24/03/2021

Juazeiro do Norte realiza dois drive-thrus para vacinar idosos de 70 anos ou mais nesta semana

 


No início da noite desta terça-feira (23), o prefeito, Glêdson Bezerra, e a Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, realizaram uma transmissão ao vivo para falar sobre a situação da saúde no município.

Segundo Francimones, serão realizados dois drive-thrus nesta semana, um amanhã, quarta-feira (24), das 7h às 11h, e outro na sexta-feira (26), direcionado à vacinação contra a covid-19 para idosos com idade de 70 anos ou mais. No primeiro dia, a imunização ocorre no estacionamento do Sebrae, no Clube dos Comerciários, no Parque de Vaquejada e no PSF do São José. Na sexta, ocorre no estacionamento da Igreja dos Franciscanos, na Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ) e na Universidade Leão Sampaio campus saúde.

Se o idoso não puder ir ao drive-thru, pode marcar a vacinação nos postos de saúde. Para receber o imunizante, o idoso precisa portar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS de Juazeiro do Norte. Os que têm o cartão SUS de outra localidade, devem se dirigir ao PSF ou à Secretaria de Saúde para solicitar a transferência. Para mais informações, a Prefeitura disponibiliza o número 0800 4940277.

Segundo Francimones, mais de 7 mil profissionais de saúde receberam a primeira dose, e 3 mil a segunda dose. Todos os idosos em Instituições de Longa Permanência foram vacinados. O número de idosos, no geral, vacinados até o momento, segundo o município, é de 6.227.

Nesta segunda (22), o município recebeu mais 11 mil doses destinados exclusivamente à idosos com mais de 70 anos de idade. A secretária afirma que, a medida que mais doses cheguem, a vacinação se estende aos idosos na casa dos 60 anos.

Glêdson explica que a estratégia de drive-thru está sendo adotada por conseguir vacinar um maior número de pessoas em menos tempo. Em um final de semana de vacinação, segundo ele, foram apenas 350 imunizados. Já no primeiro Drive, foram 857 idosos com mais de 80 anos que receberam a vacina em um único dia. No total, o vacinômetro do município marca 17.460 doses aplicadas.

A meta é de vacinar mais de 5 mil pessoas entre 70 e 74 anos. Segundo o prefeito, o maior número de leitos de UTI com casos graves da covid ainda são ocupados por idosos.

Atualmente, o município registra 42 novos casos da doença por dia, nos últimos 7 dias. A taxa de positividade é de 30% nos exames swab, ou seja, a cada 100 pessoas, 30 recebem o resultado positivo.

Por fim, o prefeito garante que, caso a ocupação de leitos na Unidade covid, que funciona no prédio da UPA Lagoa Seca, chegue a 50%, o Hotel Municipal será disponibilizados para pacientes com a doença. Atualmente, a Unidade têm 18 pacientes e recebe os que tiveram alta da UTI do Hospital Regional.

Já a UPA Limoeiro tem 6 leitos clínicos e uma UTI. O local é a porta de entrada para pacientes com coronavírus, assim como o Hospital Regional. A Unidade Covid recebe apenas pacientes encaminhados (regulados) pela UPA ou Regional.

Segundo Francimones, até hoje o município não teve problemas com abastecimento de oxigênio.