11/09/2020

EDITORIAL: A hora de começar a pensar o Cariri para o futuro

 



As eleições municipais levantam ou deveriam levantar e ser o espaço perfeito para o debate dos temas, problemas, projetos, ações e questões referentes ao crescimento das cidades e da Região do Cariri. Por ainda estarmos no limiar de um regime minimamente democrático o processo eleitoral deveria ser esse espaço onde debatemos temas, apresentamos problemas e caminhos a serem tomados.

Nesse sentido, é necessário que aproveitemos esse momento para debater alguns temas fundamentais para a Região do Cariri.

Em primeiro lugar, a luta pela concretização da Região Metropolitana do Cariri, que, parece-nos existir apenas no papel. Faltam ações como um conselho que possa dar andamento ao processo de integração da RMC. Outro ponto que deveria ser debatido no processo atual é a questão dos resíduos sólidos. Produzimos diariamente no Cariri, milhões e milhões de toneladas de lixo e o destino desse material continua a ser os lixões. Uma vergonha que uma região do nosso porte não tenha ainda avançado para a efetivação dos consórcios integrados para construção de aterros sanitários consorciados e modernos, como já existem em vários regiões e cidades Brasil afora.

Outro ponto a se destacar são as áreas sociais. Saúde, educação, assistência social e direitos aos espaços públicos precisam de políticas públicas efetivas e garantidas pelos governos municipais, estaduais e Federal. Independente da falta de capacidade do Governo Federal brasileiro e de sua concepção elitista de Estado, a sociedade precisa exigir que seus governantes mantenham o Estado brasileiro em toda a sua dimensão à serviço da ampla maioria da população e não apenas a favor de pequenos grupos sociais e setores econômicos.

A sociedade precisa defender o Sistema Único de Saúde, uma educação pública de qualidade, bem como, seus direitos de cidadania, de mobilidade e acessibilidade, e um serviço público atuante, moderno e atendendo pessoas, comunidades, setores sociais, enfim, a sociedade de forma geral.


Material publicado na edição n° 24 desta sexta-feira, 11/9, do jornal Leia Sempre