Páginas

03/10/2020

Marcelo Freixo ameaça sair do PSOL se partido cassar candidatura de Wesley Teixeira, por doação de Armínio Fraga


 Em reunião virtual na quinta-feira, 1, o deputado federal Marcelo Freixo, principal força eleitoral de seu partido, ameaçou deixar o PSOL caso a sigla tome medida contra a candidatura de Wesley Teixeira a vereador em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense.

Wesley recebeu R$ 75 mil em doações de empresários e banqueiros para sua campanha eleitoral, como Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central na época FHC e assessor econômico de Aécio Neves (PSDB) durante as eleições de 2014; João Moreira Salles, herdeiro do Itaú; e a escritora Beatriz Bracher, filha do ex-banqueiro Fernão Bracher.

Setores do PSOL defendem que Wesley devolva os valores doados à sua campanha. Esses integrantes alegam a existência de uma resolução interna da sigla, de 2008, que impede filiados de receberem doação de grandes empresários. Freixo reagiu contra as pressões a Wesley.

“Se formalizarem alguma tentativa de impugnar a sua candidatura, Wesley, eu saio do PSOL, porque não tem condições de eu ficar em um partido que não vê o tamanho do que você representa para a democracia brasileira”, disse Freixo, que lembrou ter recebido, em 2012, doações de Guilherme Leal, fundador da Natura, para sua campanha eleitoral.

(no Brasil 247)