21/08/2020

A verdadeira história do Prêmio Escola Nota 10 e as 24 unidades premiadas no Crato

 

                                 Foto: SECITECE/GOVERNO DO ESTADO



Por Tarso Araújo, editor do Leia Sempre

 

O pré-candidato a prefeito pelo PROS de Crato, o médico Aloísio Brasil foi às redes sociais questionar o resultado das escolas Nota 10 do município do Crato, afirmando que o prefeito teria mentido aos munícipes sobre o prêmio. Afirmou ainda que a educação do Crato é um fiasco e que o prefeito na sua mania de mentir investe pouco em educação. Com relação ao prefeito ele que se defenda, mas seria importante um esclarecimento   sobre a fala do pré-candidato.  Até porque os eleitores cratenses querem ouvir verdades de seus pré-candidatos.

O pré-candidato do PROS parece que não leu as normas que criaram e são a base do prêmio Escola Nota 10. Aliás, ele na realidade não falou sobre o prêmio, apenas usou o prêmio para criticar o prefeito. Positivo, afinal oposição é para isso. Mas, quando um pré-candidato avalia um prêmio em educação e falta com certas verdades, como ele diz que o prefeito faz, está na hora de falar também. Como ele desconhece o que seja o prêmio, ou o que seja a educação vamos aqui dar uma aulinha para o pré-candidato para ver se ele lê com mais atenção a lição de casa.

O Prêmio Escola Nota 10 foi criado em 2009, com  objetivo de fortalecer e estimular a gestão escolar no desenvolvimento de ações que busquem a melhoria da aprendizagem dos alunos, identificando  se as escolas cearenses estão ou não atingindo o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE),um índice definidor de como a escola se encontra no quesito pedagógico. O prêmio não avalia infraestrutura das escolas. Portanto, uma escola pública municipal mesmo que não tenha a estrutura de uma escola de elevado padrão estrutural, pode sim vencer o prêmio pelo envolvimento da comunidade escolar e pelas práticas pedagógicas desenvolvidas pelo grupo de profissionais que atuam nas unidades.

Todas as escolas são acompanhadas pelas equipes pedagógicas das secretarias municipais de educação e podem solicitar formações e receber assessoria para atingir os índices do prêmio. Mas, é bom lembrar não há nenhuma interferência ou ingerência no prêmio do poder executivo, seja o estadual ou nos municípios.

Toda a premiação é feita e todos os prêmios conferidos de forma externa ao Governo do Estado e, portanto, sem nenhuma interferência para realmente premiar aquelas que se destacam. A escola que tem o IDE  a partir de 8,5 no 2º ano e 7,5 no 5° e 9° ano figuram no grupo de possibilidades, se configurando como Escola Nota 10. Desse grupo, as  150  escolas de melhor  desemprenho  se destacam como escolas premiadas. 

No início do vídeo o pré-candidato do PROS diz que é mentira que o Crato tenha 24 escolas nota 10. O pré-candidato não leu as regras e o projeto do processo de premiação evidenciando equívoco em relação às informações divulgadas.  O Crato, portanto, tem sim 24 escolas Nota 10. Quem mente é o pré-candidato tentando nesse momento pré-eleitoral de exacerbação dos espíritos e comportamentos tirar proveito para dizer que o prefeito mentiu e enganchou mais 22 escolas numa demonstração clara que o prefeito é um mentiroso contumaz. Aliás, é bom pontuar o prefeito não sabe do resultado até que ele seja divulgado publicamente, portanto, não pode interferir nas escolhas e definições da premiação.

As 24 escolas figuram sim entre as escolas Nota 10 no Ceará e desse grupo, duas escolas se destacam como escolas premiadas, sendo elas a Ana  Regino e Otacílio Correia, localizadas no distrito de Santa Fé. Ambas receberão prêmio pois figuram entre as 150 escolas de melhor desempenho no segundo ano. Mas o Crato das 24 Escolas Nota 10 tem 16 escolas do 2º ano e 8 escolas do 5° ano. O pré-candidato disse que não tinha escolas do 5º ano premiadas, e, para espanto, tem sim, são 8.

As 150 foram premidas com R$ 2.000,00 por cada aluno matriculado. Esse recurso pode ser gasto e deve ser gasto com melhorias pedagógicas e podendo o prêmio ser usado para bonificação do pessoal envolvido na melhoria pedagógica da escola. As outras escolas que não foram premiadas, como as outras 22 escolas Nota 10 no Crato recebem um título de Escola Nota 10. Só não conseguiram passar outras escolas de outros municípios e ficar com o prêmio em dinheiro.

Um outro exemplo de destaque ficou com Barbalha. Que tem 19 escolas notas 10 mas não receberam o prêmio maior entre as 150.

Um outro caso sobre o Crato, e tenho certeza que o pré-candidato não sabe é que na edição de 2021 do prêmio o Crato tem uma expectativa positiva e uma possibilidade de inserir nesse prêmio mais escolas do 5º e 9º anos que já iniciaram o trabalho de melhoria pedagógica nas escolas. Se esse trabalho permanecer, não houver descontinuidade, mesmo por conta da pandemia o Crato e Barbalha também poderão avançar em 2021.

Um pré-candidato deveria focar mais nas propostas para a educação, aproveitar o que já vem sendo feito e avançar com propostas do que ficar em um vídeo soltando grosserias e tentando, na prática do discurso, desacreditar professores e gestores escolares. Não adianta elogiar os educadores e no mesmo vídeo dizer inverdades sobre o prêmio Escola Nota 10.

O pré-candidato deveria olhar um pouco a oposição em Barbalha antes de tentar desmerecer a ação da comunidade escolar do Crato. Em Barbalha, quando as 19 escolas Nota 10 foram anunciadas ninguém da oposição foi às redes sociais criticar o prefeito. Pois o governador elogiou Argemiro Sampaio, filiado ao PSDB, partido aliado do pré-candidato do PROS.  Se Crato não tem 24 escolas Nota 10, Barbalha não tem as 19?

No mais, o prêmio Escola Nota 10 continua e vai premiar ainda muitas escolas no Cariri. Por que o prêmio é assim: as escolas são pontuadas como escolas Nota 10 e dessas tem as 150 premiadas.  Para lembrar que todos os municípios da Região do Cariri estiveram e receberam os prêmios mas nem todos estiveram entre os 362 escolas como o Crato teve.  Deu para entender agora amigo e amiga internauta?

Lembrando que na divulgação do Prêmio Escola Nota 10 feita no último dia 11 de agosto foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Pela primeira vez um ficou com Barbalha. Que tem 19 escolas notas 10 mas não receberam o prêmio maior entre as 150.No mais, o prêmio Escola Nota 10 continua e vai premiar ainda muitas escolas no Cariri. Por que o prêmio é assim: as escolas são pontuadas como escolas Nota 10 e dessas tem as 150 premiadas.

Para finalizar é importante lembrar que na avaliação todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização. Os números mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização.

Material publicado na edição desta sexta-feira 21 de agosto do jornal Leia Sempre edição nº 21!!!