11/08/2020

Comentário político: Zé Adega não tem tamanho nem força para pedir o que pediu ao Fernando Santana

 

 

(Redes sociais)

Por Tarso Araújo, editor do Leia Sempre

O deputado estadual Fernando Santana (PT) foi um dos mais votados nas eleições de 2018, portanto, teve apoios para isso que lógico, extrapolou o âmbito do petismo. No Crato, por exemplo, teve apoio do pré-candidato a prefeito do Crato pelo PSD, o empresário Zé Adega.

No último final de semana Zé adega recebeu a visita de Fernando Santana que claro, fez um convite em nome do Governador Camilo Santana (PT) para abrir mão da pré-candidatura, se descolar da direita bolsonarista com a qual Zé Adega está aliada e apoie a reeleição de Zé Ailton.

 Zé adega negou o pedido, teve a promessa do Fernando que ele iria conversar com Camilo Santana e ainda pediu apoio de Camilo de Fernando Santana à sua pré-candidata e possível campanha.

Será que Zé Adega entendeu o motivo da visita de Fernando? Para mim, essa visita foi clara em objetivo: afastar o Zé Adega da extrema-direita bolsonarista e unir força com o PT do governador Camilo Santana. Se Zé Adega não pode atender esse convite por que Camilo deveria atender um pedido do Zé Adega?

Mas, o pré-candidato Zé Adega tem força para esse tipo de pedido?

Na minha opinião não tem força nem tamanho para esse pedido e por várias razões. Zé Adega na campanha de 2018 foi um aliado pontual de Camilo, mas para presidente da República é publica sua preferência a Jair Bolsonaro. Fica difícil para um governo dirigido por um petista abrir mão de uma candidatura do partido para apoiar quem sempre foi favorável a prisão do Lula e a derrota do Fernando Haddad.

Além do mais, o prefeito Zé Ailton é filiado ao PT por convite do próprio governador que vê em Zé Ailton seu aliado mais importante, não Zé Adega.

Por isso, Zé Adega não tem força, nem tamanho para o pedido que fez, que ele sabe que não será atendido.

Além do que, Zé Adega em 2018 mostrou que prefere um governo de extrema-direita do que um governo petista.

Seria incongruente o governador apoiar Zé Adega.

Acredito que isso nem passa pela cabeça do Camilo Santana.

Sobre o contexto atual da política em Crato, o jornalista Donizete Arruda (Jornal do Cariri) escreveu: 

No Crato, o pré-candidato Zé Adega, recebeu duros golpes na disputa contra o prefeito Zé Ailton. O primeiro veio do Ministério Público. O promotor Cleyton Bantim reconheceu que Zé Adega usa sua rádio, a Princesa FM, para perseguir Zé Ailton. O MP quer condenação. 

O segundo veio do deputado Fernando Santana. Depois de uma visita a Rádio Princesa e uma conversa com Zé Adega, declarou apoio a Zé Ailton. Zé Adega publicou a foto do encontro falando que estava à espera do governador Camilo na oposição. Teve a resposta imediata.