10/07/2020

Momento de pensar a mobilidade urbana no Crajubar


Foto: Reprodução/Elizângela Santos

Os municípios que compõem o triângulo Crajubar já devem começar a pensar na mobilidade urbana como um direito de cidadania da população local.

Como sabemos a mobilidade urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”.

A partir dessa definição observamos uma série de questões que devem ser debatidas como parte dos direitos da cidade.

A primeira diz respeito ao transporte urbano de Juazeiro e do Cariri de forma geral, desorganizado e com tarifa cara. Uma verdadeira tortura é pegar um ônibus para andar dentro de Juazeiro, com horários que não são cumpridos e muita paciência para se pegar uma lotação.

Outra observação é com relação ao trânsito, que é caótico e em alguns pontos precisa de mudanças urgentes. Se faz necessário uma ampliação do quadro dos agentes de trânsito nas 3 cidades para ampliar o serviço de trânsito mais organizado, maior fiscalização e mais campanhas educativas, que atualmente desapareceram nos órgãos de trânsito no Crajubar.

E, para concluir devemos pensar ainda em políticas de acessibilidade, combinadas com uma política de melhor uso e ocupação dos espaços urbanos e ampliação das vias para melhorar a circulação dentro de Juazeiro e das demais cidades do Crajubar.