argentinos encontraram uma maneira de homenagear Diego Armando Maradona. Às dez horas da noite, aplaudiram o seu eterno camisa 10. E cantaram. Cantaram mais uma vez. Certamente não pela última vez: “Olé, olé, olé, Diego, Diego..”

 

 

NAS MÃOS DE DEUS

O povo argentino chora o adeus de seu ídolo, seu Deus. O povo napolitano homenageia aquele que colocou o Napoli na rota dos maiores clubes europeus.E os principais jornais esportivos do mundo, como não poderia deixar de ser, estampam a morte de Diego Maradona em sua capas. “Deus está morto”, estampou o francês L’Équipe. Aclamado como Deus por argentinos e napolitanos, Maradona teve seu status de divindade lembrado também pelos espanhóis Sport AS.



 

INTERNACIONAL HOMENAGEIA MARADONA

A rivalidade entre Inter e Grêmio foi colocada de lado, na noite de quarta-feira (25), para homenagear Diego Armando Maradona.

No horário em que os Colorados jogariam contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores, o Inter exibiu no telão uma mensagem a Don Diego e iluminou o Beira-Rio de azul e branco como forma de homenagear o craque argentino.

 

CORINTHIANS VENCE CORITIBA

                                                                  Foto: Metrópoles

 


Graças a um bom primeiro tempo, o Timão levou a melhor em um duelo direto. Fábio Santos garantiu o 1 a 0 sobre o Coritiba em pleno Couto Pereira. Partida pela 23ª rodada do Brasileirão. O Coxa continua com somente 20 pontos e na 18ª colocação. O Timão foi aos 29, ganhando seis posições. Passou a ter cinco a mais do que o Vasco, equipe que abre o Z-4.

 


PALMEIRAS VENCE DELFÍN E ABRE VANTAGEM

                                                      Foto: Palmeiras Online

 

Mesmo cheio de desfalques, o Palmeiras foi superior e levou a melhor sobre o Delfín por 3 x 1. O jogo foi na noite da quarta-feira (25), em Manta, no Equador. O destaque do confronto foi Ramires, que marcou contra para os equatorianos. A partida foi válida pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Dessa forma, com a vitória, o Palmeiras abre vantagem para o jogo da volta. Assim, o Verdão se classifica com um empate ou uma derrota com um gol de diferença. Enquanto isso, o Delfín precisa de três gols de vantagem. Os times voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (1), às 19h15 (horário de Brasília). O jogo é no Allianz Parque.