06/06/2020

MP vai investigar denúncias do #exposedcariri

A repercussão e a comoção social causadas pelas denúncias de mulheres da região do Cariri no início da semana, em rede social (Twitter) acabou motivando uma investigação do Ministério Público do Estado, Promotoria de Juazeiro do Norte. A hashtag #exposedcariri recebeu mais 900 denúncias relatando assédio e abusos sexuais, assédio verbal, estupros e agressões.

Levantada por um grupo em Juazeiro do Norte, a hashtag esteve os 10 assuntos mais comentados na última semana em todo o país e acabou sendo destaque no programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo.

Segundo a assessoria de imprensa do MPCE, o procedimento extra judicial, instaurado nessa quinta-feira, 04, vai investigar “casos de abuso sexual sofridos por alunas em estabelecimentos de ensino públicos e privados em Juazeiro do Norte e Crato. Os abusos teriam sido cometidos por professores e funcionários”.

Os promotores Leonardo Marinho, André Simões e Flávio Corte, requisitaram a instauração de um inquérito policial na Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte, para a abertura de uma investigação. A investigação terá como base os artigos 215-A (importunação sexual), 216-A (assédio sexual) e 217-A (estupro de vulnerável).

Segundo o promotor Leonardo Marinho, até o momento, já foram identificados casos envolvendo profissionais de cinco escolas e uma universidade. Ele ressalta ser de suma importância que as vítimas busquem às autoridades para relatar os casos, a fim de contribuírem com as investigações.

O Ministério Público liberou canais para denúncias e informações, através do telefone (85) 98563-2882 e do e-mail prom.violenciadomesticajn@mpce.mp.br. Os nomes dos investigados e das vítimas serão mantidos em sigilo para não atrapalharem às investigações.