16/10/2020

Panorama Político: Coluna semanal no Leia Sempre falando dos bastidores da política na Região do Cariri. Por Tarso Araújo

 


CAMILO ENTRA NO JOGO

O governador Camilo Santana (PT) entra no mar revolto da disputa política em Fortaleza ao afirmar em suas redes sociais que Capitão Wagner (PROS) foi protagonista do motim policial que foi armado com desejos para lá de estranhos à ordem democrática. Deram até tiro em um senador da República, não esqueçamos. O Capitão simplesmente recuou e não quis entrar no ringue com o governador. Ficou a impressão de que o comando das campanhas entenderam que ligar Wagner ao motim é um ponto negativo para o candidato do PROS. Lembrar que a ampla maioria da opinião pública não concordou com o motim. Em algumas cidades, vale lembrar que tinha policial dando ordem para os comerciantes fecharem as portas. Com a ousadia de criticar Wagner, Camilo abriu polêmica forte na disputa eleitoral, mas mostrou que é preciso apontar o dedo quando necessário. O problema agora é o posicionamento do governador cearense. Muitos apostam que com essa crítica ele ajudou Sarto, mas, quem está mais colado do Capitão Wagner na pesquisa Ibope divulga esta semana na capital cearense é a petista Luizianne Lins.

 

PROFESSOR ADJEDAN


O candidato a vereador Professor Adjedan vem apresentando suas ideias para Juazeiro do Norte. Em uma de suas propostas vem o apoio total à educação. Nessa semana que lembramos o Dia do Professor, o professor Adjedan lembra entre suas propostas ao legislativo a questão da valorização do magistério. Ele lembra que é preciso melhores salários e capacitação dos educadores. Uma política específica voltada para a valorização do magistério em Juazeiro do Norte.

PROFESSOR SAMUEL


O candidato do PC do B em Crato, professor Samuel em suas reuniões e encontros com apoiadores e a população vem defendendo mais investimentos para a educação na cidade do Crato. Samuel acredita que já aconteceram alguns avanços, mas é preciso avançar mais na busca de uma educação gratuita, pública e de qualidade. Entre suas propostas a levar ao legislativo caso seja eleito em 15 de novembro, Samuel diz que é um debate amplo sobre os investimentos na educação debatendo questões como infraestrutura das escolas, a valorização dos professores e melhorias em vários pontos como merenda e transporte escolar.



CLEDIMILSON VIEIRA


O candidato a vereador Cledimilson Vieira (REDE) vem defendendo em sua campanha uma série de questões referentes à cidade de Juazeiro do Norte. Cledimilson acredita que para bem defender os trabalhadores precisa o trabalhador de uma cidade limpa, organizada, com mobilidade e acessibilidade. Daí porque pretende Cledimilson defender no legislativo juazeirense a melhoria do sistema de limpeza urbana, de coleta seletiva e de capinação. Vai defender ainda uma maior atenção aos equipamentos públicos, como praças e melhorias de ruas e avenidas.

COLETIVO JUNTAS


As jovens militantes do Coletivo Juntas que ganharam até reforço com apoio do deputado federal André Figueiredo (PDT) têm entre suas propostas a efetivação de uma lei criando o auxílio catador municipal, um programa de prestação de serviços ambientais aos catadores de matérias recicláveis estimulando a separação e coleta seletiva de matérias pela população. A ideia desse projeto da candidatura coletiva do Juntas é dar mais dignidade na cadeia produtiva do lixo.

ISSAC JÚNIOR E A VIRADA


A campanha política está bem animada para o PT de Mauriti. Isaac Júnior e João Paulo têm recebido diversos apoios, e as chamadas "viradas" tomam conta da cidade. Diversas famílias que não votaram no partido na eleição de 2016, declararam seus apoios a campanha de JJ. Mesmo com todas as dificuldades de se fazer campanha durante esta pandemia, a militância se mantém animada nas redes sociais e os candidatos mantêm uma agenda de visitas nas localidades do município.

DEMONTIER AGRA

O vereador Demontier Agra, que agora está em plena campanha pela reeleição quer fortalecer ainda mais o trabalho efetivo de fiscalização das ações do Executivo. Agra acredita que o vereador deve ter esse papel isento e ficar sempre de olho nas ações do prefeito, independente de quem seja eleito.  Além disso, em sua campanha pela reeleição Demontier Agra vem apresentado uma série de ideias que serão levadas ao plenário do legislativo como a defesa de melhorias na segurança pública dos juazeirenses, mais transparência nas contas públicas e mais investimentos sociais.

LAVANDO AS MÃOS

A postura de expedito Júnior nas eleições de Barbalha pode ser a de lavar as mãos. Deve ficar fora da disputa, já que muito queria ser candidato mas acabou impedido pelo próprio partido. Como não é candidato a prefeito não se acha disposto a apoiar Argemiro Sampaio ou Guilherme Saraiva. Tem ouvido de muitos amigos que não deve se meter nessa disputa, já que foi preterido pelo próprio partido.

LULA EM CAMPANHA

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pelo jeito vai mesmo levar sua promessa de que enquanto vida tiver vai lutar. Pois é, nesta semana entra definitivamente na disputa eleitoral com a gravação de mensagens de apoio aos seus candidatos nas cidades Brasil afora. Em Crato, Lula já gravou e enviou ao correligionário José Ailton Brasil um vídeo pedindo votos para o candidato petista em Crato. Lula nas pesquisas aparece como um efetivo cabo eleitoral.

PROPOSTA DE WASHINTON FECHINE

O candidato do MDB à prefeitura de Missão Velha vem dizendo nas visitas e conversas com a população que sua ideia de campanha é bem diferente do adversário. A ideia é propor melhorias para a cidade. Uma dessas propostas que vem chamando a atenção é a de criação do Sistema Integral do Transporte Público. Isso se dará com o fortalecimento do órgão municipal de trânsito, e com largos investimentos na modernização e manutenção do sistema de sinalização vertical e horizontal da cidade. Para Washington Fechine Missão Velha é belíssima e precisa de uma atenção redobrada em seu sistema de transporte, viário e de sinalização.

 


Material publicado na edição nº 29 desta sexta-feira, 16/10, do jornal Leia Sempre!!!