21/08/2020

Leia e compartilhe a edição desta sexta, 21, do jornal Leia Sempre

 


Leia Sempre

Ceará - Região do Cariri – 21 de agosto de 2020 – Ano 1 – Nº 21   

Acesse: leiasempreblog.blogspot.com

EDIÇÃO ELETRÔNICA 100% ON LINE

 

CAPA

 

A luta por uma delegacia de combate aos crimes cibernéticos no Cariri

Página 5

O Governador Camilo Santana enviou mensagem nº 8536 no último dia 19 de agosto à Assembleia Legislativa que cria a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DRCC, dentro da estrutura da Superintendência da Polícia Civil no Ceará.  No momento em que vivemos nas eleições de 2018, e agora, no processo eleitoral de 2020 uma série de exemplos e estruturas bem organizadas espalhando Fake News, inclusive em grupos de WhatsApp na Região do Cariri, toma importância fundamental o combate a esse tipo de crime com a criação dessa delegacia. Após aprovada pelos deputados, uma dessas delegacias pode vir a ser instalada no Cariri.

 

Denúncia na PF: empresa de calçamento recebe o valor da obra e não executa

Página 6

Em Missão Velha um grupo de vereadores faz uma denúncia na Polícia Federal de Juazeiro do Norte contra o prefeito Diego Feitosa (MDB). A denúncia aponta que a prefeitura já liberou 85 por cento dos valores de uma licitação para construção de calçamento em pedra tosca e até o momento a obra não está perto de ser concluída. Vereadores apontam ainda que a empresa que venceu a licitação não faz a obra. 

 

O curso de medicina no Crato e suas polêmicas

Página 6

No artigo desta semana o médico e escritor J. Flávio Vieira fala sobre a polêmica da possível instalação de um curso de medicina na Universidade Regional do Cariri (URCA). Com o título “A arte de engolir promessa sem se entalar” nosso articulista escreve: “por aqui, a divulgação carregou consigo diferentes e díspares emoções. Com a autoestima cratense, mais baixa do que salva vidas de aquário, boa parte da população abriu sorrisos largos e sonhou com os novos tempos propícios que virão”.


Editorial: Brasil é um mau exemplo no combate à pandemia

Página 2

No Editorial desta semana do jornal Leia Sempre falamos que o Brasil segue sendo para o mundo um mau e péssimo exemplo quando falamos do combate ao Covid-19. Desde o começo da pandemia o governo de Jair Bolsonaro mostrou ser um governo negacionista, e por isso mesmo, extremamente perigoso para a vida da sociedade brasileira. Ao ser negacionista, traz em seu bojo uma série de práticas que evidenciaram desprezo pelo fato de que a doença realmente existe, que mata e vai matar e está matando brasileiros. O Brasil chega a marca de mais de 111 mil mortes.

 

 

PÁGINA 2 GERAL

 

EDITORIAL

O Brasil é um mau exemplo no combate à pandemia

O Brasil segue sendo para o mundo um mau e péssimo exemplo quando falamos do combate ao Covid-19. Desde o começo da pandemia o governo de Jair Bolsonaro mostrou ser um governo negacionista, e por isso mesmo, extremamente perigoso para a vida da sociedade brasileira. Ao ser negacionista, traz em seu bojo uma série de práticas que evidenciam desprezo pelo fato de que a doença realmente existe, que mata, vai matar e está matando brasileiros. Ao mesmo tempo, esse discurso de Bolsonaro atinge um setor da sociedade retrógrado e reacionário, tal qual o presidente.  Temos, portanto, um governo genocida, que pouco se preocupa com vidas humanas, e vê as pessoas, a sociedade, apenas como um eleitor. O Brasil chega à marca de mais de 111 mil mortes.

Outro ponto importante desta semana que merece nosso registro é o caso da menina de 10 anos estuprada em série pelo tio. Um caso que chamou a atenção devido à necessidade de se fazer uma intervenção cirúrgica e fazer um aborto pois a gravidez colocava a vida da criança em risco. Alguma dúvida? Entidades religiosas, padres, pastores e muita gente fanática fez um verdadeiro show de histerismo na frente do hospital onde se deu a cirurgia. Sinônimo de um País conservador ? não, sinônimo de um  País com uma militância reacionária, de extrema-direita  e fanática, que se apressa em acusar a menina, o médico, a ciência, pois também conseguem ser negacionistas e não falam do que realmente importa: o números de crianças, meninas, estupradas e molestadas diariamente no Brasil e as autoridades nada fazem. Quando a sociedade brasileira vai deixar o cinismo de lado e acabar com a violência que atinge as mulheres, desde quando estas são crianças?

Para fechar nossos comentários falarmos de como o Governo Bolsonaro quer vender as riquezas do Brasil, a preço de banana literalmente. Enquanto o governo solta nas redes socais via seus apoiadores militantes das fake news que o Brasil vive seu melhor momento, inclusive, diminuindo a corrupção fica claro que a venda  de propriedades do governo brasileiro é a mais clara demonstração do que é corrupção. Um governo honesto não venderia as nossas riquezas para empresas e estatais de países estrangeiros. O governo Bolsonaro entrega para o mercado, para especuladores, para o grande capital as riquezas brasileiras sem que ninguém da Justiça ou do Ministério Público investigue esse tipo de “negociação” estranha. Bolsonaro vende o patrimônio do Brasil, e cumpre promessa que afirmou ao ser eleito, que estava chegando para destruir. Está destruindo as riquezas do Brasil, passando a mão nas riquezas do povo brasileiro e da nossa Nação. Se isso não for corrupção, não sabemos mais o que seja.


DICA DE LEITURA

JUAZEIRO E O PADRE CÍCERO

FLORO BARTOLOMEU

Um discurso histórico com toda certeza. Assim, podemos iniciar falando da famosa fala feita pelo então deputado federal Floro Bartolomeu no dia 23 de setembro de 1923, no plenário da Câmara dos Deputados. Baiano de nascimento, Floro Bartolomeu escreveu sua história no Ceará, e mais precisamente em Juazeiro do Norte, onde era homem de confiança de padre Cícero Romão Batista. Na realidade, Floro defendeu como indica a história por necessidade de ampliar a divulgação dos fatos referentes à Juazeiro do Norte e a defesa de Padre Cícero.

Esse discurso, portanto, se transformou em livro editado na Série Memória com o título Juazeiro e o Padre Cícero (Depoimento para a História) através de uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

O livro nos remete à íntegra do discurso de Floro Bartolomeu “leitura imprescindível para todos quantos queiram compreender o mais extraordinário fenômeno sócio-religioso ocorrido no Brasil na última década do século XIX e nas primeiras do século XX no Brasil: o Padre Cícero Romão Batista, criador e criatura de Juazeiro do Norte”.

A apresentação do livro tem como um de seus autores o então Reitor da URCA, já falecido, professor Plácido Cidade Nuvens e foi lançado quando os 50 anos de autorização de funcionamento do curso de História da Universidade Regional do Cariri.

Como já dito, o livro nos leva ao discurso de Floro Bartolomeu da Costa naquele 23 de setembro de 1923 quando ele faz o pronunciamento em resposta ao Dr. Paulo de Moraes e Barros, membro da Comissão incumbida pelo Governo Federal de inspecionar obras no Nordeste, e que tinha feito declarações depreciativas sobre Juazeiro do Norte. Um discurso em que Bartolomeu defende a cidade e o legado de Padre Cícero.

 

 

EXPEDIENTE    

Leia Sempre é uma publicação da DLC Publicidade- Avenida Carlos Cruz nº 2680 – Vila Fátima – Juazeiro do Norte – Ceará – CEP: 63.013-112

Ano 1 – nº  21 - 21 de agosto de 2020

Editor e coordenação: Tarso Araújo

Web Designer:  Paulo Dimas

Artes gráficas, arte-final e diagramação: Matheus Quintans

Mídias Sociais: Dudu Correia

Colaboradores e colunistas: Flávio Queiroz, Emerson Monteiro, Marcos Leonel, Sandro Leonel, Valdir Medeiros, Leopoldo Martins, Aurélio Matias, J. Flávio Vieira, Alexandre Lucas e Ana Paula P. Martins.

Área comercial e de negócios: Maria Consuelo

Nos envie mensagens, sugestões de pauta, reclamações ou solicitações pelo e-mail: siteleiasempre@gmail.com

Whatsapp: (88) 98863.6750

 

PÁGINA 3 PRINCIPAL

 

A verdadeira história do Prêmio Escola Nota 10 e as 24 unidades premiadas no Crato

Por Tarso Araújo, editor do Leia Sempre

 

O pré-candidato a prefeito pelo PROS de Crato, o médico Aloísio Brasil foi às redes sociais questionar o resultado das escolas Nota 10 do município do Crato, afirmando que o prefeito teria mentido aos munícipes sobre o prêmio. Afirmou ainda que a educação do Crato é um fiasco e que o prefeito na sua mania de mentir investe pouco em educação. Com relação ao prefeito ele que se defenda, mas seria importante um esclarecimento   sobre a fala do pré-candidato.  Até porque os eleitores cratenses querem ouvir verdades de seus pré-candidatos.

O pré-candidato do PROS parece que não leu as normas que criaram e são a base do prêmio Escola Nota 10. Aliás, ele na realidade não falou sobre o prêmio, apenas usou o prêmio para criticar o prefeito. Positivo, afinal oposição é para isso. Mas, quando um pré-candidato avalia um prêmio em educação e falta com certas verdades, como ele diz que o prefeito faz, está na hora de falar também. Como ele desconhece o que seja o prêmio, ou o que seja a educação vamos aqui dar uma aulinha para o pré-candidato para ver se ele lê com mais atenção a lição de casa.

O Prêmio Escola Nota 10 foi criado em 2009, com  objetivo de fortalecer e estimular a gestão escolar no desenvolvimento de ações que busquem a melhoria da aprendizagem dos alunos, identificando  se as escolas cearenses estão ou não atingindo o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE),um índice definidor de como a escola se encontra no quesito pedagógico. O prêmio não avalia infraestrutura das escolas. Portanto, uma escola pública municipal mesmo que não tenha a estrutura de uma escola de elevado padrão estrutural, pode sim vencer o prêmio pelo envolvimento da comunidade escolar e pelas práticas pedagógicas desenvolvidas pelo grupo de profissionais que atuam nas unidades.

Todas as escolas são acompanhadas pelas equipes pedagógicas das secretarias municipais de educação e podem solicitar formações e receber assessoria para atingir os índices do prêmio. Mas, é bom lembrar não há nenhuma interferência ou ingerência no prêmio do poder executivo, seja o estadual ou nos municípios.

Toda a premiação é feita e todos os prêmios conferidos de forma externa ao Governo do Estado e, portanto, sem nenhuma interferência para realmente premiar aquelas que se destacam. A escola que tem o IDE  a partir de 8,5 no 2º ano e 7,5 no 5° e 9° ano figuram no grupo de possibilidades, se configurando como Escola Nota 10. Desse grupo, as  150  escolas de melhor  desemprenho  se destacam como escolas premiadas. 

No início do vídeo o pré-candidato do PROS diz que é mentira que o Crato tenha 24 escolas nota 10. O pré-candidato não leu as regras e o projeto do processo de premiação evidenciando equívoco em relação às informações divulgadas.  O Crato, portanto, tem sim 24 escolas Nota 10. Quem mente é o pré-candidato tentando nesse momento pré-eleitoral de exacerbação dos espíritos e comportamentos tirar proveito para dizer que o prefeito mentiu e enganchou mais 22 escolas numa demonstração clara que o prefeito é um mentiroso contumaz. Aliás, é bom pontuar o prefeito não sabe do resultado até que ele seja divulgado publicamente, portanto, não pode interferir nas escolhas e definições da premiação.

As 24 escolas figuram sim entre as escolas Nota 10 no Ceará e desse grupo, duas escolas se destacam como escolas premiadas, sendo elas a Ana  Regino e Otacílio Correia, localizadas no distrito de Santa Fé. Ambas receberão prêmio pois figuram entre as 150 escolas de melhor desempenho no segundo ano. Mas o Crato das 24 Escolas Nota 10 tem 16 escolas do 2º ano e 8 escolas do 5° ano. O pré-candidato disse que não tinha escolas do 5º ano premiadas, e, para espanto, tem sim, são 8.

As 150 foram premidas com R$ 2.000,00 por cada aluno matriculado. Esse recurso pode ser gasto e deve ser gasto com melhorias pedagógicas e podendo o prêmio ser usado para bonificação do pessoal envolvido na melhoria pedagógica da escola. As outras escolas que não foram premiadas, como as outras 22 escolas Nota 10 no Crato recebem um título de Escola Nota 10. Só não conseguiram passar outras escolas de outros municípios e ficar com o prêmio em dinheiro.

Um outro exemplo de destaque ficou com Barbalha. Que tem 19 escolas notas 10 mas não receberam o prêmio maior entre as 150.

Um outro caso sobre o Crato, e tenho certeza que o pré-candidato não sabe é que na edição de 2021 do prêmio o Crato tem uma expectativa positiva e uma possibilidade de inserir nesse prêmio mais escolas do 5º e 9º anos que já iniciaram o trabalho de melhoria pedagógica nas escolas. Se esse trabalho permanecer, não houver descontinuidade, mesmo por conta da pandemia o Crato e Barbalha também poderão avançar em 2021.

Um pré-candidato deveria focar mais nas propostas para a educação, aproveitar o que já vem sendo feito e avançar com propostas do que ficar em um vídeo soltando grosserias e tentando, na prática do discurso, desacreditar professores e gestores escolares. Não adianta elogiar os educadores e no mesmo vídeo dizer inverdades sobre o prêmio Escola Nota 10.

O pré-candidato deveria olhar um pouco a oposição em Barbalha antes de tentar desmerecer a ação da comunidade escolar do Crato. Em Barbalha, quando as 19 escolas Nota 10 foram anunciadas ninguém da oposição foi às redes sociais criticar o prefeito. Pois o governador elogiou Argemiro Sampaio, filiado ao PSDB, partido aliado do pré-candidato do PROS.  Se Crato não tem 24 escolas Nota 10, Barbalha não tem as 19?

No mais, o prêmio Escola Nota 10 continua e vai premiar ainda muitas escolas no Cariri. Por que o prêmio é assim: as escolas são pontuadas como escolas Nota 10 e dessas tem as 150 premiadas.  Para lembrar que todos os municípios da Região do Cariri estiveram e receberam os prêmios mas nem todos estiveram entre os 362 escolas como o Crato teve.  Deu para entender agora amigo e amiga internauta?

Lembrando que na divulgação do Prêmio Escola Nota 10 feita no último dia 11 de agosto foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Pela primeira vez um ficou com Barbalha. Que tem 19 escolas notas 10 mas não receberam o prêmio maior entre as 150.No mais, o prêmio Escola Nota 10 continua e vai premiar ainda muitas escolas no Cariri. Por que o prêmio é assim: as escolas são pontuadas como escolas Nota 10 e dessas tem as 150 premiadas.

Para finalizar é importante lembrar que na avaliação todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização. Os números mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização.


A gestão pública e o pacto de silenciamento

Por Alexandre Lucas

Pedagogo, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato/CE, integrante do Coletivo Camaradas e da Comissão Cearense do Cultura Viva.

 

A participação social é fruto inegável do processo de acumulação de lutas e de enfrentamentos. A Constituição de 88 é um instrumento que marca anseios populares, ampliação da democracia e o distanciamento do estado de exceção e que aponta para poder público a abertura do acesso às informações e o direito de resposta, o que caracteriza princípios de transparência e publicidade e efetiva inclusão da sociedade civil com autonomia organizativa e de decisão sobre os rumos da gestão pública.

Entretanto, uma conquista jurídica e homologada no discurso, pode ainda percorrer um percurso desafiador e conflitante para ser efetivada.   A pauta da participação social, do acesso a informação e do direito de resposta faz parte da agenda contemporânea e da luta democrática pela acessibilidade e de definição das políticas públicas.     

A participação social não poder ser percebida pela gestão pública como adereço ou formalidade jurídica, o entendimento contrário, ou seja, a participação social sendo percebida como uma necessidade vital para o aprofundamento da democracia, não se dará de forma tranquila, mas na disputa dos contrários, na luta marcadamente de classes sociais distintas e antagônicas. Neste sentido, participação social não pode ser apenas uma escrita jurídica, apesar de ser uma prerrogativa importante para constituição da participação social.

Os mecanismos de participação social, legalmente constituídos, como conselhos setoriais, fóruns e comitês, criados para acompanhar, fiscalizar, ordenar, planejar e deliberar sobre as políticas públicas, em muitos casos, são meros, arranjos legais, constituídos pela exigência das leis, que se apresentam como instrumentos excluídos e decorativos da política pública, na maioria das vezes é engolido pelo maquiamento da democracia, em que a gestão pública apresenta decisões já definidas para mero conhecimento e nenhum acrescimento e ou modificação pela sociedade civil.

Ocupar os espaços de decisão das políticas públicas e efetivar a participação social, deve continuar sendo uma insistência popular. Somente na pressão, na capacidade de articulação ampla e no diálogo quando possível é que podemos destronar uma democracia maquiada.

A relação entre gestão pública e movimentos sociais, tem características distintas no seu nascedouro, se a esfera da administração pública é criada para ordenar e atender as demandas da população, os movimentos sociais nascem e existem para cobrar as demandas não atendidas. Portanto, para cumprir a sua missão, os movimentos sociais devem manter a sua autonomia organizativa e política para não cair no discurso do pacto social que tende a colocar como iguais os diferentes, normalizar as desigualdades e homogeneizar, os antagonismos.  Pacto social pode ser um risco para a sociedade civil, pois pode representar o seu silenciamento e a sua disfunção política.

Não menos importante que a participação social e que ao mesmo tempo compõe aspectos do estado democrático, é o acesso a informações, de forma transparente, acessível e o direito de resposta de informações e de demandas solicitadas aos órgãos públicos. Negar, negligenciar, sonegar e dificultar o acesso às informações, caracteriza crime, em que o agente público pode ser responsabilizado e também um rompimento com a democracia.

Os discursos de democracia não se sustentam, nos governos autoritários e nem nos governos maquiados de democráticos quando a participação social não é efetivada de forma deliberativa e quando o silêncio toma conta das respostas.               


 

PÁGINA 4


PANORAMA POLÍTICO

TARSO ARAÚJO

 

DR. LORIM EM MISSÃO VELHA

A convite do Senador Cid Gomes (PDT) o vice-prefeito de Missão Velha e pré-candidato a prefeito Dr. Lorim se reuniu em Fortaleza com lideranças políticas para reafirmar o compromisso de uma coligação entre o PDT e PSD, em Missão Velha. De acordo com Dr. Lorim o PSD irá indicar o vice para disputar as eleições 2020. A reunião contou com   presença do ex-prefeito Dr. Gidalberto. Na oportunidade ficou alinhado uma vinda do presidente do PDT, Cid Gomes e do deputado Domingos Filho para apoiar a campanha em Missão Velha.

 

BARBALHA. PESQUISA A CAMINHO.

O partido Cidadania em Barbalha vem tomando algumas atitudes importantes no atual cenário político. Em primeiro lugar o crescimento da pré-candidatura de Expedito Júnior se mostra nas reuniões virtuais e conversas com apoiadores, lideranças e partidos políticos. O Cidadania já esboça um palanque inicial, mas quer ver para crer a situação das pré-candidaturas na terra dos verdes canaviais, tudo em vista da união das oposições. Como os dirigentes do partido de Alexandre Pereira não viram nenhuma pesquisa feita pela oposição, tampouco foram convidados para qualquer encontro para definir os nomes da chapa, o partido já encomendou uma pesquisa interna feita por uma empresa muito conhecida do ramo,  habilitada, responsável e isenta, em breve, e já de posse dos números, irá para o próximo passo: mostrar às lideranças e ao governador Camilo quem está bem ou não, doa a quem doer, inclusive ao próprio Cidadania. O partido e Expedito Júnior, assim como grandes líderes da oposição desejam uma pesquisa interna em Barbalha sob comando do governador Camilo Santana, porque em política ninguém quer perder. Expedito, que é conhecido por seu espírito de companheirismo, de conciliador, quer agora jogar luz na verdadeira posição de cada pré-candidato da oposição em Barbalha para assim poder buscar o que tanto deseja toda a oposição: a tão sonhada união e, enfim, candidaturas que deem grandes perspectivas de vitória.

 

 

UM REGISTRO INGLÓRIO

Um primeiro lugar indesejado. Assim podemos classificar o estado do Ceará no ranking da lista da ficha suja divulgada recentemente pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O Ceará lidera essa lista que tem mais de 11 mil gestores condenados por atos administrativos em segunda instância devem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Desse total, o estado do Ceará possui 2,9 mil gestores que tiveram contas irregulares ou rejeitadas, seguido por Minas Gerais, com 1,4 mil. Na lista tem o nome de muitos prefeitos e vereadores que irão tentar ganhar o voto do eleitor cearense de toda forma. Consta na lista quem está com os processos transitados em julgado e não cabe mais recursos na esfera administrativa. O prazo de encerramento da apresentação das contas é dia 25 de setembro. Data que todos tribunais deverão encaminhar o relatório para à Justiça Eleitoral.

 

ELIANA ESTRELA E AS ESCOLAS NOTA 10 NO CRATO

Numa live feita com integrantes da CREDE, dos diretores das 24 escolas nota 10 no Crato e de pessoal da Secretaria de Educação do Ceará, a secretária de educação do Ceará Eliana Estrela confirmou que o Crato tem sim 24 escolas Nota 10. E disse: O Crato teve 24 escolas nota 10. O que é que isso significa? Significa que essas escolas obtiveram um padrão desejável, uma proficiência muito boa. Isso é um orgulho para todos nós. Orgulho para nós que fazemos a educação porque as crianças aprendendo, as crianças na escola, e a juventude na escola. Então, essas 24 escolas estavam aptas a concorreram à premiação. Como o Estado do Ceará premia 150 escolas, o governo por lei só premia as 150, do Crato duas escolas pela primeira vez foram premiadas como escola Nota 10”.  As participantes da live explicaram ainda que a 24 escolas são, portanto, tituladas como Escola Nota 10 no Crato. E duas foram premiadas entre as 150 que receberão um prêmio em dinheiro.  Assim, como acontece em todos os municípios do Ceará, que este ano, todos foram premiados por conta da melhoria dos índices.

 

JOÃO MARCOS

O pré-candidato a prefeito de Caririaçu pelo PSD, João Marcos, batendo um papo neste sábado, 22, com o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), No encontro virtual via Facebook uma conversa sobre políticas públicas, Juazeiro do Norte, Caririaçu e as eleições municipais de 15 de novembro. O PTB de Arnon Bezerra apoia a pré-candidatura de João Marcos em Caririaçu.

 

PT MISSÃO VELHA

O PT de Missão Velha nas eleições municipais de 2016 elegeu 3 vereadores. Com o passar do tempo perdeu Eduardo Honorato que foi par ao PDT e hoje apoia a pré-candidatura de Dr. Lorim. Atualmente, o partido entra no apoio a Washington Fechine e fica numa situação de situação, mesmo sem ter prestado muito apoio ao atual prefeito Diego Feitosa. Os petistas acreditam que devem permanecer com uma banca com três edis em 2021.

 

DE OLHO EM JATI

O dinheiro do combate a pandemia do novo coronavírus precisa ser fiscalizado pelos vereadores de Jati e o Ministério Público. Chegou até nossa redação a denúncia de que Moema Alves de Carvalho, irmã do genro da prefeita de Jati, Neta Diniz (PDT)  recebeu via prestação de serviços o  valor bruto de R$ 4.500,00 para prestar serviço especializado de consultoria na elaboração de cartilha de orientação do enfrentamento do novo coronavírus na visão psicológica para orientação e acompanhamento das famílias assistidas pelo serviço de proteção social básica no enfrentamento da pandemia do Covid-19. Um nome gigantesco de um serviço para alguém com parentesco com o genro da prefeita. Uma cartilha que deve realmente ser fabulosa. Esperamos em breve receber um exemplar para leitura. O PDT do Ceará um dia terá que dar muitas explicações sobre a gestão pedetista em Jati. O nome do genro da prefeita é Dario Alves de Carvalho.

 

PRTB DO CRATO

O PRTB do Crato está de malas prontas para os embates eleitorais. O partido segue no apoio à reeleição do prefeito José Ailton Brasil (PT). Mais ainda está com uma chapinha pronta de pré-candidatos a vereadores. Avaliam que devem eleger três vereadores para compor o legislativo cratense. O partido está agora se organizando para uma campanha eleitoral que promete ser a mais diferente da história política brasileira. Márcio Bilhar, empresári oque conduz os destinos do partido se diz confiante na vitória de seu PRTB e aliados.

 

PSL EM BARBALHA

O Partido Social Liberal de Barbalha vem trabalhando de olho nas eleições municipais deste ano. Em Barbalha, o presidente Ranin Santana tem mostrado grandeza e muito trabalho à frente do partido do deputado federal Heitor Freire. Na conjuntura política de Barbalha, o PSL vem debatendo com vários partidos, e já foi procurado pelos três pré-candidatos a prefeito. As definições ainda não aconteceram e os diálogos se estendem.  Ranin Santana acredita que a soma dos nomes do PSL pode decidir as eleições em Barbalha. O partido de quebra deve lançar no mínimo 23 pré-candidatos a vereador nas eleições de 15 de novembro.

 

PDT E PT NA MESA

Surge um caminho que pode ser utilizado nestas eleições 2020 na cidade de Juazeiro do Norte. Recentemente, um inusitado encontro aconteceu entre Gilmar Bender (PDT) e o deputado estadual Fernando Santana (PT). Entre um cafezinho e outro, conversaram sobre as eleições municipais na terra do Padre Cícero. O encontro, mantido a sete chaves por petistas e pedetistas pode marcar uma reviravolta na trajetória dessas duas agremiações que juntas em 2016 disputaram voto a voto a preferência do eleitor juazeirense. O atual prefeito Arnon Bezerra (PTB) levou a melhor, mas PDT e PT ficaram com um gostinho na boca.

 

CAPITAL POLÍTICO DE BENDER

O empresário Gilmar Bender tem três caminhos nestas eleições municipais. O primeiro é levantar âncora do navio e singrar pelos revoltos mares da política disputando mais uma vez a eleição para prefeito de Juazeiro do Norte. O segundo é montar um palanque da oposição, unindo uma série de partidos e lideranças políticas. E o terceiro caminho é fechar um acordo com Arnon Bezerra, atual prefeito. Seja qual for o caminho a ser trilhado pelo pedetista, pelo que observamos está fazendo um jogo bem diferente de 2016. Mantém o silêncio, conversa apenas com pessoas bem próximas, mas o ritmo dos acontecimentos sempre o cercam. Bender tem capital político para qualquer plano de costurar.

 

PSDB NO CARIRI

O deputado federa licenciado Roberto Pessoa (PSDB) aportando no Cariri para debater a situação do partido no processo eleitoral de 2020. Em Barbalha, os tucanos estão de malas prontas para a guerra eleitoral com Argemiro Sampaio (PSDB) e apoio do MDB e outras legendas. Em Crato, os tucanos ficam com a oposição que em breve define o nome para a disputa. E em Juazeiro do Norte, tem a definição em torno de Manoel Salviano e o deputado Nelinho Freitas. Em Barbalha, o quadro permanece os mesmos com três pré-candidaturas:  Argemiro Sampaio, Expedito Júnior e Guilherme  Saraiva.

PRISÃO DO GURU

O principal guru da extrema-direita no mundo foi preso nesta quinta-feira, 20, nos Estados Unidos. Ele está sendo acusado de fraude em recursos eleitorais arrecadados para uma campanha com o nome “Nós construímos o Muro”. A campanha teria arrecadado mais de US$ 25 milhões de dólares. Os réus na investigação, dentre eles,  Steve Bannon são acusados de fraudar milhares de dólares. Em um país onde as instituições realmente funcionam, Bannon deve tira rum tempinho na cadeia. O escândalo é nacional e vem tendo cobertura intensa da mídia norte-americana.

SURRA GRANDE NA ARAPONGAGEM

Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes acompanharam a o voto da relatora Carmem Lúcia e fecharam o placar de 8 a 0 no Supremo Tribunal Federal contra um a pretensa arapongagem do Governo  Federal contra antifascistas. No julgamento acerca do tal dossiê antifascista o STF preferiu formar maioria pela suspensão imediata da coleta de dados de opositores de Jair Bolsonaro por parte do Ministério da Justiça. O dossiê reúne dados de 579 policiais e professores que não aprovam o governo federal.

JOSÉ GUIMARÃES

José Guimarães não tem nenhuma relação com o caso “dólares na cueca”. Em 2012, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu que não havia ligação entre o parlamentar e a prisão de José Adalberto Vieira no aeroporto de Congonhas. Anos antes, em 2005, a Assembleia Legislativa do Ceará já havia absolvido Guimarães, na época, deputado estadual.  As ofensas proferidas pelo deputado estadual André Fernandes não passam de ataques caluniosos sem fundamento. Ele, que está colhendo os efeitos de sua conduta ultrajante com outros colegas de parlamento, busca holofotes a partir de ofensas à honra de José Guimarães. Tamanho desespero acentua a pequenez e o destempero do parlamentar cearense. Trata-se de mais um bolsonarista eivado de más intenções e pouco preocupado em cumprir o seu papel como representante do povo. A assessoria jurídica de José Guimarães já está ciente dos ataques proferidos por André Fernandes, que responderá, judicialmente, por mais uma de suas ações despudoradas.

RENATO FERNANDES

A Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, retornará ao cargo à frente da pasta, por determinação do Superior Tribunal Federal (STF). A decisão foi anunciada na noite desta quarta-feira, 19, à Procuradoria do Município, através de recurso. Com isso, conforme o a Procuradoria, há um reconhecimento técnico do trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao setor cultural da cidade. Durante o curto período de afastamento do Secretário Renato Fernandes, anunciado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, no dia 30 de julho, esteve à frente da pasta, a Secretária Interina de Cultura, Luciana Dantas, advogada e assessora da Secretaria.

 

PÁGINA  5

 

Governador Camilo envia à Assembleia legislativa projeto para criar delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos

O Governador Camilo Santana enviou mensagem nº 8536 no último dia 19 de agosto à Assembleia Legislativa que cria a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DRCC, dentro da estrutura da Superintendência da Polícia Civil no Ceará.

No momento em que vivemos nas eleições de 2018, e agora, no processo eleitoral de 2020 uma série de exemplos e estruturas bem organizadas espalhando Fake News, inclusive em grupos de WhatsApp na Região do Cariri, toma importância fundamental de combate a esse tipo de crime a criação dessa delegacia.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) um dos defensores da criação da delegacia afirma que em seus esforços já foram feitas diversas audiências públicas e reuniões técnicas com peritos e a Polícia Civil para concretizar essa conquista. Acrísio foi quem deu início a esse debate propondo a criação dessa delegacia junto ao Governo do Estado.  Acrísio aponta ainda que seu mandato tem sido um forte defensor da criação dessas delegacia, já que a prática de Fake News em campanhas eleitorais é perniciosa, mas se estende para outras áreas, pois mentiras grotescas são montadas para denegrir a imagem de políticos, mas também de empresas, empresários, artistas, pessoas públicas que tem suas vidas destruídas por mentoras ditas como verdades. Para Acrísio é hora de “enaltecer a atitude do governo do Estado do Ceará no atendimento ao pleito do nosso mandato”, afirmou.

No artigo 2º do projeto de lei que cria a DRCC está descrito que a delegacia “se encarregará de providências de polícia judiciária destinadas à apuração da responsabilidade criminal pelo uso indevido de recursos tecnológicos de informação computadorizadas, como dispositivos eletrônicos, softwares, redes de comunicação e similares.

Na apresentação do projeto fica clara a preocupação de integrantes do Governo e das forças policiais com os crimes cibernéticos que já se tornam  comuns na rotina policial. As novas delegacias deverão ter estrutura especializada, pessoal preparado e equipamentos modernos.

O deputado estadual Fernando Santana (PT) em conversa com o Leia Sempre explica a importância dessas delegacias. Segundo Santana, a matéria tem seu total apoio. “Daremos total apoio a esse projeto e ao nosso colega deputado Acrísio Sena um dos nomes fortes dessa luta”, afirmou. Ele lembra ainda que já faz parte de suas prioridades enquanto parlamentar a criação de uma delegacia de combate aos crimes cibernéticos em Juazeiro do Norte, abrangendo todo o Cariri e Centro-sul no Cariri, para coibir a prática desses crimes. Ele confirma que o momento agora é de debate, mas ao mesmo tempo avisa que essa proposta levada ao governador Camilo Santana para a Região do Cariri ter uma delegacia desse porte.

Em abril o editor do Leia Sempre o jornalista Tarso Araújo ao fazer uma live com Fernando Santana e tocar nesse assunto ele se comprometeu em lutar para que a Região do Cariri seja uma das áreas contempladas com essa delegacia. Para Fernando Santana é preciso unificar todos os esforços no combate à essa prática que desvirtua muitas realidades políticas, e ao esmo tempo, se constitui como um crime.

Lembrando que crime cibernético é uma atividade criminosa que tem como alvo uma determinada rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é cometida por hackers que querem ganhar dinheiro. O crime cibernético é realizado por pessoas, organizações políticas ou grupos que atingem reputações de pessoas, instituições, líderes políticos, religiosos e empresariais.  Temos também as Fake News, espalhadas de forma contínua por grupos de WhatsApp e isso é muito comum na Região do Cariri.

 

 

Advogados criam Escola Cearense de Justiça Desportiva

Os advogados cearenses criaram recentemente a Escola Cearense de Justiça Desportiva. A primeira reunião da entidade para debater um evento que acontecerá no próximo dia 21 de setembro, aconteceu no último dia 19. A entidade surge com o objetivo de estabelecer um fórum permanente para debater sobre a justiça desportiva no Brasil.

De acordo com o presidente da escola, advogado Carlos Tolstoi, é preciso estimular o debate sobre a Justiça Desportiva, e deixar claro que há espaço entre os operadores do direito no sentido de ter um novo campo de atuação. Ele lembra, por exemplo, que instituições de ensino como Unifor e Estácio de Sá em Fortaleza, já colocam o direito desportivo entre suas disciplinas de ensino. Aqui na Região do Cariri não temos nenhuma instituição com essa cadeira em seu currículo.

Um outro ponto importante da atuação da escola, afirma Tolstoi é o de criar e fomentar o surgimento de novos profissionais do direito desportivo, e mais ainda, defender o direito desportivo no meio acadêmico como novo e promissor campo de atuação.

A escola inicialmente vai funcionar estimulando e realizando seminários, workshops, lives e atuação nas redes socais para debater o direito desportivo. Além disso, a escola terá uma revista eletrônica onde operadores do direito poderão publicar artigos e teses sobre o tema.

Carlos Tolstoi lembra ainda que no direito desportivo devemos considerar uma série de textos e leis que indicam o caminho para se estudar o tema. Ele fala da Constituição Federal de 1988   que no artigo 217 das disposições transitórias lança as bases do direto desportivo. Mas temos ainda a Lei Pelé, o estatuto do torcedor, o código brasileiro da justiça desportiva e a Lei Anti-dopagem, além dos regulamentos gerais das competições e os regulamentos de cada competição de forma específica.

A escola terá como diretor no Região do Cariri, o professor e advogado Reno Feitosa, presidente da OAB subseção do Crato. No dia 21 de setembro deste ano, às 19 horas a escola promove seu primeiro evento público, um workshop on line  destinado à árbitros e profissionais de imprensa  sobre a justiça desportiva. Carlos Tolstoi lembra que qualquer pessoa pode acompanhar, inclusive os curiosos sobre justiça desportiva.

 

 

PÁGINA6 6

 

A Arte de engolir promessa sem se entalar

J. Flávio Vieira

Médico e escritor

“Promessas e bolachas nasceram para ser quebradas”
Jonathan Swift

 

Semana passada, aconteceu, em Fortaleza, uma solenidade que uniu o nosso prefeito municipal, representantes da URCA e o Secretário Estadual de Saúde, onde foi apresentado um projeto para criação da Faculdade de Medicina de Crato, desta vez ligada diretamente à Universidade Regional do Cariri. A manchete ganhou o noticiário, com os bons auspícios de aceitação do pleito por parte de Camilo Santana. Por aqui,  a divulgação carregou consigo diferentes e díspares emoções. Com a autoestima cratense, mais baixa do que salva vidas de aquário, boa parte da população abriu sorrisos largos  e sonhou com os novos tempos propícios que virão. Uma ampliação dos nossos horizontes científicos, com melhoria da rede hospitalar, reflorescimento do atendimento ambulatorial e , na esfera econômica, um fortalecimento considerável, principalmente no setores  de serviços e de imóveis.

Outra parte dos cratenses, percebeu, imediatamente, os tempos pré-eleitorais da novidade, época em que as promessas saltam das línguas,  como peixes na piracema. Tínhamos vivido expectativas similares com o sonho de uma outra extensão da UFCA para o Crato, encaminhada pelo Deputado José Guimarães, e que deu com os burros e os éguas   n’ água. Professores da URCA, por outro lado, lembraram as deficiências estruturais  de muitos cursos já lá existentes e que poderiam, inclusive, se agravar, se o novo projeto não se fizer acompanhar de recursos novos e um olhar reanimador para as distorções antigas.

As entidades médicas, por sua vez,  posicionam-se, invariavelmente, contra a criação de novas escolas . Temos duas Faculdades, atualmente, FMJ e a da UFCA,  e nenhum Hospital Escola a lhes dar suporte.   Um pouco pensam na qualidade dos cursos e dos profissionais que dali brotarão, empunhando seus  diplomas e prontos a usá-los como navalha ou bisturi. Mas, também, marcam território, de olho numa reserva de mercado. Temos, no Brasil, em quantidade, médicos suficientes para atender à população, existem, no entanto, na distribuição deles,  realidades perversas. 60% dos profissionais estão fincados na região Sul e Sudeste e, nos estados, a maior parte estabelece-se na beira mar. Os interiores, o Nordeste e principalmente o Norte muitas vezes têm sua medicina exercida pelo Pajé, pelo Balconista da Farmácia e pelo Meizinheiro, com se vivessem no Século XIX. Pudera ! Até militares andam receitando em portas de palácios! Quando a proposta de abertura de novas faculdades se faz nas capitais, as entidades calam-se, tergiversam. O que é ótimo em alguns locais, para eles,  parece péssimo em outros. O que vale na minha casa não serve na do vizinho. 

A chegada de novos empreendimentos mexe, imediatamente, com incontáveis e múltiplos interesses econômicos e políticos. Lembro do alarido, com a implantação da nossa URCA, nos anos 80. Diante da nova realidade, crua e irretornável, os embates arrefecem e todos se unem em busca do novo caminhar.

 Não tenho dúvidas quanto à possibilidade de o Crato instalar uma Escola Médica de excelência, emparelhando-se em nível com as melhores do Nordeste. Tradição é o que não nos falta e, no Cariri, temos já um invejável arsenal de ótimos profissionais nas mais diversas especialidades médicas. Claro que os primeiros passos são sempre trêmulos e temerosos, mas precisaremos fazer os consertos e acertos com a carruagem em pleno movimento. Com a total insensibilidade do governo Federal para com a Educação e as Universidades, em particular, penso que a iniciativa estadual  surge como a mais viável, até porque temos um cratense como titular.

Partidos políticos, em plena efervescência pré-eleitoral, pulam das tamancas, denunciando o que chamam de manobra eleitoreira. Ao Zé Povinho não interessa a briga de comadres. Daqui um pouco as conveniências e conchavos os unem ou separam. Que venha a Faculdade, apesar dos pruridos de grupos que, na sua maior parte, visam apenas à saúde dos seus bolsos e às benesses dos seus apaniguados.  Cabe-nos incensar e elogiar a iniciativa por um lado e, pelo outro, cobrar , incessantemente a promessa feita. Com um olho no gato e o outro na sardinha.  É que, nos últimos tempos, temos engolido mais promessas quebradas que bolachas fraturadas e já andamos com engulhos e ânsias de vômito.  Que ao menos a Faculdade de Medicina possa minorar um pouco nossas náuseas.

 

O valor infinito de uma só pessoa

Emerson Monteiro

Advogado e escritor

 

Esse raciocínio vem daquele gesto insano de uns quererem julgar ou outros, ou de ser injusto consigo próprio. Da atitude leviana de jogar lama naqueles que desconsideram. De perder a paz ao esquecer o valor de uma consciência limpa.

Antes de quaisquer avaliações filosóficas, lembrar de que nada ou quase nada já se saber do poder que nos deu origem, da fonte maravilhosa que nos trouxe até aqui nesse movimento incessante de viver. E andamos nos astros a pisar, quais na música, distraídos, feitos feras indomadas. Caminhamos nas estrelas do Infinito quando ainda nem almas sabemos ser, no entanto agindo sem cessar graças à exatidão matemática do equipamento biológico que somos.

Daí, graças a tudo que possuímos ao nascer, valemos tanto e tão pouco. Trabalhamos os dias nas nossas ações feitos aprendizes de nós mesmos, por vezes até sendo incompatíveis diante do tanto da perfeição que movimentamos, porém esse poder de extrema perfeição que o somos nem sempre vimos de merecer o suficiente o quanto temos condições de produzir.

Jogados, pois, num tabuleiro de liberdade sem fim, agimos ao sabor da nossa vontade e traçamos planos e metas na viagem cósmica dos dias sucessivos. Parar e admitir que estejamos em processo evolutivo quase nunca significa grande coisa às mãos desses anjos de metal em que nos transformamos ao sabor das contradições humanas.

Fica evidente, contudo, que há nítido significado nesse mecanismo de viver, de elaborar a herança que viemos buscar. Longe maiores esforços, qualquer um há que admitir a importância de ocupar corpos tão refinados e possuir a chance de conduzir o barco individual aos mares abertos de sabedoria, criatividade e progresso. É nisso que implica o valor da existência pessoal, conquanto não somos, pois, apenas meros joguetes nas ondas dos céus

Persiste imensa responsabilidade no investimento da Natureza que carregamos conosco e haveremos de responder com exatidão pelo destino do que realizemos ou deixemos de realizar.

 

 

 

 

PÁGINA 7


O BRILHAR DA NOTÍCIA

MARCOS PEIXOTO

 

REITOR EVASIVO

Juro que não entendi. O reitor Lima Junior, da URCA, passou quase uma semana tentando opinar sobre a novidade que pintou por aqui no último final de semana que foi o anúncio feito pelo governador Camilo Santana de que iria abrir um curso de Medicina na Universidade Regional do Cariri.

Após este colunista alertar que isso não seria possível devido ao Decreto baixado ainda no governo do presidente Michel Temer, onde fica proibida a criação de cursos de medicina em âmbito federal, estadual e municipal, o prefeito José Ailton Brasil afirmou a este colunista que havia condições sim, desta ideia ser posta em evidência. Para tanto o prefeito me falou que o reitor Lima Junior iria me ligar para explicar como. Aguardei a ligação e nada. Cobrei em matéria do reitor uma explicação, foi aí que ele me solicitou um tempo para formatar a sua opinião a respeito do assunto. Ontem, sem ao menos me ligar, apenas enviou uma mensagem pelo whatSapp, sugerindo que desse uma olhadela no site da URCA que havia colocado algo por lá. Nada ofereceu de convincente, bastante evasivo, assim como gente que não está querendo entrar neste campo de discussão. Fui lá vi que o mesmo se reportou sobre o histórico relacionado ao processo de proposição de um curso de Medicina, em Crato, que já vem sendo suscitado desde o ano de 2013 e que acabaram encontrando limites com a publicação da Portaria do Ministério da Educação Nº 328, de 05 de abril de 2018, que restringiu esta ampliação no Sistema de Ensino Superior Federal, conforme explícito no Parágrafo Primeiro da referida resolução.

Daí que Lima Junior conclui com o óbvio: “Em reunião no último dia 14 de agosto, com o Governador Camilo Santana, o Secretário da SECITECE, Inácio Arruda, o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, juntamente com o vice-Reitor, Prof. Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, e acompanhados do prefeito Municipal de Crato, José Ailton Brasil, o estudo de prospecção foi apresentado e discutido. Na ocasião, foram apresentadas demandas latentes da Universidade que apontam para a consolidação da estrutura existente, como melhorias e ampliação de infraestrutura, avanço na consolidação dos campi fora de sede, aprimorando o fortalecimento das ações da URCA como prioridade.” Quer dizer, o reitor ‘urqueano’ escreveu, escreveu e finalizou apenas indicando que estudo de prospecção foi apresentado e discutido, porém, não foi peremptório em afirmar que a coisa vem, vai sair do campo do desejo e se concretizar na prática.


DEMAIS DA CONTA

O causídico mais famosão do Cariri, mister Pedro Ivan Couto Duarte, dono da mais badalada banca de advocacia do interior do Estado, depois de se curar do COVID19, foi voltando paulatinamente ao batente e hoje, neste exato momento, após recarregar as baterias, pegou o embalo novamente e não tem “neguim” que o segure. Por sinal, Pedrinho não poupou elogios a esta nossa nova maneira de mostrar ao leitor caririense e ao mundo as novidades políticas, sociais, empresariais e culturais de nossa terra: Jornal LEIA SEMPRE. A trabalheira é grande, mas está dando para conciliar com o Blog Caririeisso e minhas outras atividades cotidianas.


AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR

O Boa gente Breno Fernandes esta semana conversou comigo pelo telefone. Oportunidade que tivemos para colocar os assuntos em dia, principalmente ao relacionado à política. Breno é um excelente papo e quando o assunto é política a interlocução fica melhor ainda.  Em relação ao convite que refiz ao colunista Lúcio Brasileiro para que esteja presente à nossa VII Feijoada do Marcos Peixoto 2021 na qualidade de grande homenageado, Breno analisou da seguinte forma: “A confirmação do Lúcio Brasileiro como homenageado da sua VII Feijoada do Marcos Peixoto 2021 é representativo da sua colheita plantada durante toda a sua vida com constância e valores.” Ulalá! Mais vale ter amigos bons que dinheiro achado em calçada alta.” Gosto deste axioma popular, tem muito realismo.


THE KISS

Nestes tempos de pandemia que vem impedindo nossa gente bonita de circular pelos tapetes sociais do Triângulo mais Charmoso do Brasil, causou bem demais o casamento na lei dos homens do casalzinho para lá de charmosão, Pedro Augusto Geromel Bezerra de Menezes e Manuela Landim, filhotes adorados de José Arnon Cruz Bezerra de Menezes e Esmeralda, José Landim Junior(in memorian) e Leticinha. Na coluna da próxima sexta-feira vou fazer a cobertura completa deste acontecimento supimpa.


PORTA JÓIAS

Conheço o Alexandre Tavares há bastante tempo. Nossos pais são amigos, daí que isso acabou contribuindo para esse nosso ‘chegamento’. Alexandre é o xodó do pais José Tavares Dantas e Vera, também, pudera, filho único tem mais é que ser paparicado. Mas ele merece, sempre foi um cara preocupado em vencer na vida por esforço próprio. Tentou alguns empreendimentos que findaram por lhe mostrar não ser a sua praia, porém, serviram de bússola para que encontrasse o seu rumo. Hoje é um homem de sucesso com a sua Clinivitta, que já conta com duas unidades em Juazeiro do Norte e se transformou na melhor opção dos caririenses desprovidos de planos de saúde e que não encontram guarida no Sistema Único de Saúde bancado pelo Governo Federal. Alexandre é um cara que faz e acontece neste Cariri de meus Deus e do Padre Cícero Romão Batista.

 

CANTINHO POÉTICO

Tomara

Que você volte depressa

Que você não se despeça

Nunca mais do meu carinho

E chore, se arrependa

E pense muito

Que é melhor se sofrer junto

Que viver feliz sozinho

 

Tomara

Que a tristeza te convença

Que a saudade não compensa

E que a ausência não dá paz

E o verdadeiro amor de quem se ama

Tece a mesma antiga trama

Que não se desfaz

E a coisa mais divina

Que há no mundo

É viver cada segundo

Como nunca mais.

 

Vinícius de Moraes

 

 

PÁGINA 8

 

Cadê o calçamento que estava aqui?

Por Tarso Araújo, editor do Leia Sempre

Um grupo de vereadores da oposição em Missão Velha fez uma denúncia na Polícia Federal, com sede em Juazeiro do Norte, contra o prefeito da cidade, Diego Feitosa (MDB), vereador Macedinha e diversas outras pessoas e empresas. A denúncia tem relação com a construção de uma obra de calçamento em pedra tosca licitada e já com valores pagos no total de R$ 2.512.000,00.

O advogado Vladimir Macedo afirmou que os vereadores de Missão Velha receberam a denúncia de uma licitação no valor de R$ 2,9 milhões de reais que não teria sido totalmente executada. Com o início das investigações feitas os edis constataram que a empresa que toca a obra não cumpre com uma série de direitos dos trabalhadores. Dentre esses direitos descumpridos estão à falta de assinatura na carteira de trabalho, não pagamento de férias, 13º salário, falta de banheiro no local de trabalho, falta de entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), dentre outros.

Na denúncia é apontado que a prefeitura já pagou R$ 2.512.000,00 pela obra, mas ao fazer um estudo topográfico comparando o georreferenciamento e a licitação foi constatado que a obra só foi executada em 40 por cento, mas o município já pagou 85 por cento do valor a ser pago e estipulado na licitação. É bom lembrar que a verba de 2,5 milhões de reais é um recurso federal oriundo do Ministério da Cidadania, daí porque a denúncia vai parar na sede da Polícia Federal.

As investigações ainda constataram que a empresa G10 vencedora da licitação não é a mesma empresa que está fazendo a obra. Na realidade quem toca a obra e ainda não chegou na metade dos trabalhos necessários é a empresa Jailson Antonio da Silva – ME e mais duas pessoas: João Batista, conhecido como João Ribeiro e Cícero Antonio Macedo Santana,  o vereador Macedinha.

Todas essas pessoas tem forte ligações com o prefeito Diego Feitosa. Jailson, foi inclusive um forte cabo eleitoral de Feitosa nas eleições passadas. O vereador Macedinha eleito pelo PRB com 1.135 votos, é um dos mais ligados ao prefeito fazendo parte da base de sustentação do Diego Feitosa na Câmara Municipal.

O advogado Vladimir Macedo que representa os vereadores na denúncia afirma que as mesmas denúncias serão protocoladas ainda no Ministério Público Federal e na Controladoria Geral da União.


 

O uso da fé como forma de estruturar o autoritarismo

Marcos Leonel

Educador e cidadão do mundo

 

Em nome de Deus o ser humano é capaz de tudo. É capaz até mesmo de aniquilar a essência humana para poder proclamar a necessidade suprema de humanismo. O uso que se faz da fé para estruturar o autoritarismo divino é o que existe de mais hediondo na sociologia das religiões. Ao longo da história das civilizações Deus tem se revelado para poucos e muitos têm revelado deus como um poderoso produto, multiplicador de fortunas e fermentador do pão que alimenta a escravidão espiritual. Deus é amor. Deus é fiel. Deus é o salvador. Deus é o caminho. Deus é uma arma letal nas mãos da fé miliciana.

 

O proselitismo falacioso das pregações fundamentalistas tem como aparatos de manipulação social dois itens fundamentais: proteção divina e salvação divina. Com essa base metafísica a evangelização totalitária do conservadorismo se direciona para uma alma acuada pela culpa, por uma tão grande culpa. No entanto, mais pesa a imensa ignorância do que o fardo dos pecados. A garantia do abrigo e da remissão dos pecados é a moeda de troca para a servidão e para a militância religiosa. Quem pode mais do que Deus? O rebanho precisa do pastor e o pastor precisa bem muito mais das ovelhas, pois o curral é sua fonte de produtividade. O protocolo de burocratização das almas cativas é um empreendedorismo paradoxal, tem meios liberais de mercado e fins espirituais conservadores.

 

O mercantilismo religioso é uma arte. O encontro da política, da tecnologia e do fanatismo religioso tem mais poder do que o sangue de cristo, tem mais poder do que a fissura beligerante do átomo. Essa tendência dogmática do banditismo ecumênico tem até o dinamismo maligno de obscurecer as vertentes pregadoras que se fundamentam na dignidade, que trabalham para a transformação do ser humano, através do amor ao próximo e da responsabilização do próximo como sendo sua outra face. Em todas as partes do mundo, existem partes religiosas que não foram afetadas por essas facções terrivelmente desumanizadas e brutalmente milicianas. Nem todas as representatividades religiosas transformaram seus livros sagrados em livros contábeis, muito menos tiveram seus fiéis transformados em hordas.

 

A defesa da vida feita pelos grupelhos fanáticos que invadiram o hospital onde a menina de 10 anos passava por um aborto assistido é a prova cabível da involução do ser humano. Aliás, o bestialismo humano está presente em quase a totalidade desse episódio macabro da história recente da escória da sociedade brasileira, excetuando-se aqueles que estavam e estão ao lado dessa criança estuprada em série. Nem Goebles teria o sangue de barata para transformar essa tragédia social brasileira em ato político. Nem mesmo o mais habilidoso dos camelôs da bíblia encontraria justificativa teológica para dar continuidade existencial dessa tortura suprema. De fato, a perfeição divina, como é pregada, precisa de um arcabouço teológico gigantesco para se justificar dentre o lixo humano contemporâneo.

 

Quando os discursos criminosamente organizados ocultam o estuprador e tiram de cena o protagonismo do que de pior existe no ser humano, fomentando a sedimentação perene do machismo, anulando categoricamente a mulher e sua independência de ser mulher, temos certeza que o inferno foi transubstanciado de sua condição mítica para os confins da cadeia de esgoto que habita boa parte da sociedade brasileira. É muito diabólico evidenciar um crime de aborto, quando na verdade o crime é de estupro. O resultado dessa propaganda política é a revelação da natureza desumana de quem defende o projeto político em curso. Não é possível acreditar que qualquer protesto contra essa manifestação decadente da existência humana possa resultar em um retorno da dignidade, da cidadania, e dos direitos humanos. O exorcismo dessa legião necessita muito mais do que notas de repúdio.