25/09/2020

A luta da URCA pela implantação da Faculdade de Medicina em Crato

 



A Universidade Regional do Cariri (URCA) iniciou recentemente uma luta e uma mobilização para a concretização de um sonho dos cratenses:  implantação de um curso de medicina no Crato. Com essa atitude, entretanto, a URCA findou por sem querer acender uma polêmica.  

Algumas vozes se levantaram apontando o dedo, de forma equivocada e inadvertida como se a atitude de uma das mais  renomadas instituições de ensino superior da Região do Cariri pudesse se prestar a um papel político  ou eleitoral.

Em conversa com o professor Lima Júnior, Reitor da Universidade  Regional do Cariri a história é bem outra. Ele lembra que com as restrições por parte do Governo Federal  de instalação de novos cursos de medicina no ano de 2018 a discussão foi retomada  pela URCA, pelo Governo do Estado e pela gestão municipal de Crato.

De acordo com Lima Júnior foi  conduzido um estudo de prognóstico realizado via uma  parceria entre a URCA e a Universidade Estadual do Ceará e acompanhado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (SECITECE).

Tal estudo mapeava elementos importantes como a oferta do Ensino de Medicina no Nordeste e no Ceará, a relação entre a população e o número de vagas, o coeficiente entre o número de médicos e a população, o perfil do Ensino ofertado, a disposição deste ensino na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior bem como entre Instituições Públicas e Privadas.

Foi então constituído um grupo de estudo com várias profissionais e diversos instituições de ensino no Ceará. A Comissão Especial para Criação do Curso foi instituída pela Reitoria, coordenada pelo Prof. Dr. Galberto Martins da URCA contando com a participação de grandes nomes de atuação na formação em medicina e saúde, da universidade e de outras instituições como Prof. Cláudio Gleidiston Lima da Silva e Prof. Dr. Marcos Cunha, ambos da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com quem URCA tem parceria firmada. A convite do Reitor Prof. Francisco do O’ de Lima Júnior, a comissão conta com a participação especial de Dr. Carlile Holanda Lavor, Presidente da Fiocruz Ceará e um dos médicos cearenses mais renomados no campo da atenção básica.

Perguntado pelo Leia Sempre se a URCA teria condições de abrigar um curso de medicina o professor Lima Júnior foi enfático: A URCA tem todas as condições pois já dispõe de vasto conjunto de ações, programas e estruturas a serviço integrado do projeto como o quadro dos Departamentos de Enfermagem, Química Biológica, Ciências Biológicas, Educação Física que atuam em cursos de graduação, pesquisas, mestrados e doutorados da Instituição e de Instituições parceiras.

Lembrando que no  caso das IES Estaduais, a criação de novos cursos está na jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Ceará. Portanto, agora, a URCA  caminha, com todos os cuidados técnicos possíveis,  com muito diálogo e planejamento no sentido de instalar a faculdade de medicina no Crato.


Material publicado na edição nº 26 desta sexta-feira, 25/9, do jornal Leia Sempre