06/11/2020

Cantinho Literário: Coluna Semanal de Sarita Bezerra no jornal Leia Sempre

 CANTINHO LITERÁRIO

SARITA BEZERRA



Dica de Leitura


Romance finalista do Prêmio Kindle de Literatura 2016, Noite narra a história de uma pequena vila que, em 1954, apresenta uma redução de mais de duas mil pessoas em relação ao último censo registrado. Um jornalista é enviado para escrever sobre as causas que levaram ao êxodo impressionante dessas pessoas e descobre que, na verdade, muitas delas jamais deixaram suas casas, simplesmente, desapareceram.

Embarque nessa viagem de terror e suspense, arranhe-se nos espinhos, acenda sua vela e não se esqueça de trancar a porta antes de dormir.

Centenas de olhos vigiam seu sono! ” – Quer compreender essa referência? Então não deixa de ler Noite!

 

Quem é o escritor Noberto Santos e como eu o conheci



Natural de Ingazeiras, distrito do município de Aurora, Noberto Santos vive hoje em Juazeiro do Norte, Ceará, juntamente com sua esposa e seus dois filhos. Ele é oficial do Corpo de Bombeiros Militar há 25 anos e escritor desde os sete, quando antes mesmo de colocar as histórias no papel já as criava em sua cabeça, ao caminhar pelas ruelas do Novo Juazeiro.Em 2012, e como forma de presentear a mãe, sua maior incentivadora, escreveu O Pai de Helena, seu primeiro romance. Em 2014, A Redação de Rebeca, seu primeiro conto a participar de um concurso literário nacional, foi premiado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).Em 2016, escreveu, Noite, romance de suspense, premiado entre os dez melhores do primeiro Prêmio Kindle de Literatura, uma parceria da Editora Nova Fronteira com a Amazon. Atualmente, Noberto Santos está em fase de produção de seu novo livro, o qual deverá estar pronto em meados de 2021.

 

Conheci Noberto Santos na igreja a qual frequentávamos, juntamente com nossas famílias.  Por ser amante das letras como eu, logo começamos a trocar figurinhas literárias e ele me falou sobre sua história com a literatura. Ao dizer que era poetisa e professora de redação, ele me convidou a revisar textualmente seu romance Noite. Eu aceitei, claro! Era uma honra revisar o trabalho desse grande escritor, mas também um desafio, pois, apesar de corrigir redação, nunca havia revisado obras literárias. Após essa tarefa desafiadora e instigante, eu me encontrei na profissão de revisora textual, especializei-me nela e hoje atuo na área, que posso afirmar ser minha segunda profissão. Devo isso a ele, que me confiou sua obra sem preocupações.  (Eu acho rsrsrsrs)

 

Minhas impressões sobre Noite se misturam entre análise literária e gramatical. Um livro surpreendente que me deu um certo trabalho ao revisá-lo, não porque o Noberto apresentasse dificuldades gritantes com o português, pelo contrário, ele mostrou um domínio gramatical notável, muito difícil quando os escritores estamos preocupados com o enredo a ser desenvolvido em uma narrativa. O trabalho que tive foi em analisar a obra textualmente sem me envolver com a história, pois, ao revisá-la, me perdia na gostosa leitura e tinha que retornar a páginas que não haviam passado pelo crivo revisor. Agora estou no aguardo da finalização da sua próxima obra (sem spoiler), cuja revisão textual, segundo Noberto, será feita também por mim. Aproveito para dizer que sou grata a Deus pela vida desse grande amigo e pelo dom literário que Ele o deu.

 

 

Eu Artista

Na última sexta-feira (30/10), houve a estreia do Eu Artista, cujo objetivo é promover a valorização de artistas da nossa região. Se você quer obter mais informações sobre esse projeto, visite meu Instagram @sarita_bezerra ou solicite pelo e-mail :  umartistasou@gmail.com. 

E o artista de hoje é Wagner David Rocha, professor, escritor e poeta.


 

Natural de Brejo Santo, é  graduado em Letras, especialista em Língua Portuguesa e Arte-Educação, e mestre em Letras. Wagner Rocha é professor das redes pública e particular de ensino, possui artigos científicos publicados em periódicos e livros acadêmicos, sendo também um escritor premiado duas vezes consecutivas pelo Governo do Estado do Ceará, através da SEDUC – Secretaria Estadual de Educação – no 6º e no 7º Concursos Literários do PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa. Em busca da felicidade é uma de suas maravilhosas obras. Deleite-se com esta leitura!

 

 

Em busca da felicidade

 

 


Felicidade é um estado

De plena satisfação

Sem sofrimento, inquietude,

Mas com alegre emoção.

É ter paz e bem-estar

E um contente coração.

 

As pessoas sempre buscam

Encontrar felicidade

Seja vivendo no campo

Ou numa agitada cidade,

Mas qual será o caminho

Pra ser feliz de verdade?

 

É estar com a família

Em harmonia total?

Será que é ter bom emprego

E ser um bom profissional?

Ou buscar na religião

Evolução espiritual?

 

Seja qual for o motivo

É importante lembrar

Que só depende de você

Pra felicidade encontrar.

Não espere cair do céu

Se não ela pode passar.

 

Felicidade e sucesso

Não dependem de dinheiro.

O mais importante na vida

É se sentir satisfeito

Com tudo que conquistou

E com o que já foi feito.

 

Nascemos sem trazer nada

Nem levamos ao morrer,

Por isso que é importante

Sempre contente viver,

Não ter inveja dos outros

E nunca se maldizer.

 

Sejas sempre generoso

Para com quem merecer.

Há mais alegria em dar

Do que em só receber.

É dando que se recebe

E assim vai acontecer.

 

Valorizar as pessoas

É importante lição.

Só é possível ser feliz

Com amor no coração.

Quem só pensa em riqueza

Termina na solidão.

 

Cuide bem da saúde

Para ter felicidade.

Não extrapole os limites

Da sua necessidade,

Evite emoções ruins

E toda negatividade.

 

Procure se concentrar

Num pensamento positivo.

Mais vale um coração calmo

Do que tomar comprimido.

Alegria é o melhor remédio

Que um dia já foi prescrito.

 

Dê sempre a volta por cima

Quando surgir dificuldade

Porque ficar abalado

Piora a realidade.

Encontre no obstáculo

Uma nova oportunidade.

 

Exercite a compaixão

E também a empatia.

Ofereça para os outros

Toda a sua simpatia.

Onde quer que você vá

Deixe boa energia.

 

 

TIRINHA DO CHICLETE


 

Tirinhas do Chiclete @tvchiclete