Nesta
quarta-feira, 16, terminou o prazo para a realização das convenções eleitorais.
Partidos políticos e lideranças políticas já apresentam ao eleitor os nomes
tirados nas convenções. Agora, cada partido e coligação começa a afiar suas
armas, montar comitês eleitorais, montar assessorias, estratégias, afinar o
discurso, enfim, a preparação final
antes da tal guerra eleitoral. Um outro ponto importante do momento atual da
disputa eleitoral e que os candidatos devem dar uma certa atenção, é a
estrutura da campanha, cumprir os prazos da lei eleitoral e ficar de olho nas
redes sociais.
As
redes sociais podem ser a espaço privilegiado para a campanha deste ano.
Estamos em um processo eleitoral em que o chamado corpo-a-corpo vai ficar
bastante prejudicado. As candidaturas mais conhecidas, mais populares tem muito
mais chance de vitória. Teremos uma eleição de tiro rápido, ou seja, são apenas
pouco mais de 45 dias, sem poder fazer comícios, grandes reuniões e
aglomerações.
Essas
dificuldades e o momento atual do Brasil, pois muita gente prefere ambientes
virtuais atualmente do que ir às ruas. Mas, se engana quem acredita que as
redes sociais devem vencer as eleições. É preciso deixar claro que há diversas
outras estratégias políticas que devem ser colocadas em prática pelos
candidatos. Não se vence eleição em rede social.
Os
partidos políticos e as coligações devem focar mais na capacitação de seus
candidatos, em planejamento das ações e pensando sempre numa campanha
diversificada. As redes sociais, é preciso deixar claro, são importantes, mas
não vão eleger vereadores na Região do Cariri. Podemos dizer que elas devem com
certeza fazer parte do planejamento estratégico de cada campanha de forma
particular.
Lembrando
que neste ano de eleição municipal, e segundo dados do Tribunal Superior
Eleitoral são 147,9 milhões de eleitores aptos a votar neste pleito para
escolher 5.568 prefeitos, 5.568 vice-prefeitos e 57.942 vereadores em todo o país.
Material Publicado na edição de nº 25
deste sexta-feira, 18 de setembro de 2020 do jornal Leia Sempre.
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