25/09/2020

Os 14 anos do Geopark Araripe e sua importância para o desenvolvimento regional

 

 



Lima Júnior

Reitor da URCA

O Geopark  Araripe é um dos mais completos e integrados programas de promoção do desenvolvimento sustentável que temos à disposição dos povos. Nestes 14 anos de história muito foi amadurecido em termos de seu conhecimento e trilhamos um caminho de avanço nesta trajetória.

A lógica de reconhecimento de um território como raro pra explicar a historia da terra, se desdobrando em vários aspectos dentre eles a identidade do povo que habita as delimitações deste território é bem qualificada para se pensar ações amplas de preservação e promoção sustentável da diversidade patrimonial nele contida (geológica, paleontológica, arqueológica, ambiental, hidrológico, cultural, econômico, antropológico) e isso pode ser feito de forma infindável.

A condução do Geopark como programa especial do Governo do Estado do Ceará, sob a Gestão da Universidade Regional do Cariri (URCA), tem logrado êxitos quanto aos seus objetivos principalmente na intensa dinâmica de atividades sistematizadas pelos grandes eixos do geoturismo, geoeducação e geoconservação.

 O envolvimento cada vez maior dos parceiros (de diversos segmentos e formas de organização) nesta condução tem sido um ponto importante no portfólio do Geopark. O reconhecimento da agenda se concretiza no quarto consecutivo cartão verde resultado da avaliação realizada pela GGN-UNESCO, já na atual gestão da URCA. É um processo que dá prosseguimento a importantes conquistas da gestão anterior, do Reitor José Patrício Pereira Melo.

Entretanto um conjunto de desafios se coloca no horizonte de planejamento contido no Plano diretor do Araripe Geopark como intensificar o conjunto de estratégias de geoconservação pautando a agenda não só da preservação ambiental mas de sua apropriação pela população.

A Reunião do Conselho Deliberativo do Geopark, do qual fazem parte as Coordenações Específicas e as instituições parceiras, realizada no dia 21 de setembro de 2020 permitiu que fosse inserida na agenda uma Audiência Pública da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) sobre a criação da Unidade de Conservação do Riacho da matinha, em Crato. Esta ação da SEMA converge pra o Plano de Atuação do Geopark.


Material publicado na edição nº 26 desta sexta-feira, 25/9, do jornal Leia Sempre