02/10/2020

Mostra "Nas terras do Cariri" reúne artistas de 10 estados brasileiros

 


Mesmo sem recursos e apoio do poder público, a V Mostra Nacional de Contadores de Histórias “Nas Terras do Cariri” é realizada com a participação colaborativa de mais de 50 artistas dos estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Mostra acontece de forma gratuita de 24 a 27 de setembro, em plataforma virtual.   

O evento é realizado pelo Balaio de Histórias e tem a parceria do Coletivo Camaradas, Narradores Cariri, Costureiros de Histórias, Companhia Prisma, Artevisitas, Beatos, Escola de Narradores e Trovadoras Itinerantes.

A Mostra Nacional de Narradores “Nas Terras Cariris partiu de uma iniciativa da professora e contadora de histórias Elizabete Pacheco que, em 2014, mobilizou um grupo de narradores do Cariri e de Fortaleza, a fim de realizar oficinas, palestras e contação de história nas cidades de Barbalha e Crato, buscando também dar visibilidade a arte da narrativa, na própria ação de compartilhar histórias entre narradores – o que resultou não só em diversão, mas em formação cultural.

Três anos depois, em 2017, a Mostra teve continuidade em sua segunda edição, agora em parceria com o Coletivo Camaradas, organização política que promove atividades culturais e educativas na comunidade do Gesso, na cidade do Crato.

A partir de então, a encontro vem sendo realizado anualmente, tendo tido, portanto, até 2019, mais duas edições. Durante suas realizações, a Mostra de Narradores em Terras Cariris contou com o apoio de diversas instituições e grupos de artistas. 

De 2014 a 2019, é evidente o crescimento da Mostra, tanto em número de instituições e grupos artísticos envolvidos, quanto em número de oficinas, palestras, de narradores e, sobretudo, de público. Essa edição da Mostra  consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos narradores da região do Cariri. 

O  movimento de narradores no Cariri, vem crescendo e  promovendo a circulação de saberes, através do encontros, apresentações e oficinas com educadores e o público em geral. 

O evento tem uma dimensão educativa literária, pedagógica, narrativa e política. A narradora, Elisabete Pacheco, integrante do Coletivo Camaradas, destaca que nas edições de 2018 e 2019, a Mostra de Narradores nas Terras Cariris, realizou o Cortejo das Flores, na comunidade do Gesso,  motivado pelo contexto político do país. Ela enfatiza que desde o  processo de construção das flores até o cortejo existem trocas de saberes, partilhas afetivas e descobertas de histórias, bem como o envolvimento da comunidade. Durante o cortejo as flores são distribuídas. 

Para conhecer mais sobre a Mostra “Nas Terras do Cariri” e ver a programação completa: www.narradoresdocariri.com