19/08/2020

Panorama Político: boletim com os bastidores da política na Região do Cariri. Por Tarso Araújo

 

ABRAÃO E MARCELO DO ROSÁRIO


Mostrando que não está para brincadeira, o pré-candidato do PSD a prefeito de Milagres, o médico Abraão Sampaio de Lacerda simplesmente fechou mais um grande e forte apoio na sua caminhada. O empresário Marcelo do Rosário, pessoa com nome e credibilidade em Milagres que agora se soma à pré-campanha de Abraão. Assim, Abraão se fortalece ainda mais. Além de Hellosman Sampaio tem agora Marcelo do Rosário nome forte do distrito do Rosário, construtor e pessoa conhecida por seu trabalho e idealismo. Uma jogada certeira.

CLÁUDIA ALVES

Destacamos a pré-candidatura a vereadora em Crato de Cláudia Alves (PT). A jovem liderança política da terra de Bárbara de Alencar já foi presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Filemon Lima Verde e tem uma história de luta por seus direitos e das comunidades. Filha de agricultores, sabe o que é importante na vida, valorizando os trabalhadores e as pessoas mais carentes. Será uma voz em defesa dos pobres no legislativo cratense.

 




APOSTANDO NA DIVERSIDADE


O PCdoB aposta na diversidade dos seus pré-candidatos para ter vaga na casa legislativa de Juazeiro do Norte. Um desses nomes é o skatista, jornalista e historiador Damião Teles,  ligado aos movimentos alternativos e sociais. Damião que já disputou o pleito de 2016 e obteve 603 votos aposta na união das tribos do Rock, Skate, Raggae, Hip Hop e a força da periferia para conseguir uma votação que lhe conduza a Câmara de Municipal.  Além de Damião o PCdoB aposta nas candidaturas femininas e de vários campos da sociedade como professores, empresários, autônomos e estudantes.

 

ARNON COSTURANDO APOIOS

O prefeito Arnon Bezerra (PTB) ampliando seus espaços políticos nessa pré-campanha. Procurando possíveis aliados e costurando no andar de cima a aproximação com algumas legendas. Arnon já tem no seu time político os apoios de Camilo Santana e dos Ferreira Gomes. Sabe que agora, se ampliar o palanque entra na disputa maior do que em 2016. Daí porque o trabalho agora é se aproximar dos setores mais progressistas. Nesse campo, Arnon tem o PT, PSB, PDT e PC do B para conversar. Pode ter resistências de alguns setores nesses partidos, mas também não é impossível pelo menos um diálogo para se tentar aparar arestas. Os próximos dias comprovarão essas movimentações.

 

ARGEMIRO PAZ E AMOR

Muitos se enganam ou tentam se enganar e enganar o coletivo quando se fala no prefeito de Barbalha Argemiro Sampaio (PSDB). Argemiro é um político jovem, mas sabe muito bem aproveitar os espaços políticos que avança. Sabe também recuar. Se tivesse se filiado ao MDB teríamos poucas dúvidas do resultado das eleições em Barbalha. Se Argemiro tivesse tido esse feeling e oportunidade não seria tão atacado por setores da oposição, e se fosse teria o Eunício Oliveira junto a Camilo para abafar as reclamações. Como preferiu ficar no PSDB, agora terá um embate com a oposição. Mas vem articulando muito bem e conseguindo apoios onde nunca teve. Que a oposição e Guilherme Saraiva fiquem atentos.

 

REDE COM NOME EM JUAZEIRO

A Rede Sustentabilidade vem jogando bem no tabuleiro político na terra do Padre Cícero. Após montar uma forte chapa com pré-candidatos a vereadores e vereadoras arrisca agora lançar um nome para a disputa majoritária. Vem sendo especulado nos bastidores e já na imprensa o nome da jovem Andrea Landim, médica com vasta atuação na rede pública e bons serviços prestados ao Cariri. Um nome que pode dar o que falar. A Rede ainda não definiu os rumos majoritários, mas agora pode ter uma nova carta na mesa.

NETA DINIZ E O EFEITO GONZAGA MOTA

Os problemas da pré-candidata do PSD em Jati estão apenas começando. É que a prefeita Neta Diniz, com um desgaste na estratosfera agora partiu para o público e diz em alto e bom som que seu nome é mesmo Mônica Mariano. Neta Diniz, desafiando as pesquisas que lhe dão com baixíssima aceitação disse a amigos e correligionários que não aceita ser colocada de lado e ficar longe da campanha. Vai para cima dos palanques, caminhadas, corpo a corpo.  O problema é que tem gente na campanha de Mônica Mariano que acredita que Neta está mais para o efeito Gonzaga Mota, que nas eleições de 1986 atrapalhava mais que ajudava Tasso Jereissati. Mota foi delicadamente convidado a não subir nos palanques. Neta deve ouvir esse convite a qualquer momento.

 

PT EM BUSCA DE CAMINHOS

O Partido dos Trabalhadores de Juazeiro do Norte se encontra em seu momento delicado. Em quase todas as eleições foi protagonista das esquerdas. Mesmo o Psol sempre fazendo duras críticas não foi páreo para o tamanho do PT. Mas, passado um bom período o PT juazeirense não mostra o mesmo vigor. E avalio que o partido perdeu a mão ao não se fazer protagonista, ao se enveredar por disputas internas infinitas e sem resultado prático, e, pior ainda, por se afastar dos movimentos sociais, do povão, dos trabalhadores. O PT de Juazeiro precisa se reinventar, trocar as lideranças que perderam o tempo e o gosto pela política e voltar a ser o partido que levava muita gente às urnas. Mas, para isso, terá que se avaliar, ver onde foram os erros e de forma honesta e crítica avançar.

PSOL E A ALTERNATIVA DAS ESQUERDAS

O Partido Socialismo e Liberdade vem se apresentando na conjuntura política brasileira como uma alternativa à esquerda atual que incorreu em sérios e graves equívocos quando chegou ao Governo Federal. Mas, se o PSOL  quiser ser mesmo essa alternativa à esquerda deve ser mais ousado e se preparar para os embates eleitorais da mesma forma que atua nos movimentos sociais. Uma coisa não está dissociada da outra. O PSOL  tem que ter cuidado, inclusive no Cariri, e não negligenciar sua participação nas eleições municipais. Uma eleição movimenta mentes e corações, e o partido tem totais condições de sair com resultados positivos desses embates.

 

SILVIO PINTO

Vereador Silvio Pinto (PT) de Salitre solicitando via requerimento no legislativo que a cidade de Salitre tenha atendimento de um defensor público no sentido de formalizar restituições de ICMS nas contas de energia elétrica. O edil defende que a Defensoria pode muito bem orientar a população a ter esse direito garantido.

 

OAB DO CRATO

A Comissão de Direito e Tecnologia e a Escola Superior da Advocacia – ESA/Crato, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Crato vão realizar o I Webinar de Direito e Tecnologia da Região do Cariri. A ideia da OAB Crato no evento é debater os rumos da advocacia sob a óptica da tecnologia que cada vez mais está inserida no ramo jurídico. O evento terá minicursos sobre o E-saj e o Pje, além de uma palestra sobre a advocacia 5.0.

UNIDADE POPULAR EM JUAZEIRO

O PSOL de Juazeiro do Norte se reuniu recentemente com integrantes do partido Unidade Popular (UP), um partido político de esquerda recentemente criado no Brasil que já deve inclusive ter candidatos em algumas cidades nestas eleições municipais. O UP vai se reunir nos próximos dias e pode anunciar apoio a Demontiex Fernandes, pré-candidato a prefeito pelo PSOL e Valdir Medeiros, pré-candidato a vereador. Atualmente, UP existe em Juazeiro do Norte, como um núcleo, mas a militância já está trabalhando no atual momento político.

POLICIAIS PENAIS

Deputado estadual Acrísio Sena (PT) apoiando mensagem já aprovada no plenário da Assembleia Legislativa cearense transformando os agentes penitenciários em policiais penais. Os policias penais fazendo agora do sistema estadual de segurança pública, tema debatido com o sindicato da categoria. Acrísio de quebra, deu entrada em projeto propondo a criação do dia estadual do Policial Penal em substituição ao antigo projeto de criação do dia estadual do agente penitenciário.