23/11/2020

Após quatro dias de lixo acumulado, prefeitura anuncia acordo com garis e garante coleta normalizada



 Juazeiro do Norte amanheceu mais uma vez com lixo nas calçadas. Isso porque, até o meio da manhã desta sexta-feira (20), completando ao menos quatro dias de paralisação, garis cruzaram os braços e travaram a coleta. Eles pedem, entre direitos e mudanças, o pagamento de salários atrasados. O problema fez com que diversos pontos da cidade tivessem acumulo de lixo, cheiro forte e sujeira.

Nesta quinta-feira (19), centenas de trabalhadores da limpeza pública saíram em manifestação, durante passeara na avenida Castelo Branco. Alguns relatos de moradores são de que a coleta de lixo não ocorre desde o último sábado. Sem a coleta, empresários lojistas da rua São Pedro começam a improvisar para retirar as pilhas de lixo de frente das lojas.

Câmara 

Na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (19), a vereadora Auricélia Bezerra havia pedido que houvesse o bloqueio das contas da MXM. A empresa é a responsável pela coleta de lixo em Juazeiro do Norte. O bloqueio serviria para que o repasse fosse destinado com urgência aos funcionários. Já o vereador Tarso Magno (PTC) fez requerimento pedindo a presença do prefeito Arnon Bezerra (PTB) na Câmara. A intenção era que o gestor falasse sobre o assunto. O vereador Demontier Agra (sem partido) subscreveu o documento. O pedido não pôde ser avaliado, no entanto, por falta de quórum na votação de aprovação ou não do requerimento 

Sexta, 20 

Em reunião na manhã desta sexta-feira, 20, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte, representantes da categoria dos funcionários da limpeza pública e da empresa MXM Empreendimentos, ficou definido o retorno dos trabalhadores aos seus postos de trabalho com isso efetivando a limpeza pública em toda a cidade.

A Semasp já havia anunciado os repasses realizados à empresa prestadora dos serviços, e solicitou que houvesse celeridade no retorno das atividades, diante da resolutividade dos pontos reivindicados. A categoria se mostrou satisfeita e firmou, mais uma vez, compromisso e lealdade para com a população juazeirense

No site Miséria