28/08/2020

Panorama Político: Os bastidores da política no Cariri e no Ceará. Por Tarso Araújo


 

CLEDIMILSON VIEIRA


O sindicalista Cledimilson Vieira encarando mais um desafio em sua vida.  A disputa de uma vaga na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Um desafio que Cledimilson confessa ser grande, mas que será feito em equipe. Cledimilson vem mantendo ao longo dos últimos anos, diálogos com várias comunidades de Juazeiro do Norte, com lideranças políticas, comunitárias e sindicais. Quer fazer um mandato voltado para o povão, escutando reclamações, levando para o legislativo, debatendo e apresentando soluções. A experiência está ao seu lado. A ideia de Cledimilson é montar um mandato popular à serviço do trabalhador de Juazeiro do Norte. O desafio inicial, entretanto, é vencer essas eleições com o apoio do povo e do lado certo.

 

DR. OLDACK CEZAR


O jovem odontólogo Dr. Oldack Cezar tem tudo para despontar como uma grata surpresa nesta disputa eleitoral. Pré-candidato a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) vem conseguindo unir uma série de lideranças sindicais e populares a seu lado. Com larga experiência na luta sindical, quer levar para o legislativo cratense as reivindicações da classe trabalhadora. Servidor público concursado, outra bandeira de Oldack será a melhoria dos serviços públicos, bem como, a defesa dos direitos dos servidores públicos municipais do Crato.

 

JOÃO PAULO DO CREDIÁRIO


O João Paul do Crediário, é pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores de Penaforte. Na cidade, o PT e João Paulo vem trabalhando para fazer uma unidade com vários partidos, entre eles o MDB do Dr. Rafael. A ideia é juntar forças para vencer a disputa e melhorar  a qualidade de vida da população de Penaforte. O PT estadual e o governador Camilo Santana vêm dando total aval para a ação de João Paulo e do PT. Uma unidade das oposições seria importante para tirar Penaforte do atraso.

 

MÁRCIO BILHAR

Um dos mais experientes articuladores políticos do Crato é o empresário Márcio Bilhar. Com maestria, muito trabalho mesmo, no corpo a corpo, e jogo de cintura articulou o PRTB cratense. O partido já fechou com a pré-candidatura a reeleição do prefeito José Ailton Brasil, e tem uma forte chapa de vereadores. Pode eleger dois representantes no legislativo, o que seria uma grande vitória.

 

DISPUTA ACIRRADA

Em Juazeiro do Norte teremos mais uma eleição onde o acirramento político pode dar o tom. Nas eleições de 2016 tivemos vários momentos bem acirrados, principalmente quando se encontravam apoiadores de Arnon Bezerra e Gilmar Bender. Temos algum motivo para crer que algo mudou? Não. A disputa política em Juazeiro do Norte vai ainda subir demais da conta o tom. Acirramentos se darão.  As autoridades devem ficar de olho. E os políticos, principalmente, tem que ter o bom senso de manter a disputa no âmbito  das urnas e dos eleitores que definirão no frigir dos ovos aqueles que irão conduzir os destinos de Juazeiro do Norte pelos próximos quatro anos.

 

FAKE NEWS

Algo que não deve surpreender ninguém nessa campanha eleitoral que vai ser das mais disputadas é o fenômeno (nada positivo) das fake news. Um recurso muito bem usado pelo bolsonarismo nas eleições de 2018 e que elegeu um presidente da República. As fake news pelo jeito, irão continuar. E muito cuidado se deve ter para que as mentiras feitas de forma organizada, com método, logística e muito dinheiro (às vezes até dinheiro público) não termine por influenciar de forma negativa no eleitor mudando quadros eleitorais por força da manipulação de fatos e ideias. A manipulação existe e já tem até quem estude nas universidades esses fenômenos.

 

PALANQUES AMPLOS

Muitos políticos na Região do Cariri gostariam de ver seus palanques bem mais amplos. O problema é que o atual processo eleitoral está bem pulverizado. Vários grupos políticos acreditam que ousando mais podem chegar no topo das cidades conquistando mais vagas no legislativo e vencendo a disputa majoritária. Nesse sentido, está bem difícil de vermos apenas duas candidaturas mesmo em cidades de menor porte. Os partidos e lideranças se dividem e os palanques ficam cada vez menores, sem aquela amplitude que às vezes dá um certo tom de que aquela aliança é maior, ter um palanque mais robusto. Muitas eleições podem ser vencidas este ano por palanques não tão robustos.  Vamos aguardar para conferir.

 

BASE ALIADA

A base aliada do governador Camilo Santana, raro honrosas e pequenas exceções é que vai dar o tom da eleição municipal pelas bandas do Cariri. Crato e Barbalha, por exemplo, teremos a base aliada contra o PSDB, grupos bolsonaristas e outros setores políticos. Mas, no geral a base aliada vai brigar entre si, como em Juazeiro do Norte em que, pelo menos três prováveis candidaturas são de partidos políticos ligados a base do governador Camilo. Falamos das pré-candidaturas de Arnon Bezerra (PTB), Gilmar Bender (PDT) e Ana Paula Cruz (PSB). Todos partidos da base do governador. Isso vai ocorrer em diversos outros municípios como Milagres, Brejo Santo, Aurora, e por aí vai.

 

MDB FORTALECIDO

O MDB entra na disputa eleitoral na região do Cariri sonhando e lutando por um maior espaço. Atualmente a legenda conduzida pelo ex-senador Eunício Oliveira deve ter uns 10 candidatos a prefeitos e dividir palanque em outros. A ideia de Eunício Oliveira é ampliar a participação do partido nos governos municipais e nas câmaras de vereadores. O MDB quer sair das eleições municipais no Ceará como uma legenda relevante. Eunício Oliveira vai capitanear todos os esforços do partido nesse sentido e será a última palavra nas decisões mais polêmicas e nos municípios mais importantes.

 

RAFAEL BRANCO

Quem começa a ter um papel mais relevantes no MDB na região do Cariri é o suplente de deputado estadual Rafael Branco. Ele tem se reunido permanentemente com Eunício Oliveira e comanda sob a orientação do ex-senador os destinos do MDB em várias cidades. Rafael Branco foi um dos principais articuladores da vitória do atual prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique nas últimas eleições na cidade. Agora, a luta do MDB é para que o partido reeleja os atuais prefeitos e vença em outras cidades.

 

ZÉ LEITE

Com a cabeça tranquila e por ter feito o papel mais digno nessa pré-campanha o ex-prefeito de Barbalha, o petista Zé Leite cumpre intensa agenda na Região do Cariri. Com a sua experiência  irá reforçar o palanque do PT em várias cidades, onde o partido esboça uma reação e pode formar palanques fortes e com chances reais e vitória. Zé Leite tem sido convidado por várias lideranças petistas e de outras legendas para ajudar em suas campanhas já que Zé Leite foi vitorioso em duas disputas eleitorais em Barbalha. Zé Leite sabe como vencer uma eleição. Em tempo: deve reforçar também o palanque da oposição na terra dos verdes canaviais.

 

PSOL EM MOVIMENTO

O PSOL na Região do Cariri vem se movimentando no sentido de unir em seus palanques os setores mais à esquerda e progressistas. Ao mesmo tempo, vem abrindo um diálogo com uma série de movimentos sociais que tem pouco espaço nos palanques eleitorais tradicionais e assim somar na busca do voto do eleitor mais progressista e de esquerda. Será uma batalha difícil, mas conseguimos observar que o PSOL começa a dar passos mais largos aqui no Cariri. Mesmo sem contar com o apoio de outras legendas de esquerda como PT e PC do B o partido de Guilherme Boulos vai caminhar com seus próprios passos.

 

CACHIMBO DA PAZ

Está mais do que na hora do PC do B de Juazeiro do Norte, pelo menos alguns integrantes fumarem um cachimbo da paz. O momento agora é de unidade e muito debate interno para o partido conseguir fechar amplos apoios, montar palanque e definir um projeto a ser apresentado ao povo de Juazeiro do Norte. Disputas internas prejudicam a saúde política e eleitoral do partido. Ademais, são todos companheiros.

 

CAPITAL POLÍTICO

O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, (MDB) é um político experiente. Já teve altos e baixos em sua caminhada política. E já experimentou um apogeu quando em 2008 ajudou de forma fundamental a eleição de Manoel Santana (PT), em 2010 quando se elegeu deputado federal e em 2012 quando retornou à prefeitura. Mas fez um mandato pífio, com índices indesejáveis na educação. Não atendeu os anseios da população e sequer terminou o mandato. Hoje, mesmo sendo cortejado não tem mais o  mesmo capital político de antes. É um político importante no palanque, mas não é mais o fiel da balança. Os tempos são outros.

 

RONALDO MATOS

O ex-prefeito Ronaldo Gomes de Matos vai fazer falta à oposição nestas eleições. Ronaldo que já teve um alto índice de aceitação depois que saiu da gestão em 2016 preferiu se recolher ao seu trabalho e família. Ainda tem uma boa popularidade mas foi escondido por alguns integrantes da oposição que na realidade tiveram medo que o protagonismo de Ronaldo se revelasse maior do que certas pretensões. Ronaldo deve passar essa eleição em silêncio, pois pouco foi convidado para debater os assuntos da oposição. Foi deixado de lado. Não se tornou relevante para a oposição na pré-campanha, mas seu apoio vai fazer muita falta. Não tem motivos para sair de casa e pedir votos contra Zé Ailton Brasil.

 

CÍCERO FIGUEIREDO

Os erros políticos de Cícero Figueiredo serão cobrados e com muitos juros e correção monetária. Depois de algumas eleições em Milagres em que teve boa performance a situação atual já pode ser o indício de uma cobrança de erros anteriores. Um deles é ter no prefeito Lielson Landim seu maior aliado. Um prefeito que não viabiliza sua própria candidatura e tem altos índices de rejeição. Além disso, Figueiredo foi ingrato com o PT, partido que lhe deu a mão e guarida quando ele precisou. Quando vislumbrou que poderia ser prefeito de Milagres, preferiu sair do PT. Tem petistas em Milagres que talvez não tenham amor próprio, mas uma parte do PT já lavou as mãos nessa eleição de forma muito tranquila. E já faz um bom tempo.

 

ISAAC JÚNIOR

Talvez seja essa a chance de Isaac Júnior se redimir com a população de Mauriti. Não que o político petista tenha feito algo que desabone sua trajetória e ligação com o povo de sua cidade natal. Mas, Isaac errou quando em confrontos anteriores preferiu não se envolver. Às vezes,  o preço dessa postura é cobrado. Isaac agora tem uma longa caminhada até vencer as eleições de novembro. Lógico que tem um nome forte, credibilidade, todos sabem que a gestão dele foi bem melhor que a do atual prefeito, mas fica a lição para um político experiente. Nunca deixar a luta. De qualquer forma, Isaac segue favorito na disputa contra um prefeito que gasta muito em propaganda, mas faz uma gestão fraquíssima, que não entregou aquilo que prometeu e que colocou em xeque várias secretarias municipais. Mauriti pode ter Isaac de volta no comando dos destinos da prefeitura. Mas dessa vez, Isaac não pode ser dar ao luxo de cansar.

 

HELLOSMAN SAMPAIO

Quem esperava que o ex-prefeito de Milagres Hellosman Sampaio estivesse cansado ou desistido da política cometeu um grave erro. Hellosman é um político esperto, sabe sentir os rumos do mar da política e um grande articulador nos bastidores. O palanque montado no apoio a Abraão Sampaio de Lacerda é a demonstração do triunfal retorno de Hellosman aos bastidores da política no Cariri e com direito a unir várias lideranças e segmentos em torno da pré-candidatura que tem seu apoio. Hellosman dando uma aula de articulação política em Milagres.

 

ADAILTON MACEDO

O pré-candidato do MDB a prefeito de Aurora já conseguiu várias e relevantes vitórias nessa pré-campanha. Chega para as convenções tranquilo e sabedor que toda eleição deve ser encarada com um desafio e numa analogia com o futebol, um verdadeiro clássico, tipo Fla-Flu, ou para ficar por nossas bandas um jogo de final de campeonato entre Fortaleza e Ceará. Portanto, sabedor da responsabilidade de manter o MDB no comando dos destinos de Aurora, Adailton Macedo prepara sua equipe para um jogo em que só interessa a vitória.  Em tempo: Macedo acertou na escolha do vice.

Material publicado na edição desta sexta-feira, 28/8, do jornal Leia Sempre.