28/03/2020

O belo exemplo e palavras do papa Francisco


O papa Francisco fez algo inusitado na tarde de ontem (horário de Brasília) quando andou pela Praça de São Pedro no Vaticano.
Acredito que pela primeira vez na história ele fez uma oração quando o mundo passa por um de seus momentos mais dramáticos.
Não sabemos como o mundo, países, sociedades e povos sairão desse momento, mas o momento atual é dramático.
O papa sabe disso e fez um ato simbólico pra que todos penem no que estamos vivendo.
O papa falou e nos deu o recado que a humanidade precisa.
“Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detivemos perante os teus apelos, não despertamos face a guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo. Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente”, afirmou o papa.
“A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades. Mostra-nos como deixamos adormecido e abandonado aquilo que nutre, sustenta e dá força à nossa vida e à nossa comunidade”, prossegue o papa. Segundo ele, “o Senhor interpela-nos e, no meio da nossa tempestade, convida-nos a despertar e ativar a solidariedade e a esperança”.