15/09/2020

Saiba um pouco mais sobre as regras sanitárias para as eleições municipais deste ano



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, quarta-feira (9), o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020. Entre as medidas, o TSE estabeleceu que quem não utilizar máscara não terá acesso ao local de votação. Por outro lado, eleitores e mesários que apresentarem sintomas da covid-19 não deverá ir até o local de votação e, depois, deverá justificar a ausência à Justiça Eleitoral. 

O cartório eleitoral de Juazeiro do Norte já iniciou o planejamento para a aplicação das recomendações sanitárias, tanto da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto do plano feito pelo TSE. “Aqui, em Juazeiro, já estamos estudando todo esse plano de medidas sanitárias para verificar como vamos repassá-las aos nossos mesários e equipes de apoio”, conta Patrícia Vieira, chefe do cartório eleitoral da 28ª Zona Eleitoral.

 “Os treinamentos serão feitos de forma virtual em sua grande maioria. Somente em casos excepcionais é que montaremos turmas com, no máximo, 10 pessoas para aqueles que se sentirem seguros pelo treinamento à distância”. Mesmo assim, acrescenta a chefe de cartório, alguns encontros precisarão ocorrer presencialmente, a exemplo de uma audiência pública para distribuição do horário eleitoral gratuito entre os candidatos a prefeito, vice- -prefeito e vereador. “Mas vamos tomar todas as medidas que são recomendadas tanto pela OMS como pelo próprio plano de medida sanitária do TSE, ou seja, manter o afastamento social, a obrigatoriedade do equipamento de proteção individual durante toda a audiência. As reuniões que eventualmente possamos realizar com as equipes de apoio serão todas feitas dentro deste padrão”, menciona Patrícia Vieira.

 Segurança Sanitária 

O plano foi elaborado por profissionais da FioCruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. “O objetivo é proporcionar o mais alto grau de segurança”, assegurou o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. As orientações sanitárias serão apresentadas à população em campanhas veiculadas em emissoras de rádio e televisão. Além ser obrigatório o uso de máscara para votar, o plano recomenda que cada eleitor leve uma caneta de uso pessoal para assinar o caderno de votação. O eleitor também terá de higienizar as mãos ao entrar e ao sair do local de votação. Mesários deverão trocar as máscaras de proteção a cada quatro horas, limpar as superfícies com álcool 70% e constantemente higienizar as mãos com álcool em gel. A votação ocorrerá no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, em segundo turno, onde houver.

Publicado no Jornal do Cariri