03/11/2020

Brasileiros apoiam o desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia e criticam atuação do governo



No jornal O Globo

É quase um consenso a possibilidade de promover o desenvolvimento econômico da Amazônia sem afetar o meio ambiente, segundo um levantamento divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados concordam com este alinhamento. No entanto, a atuação do poder público é alvo de críticas.

Os participantes da enquete exigem mais cuidado com unidades de conservação, discordam dos problemas que a União considera prioritários e, também, de seu discurso belicoso com outros atores presentes na floresta.

A pesquisa da CNI foi feita por telefone com 2 mil entrevistados entre 16 e 27 de outubro, sendo metade deles habitantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, e a outra metade das demais unidades da federação.

Seus resultados serão apresentados no Fórum Mundial Amazônia+21, um fórum on-line e gratuito que ocorrerá de amanhã até sexta-feira, onde especialistas de diversas áreas, além de empresários e gestores públicos, debaterão como promover o desenvolvimento sustentável.

(…)