09/10/2020

EDITORIAL LEIA SEMPRE: As eleições municipais e a busca do eleitor por um candidato

 



As eleições municipais deste ano de 2020 tem diversos ingredientes que precisam ser analisados. No tocante aos candidatos os discursos são muitos e tem para todos os gostos. Mas, o eleitor precisa de um jeito ou outro ficar atento para a equação discurso e prática não apenas de candidatos, mas dos partidos políticos e dos grupos políticos e ideológicos que permeiam a política brasileira.

Nas eleições de 2018 o discurso da não política, o discurso rasteiro de combate às instituições,  à política e aos políticos deu ao Brasil uma geração de políticos medíocres, extremistas de direita, que aproveitam todas as oportunidades para espalhar discurso de ódio entre classes e pessoas, um discurso rasteiro e preconceituoso, encobrindo que esse setor que adentrou à política nacional com objetivos antidemocráticos como está claro nas campanhas pelo fechamento do STF, do Congresso Nacional e em defesa de golpes de Estado.

Portanto, nas eleições deste ano, e passado quase dois anos do Brasil nas mãos da extrema-direita e de políticos eleitos com um discurso contra a política e os próprios políticos, a tendência que se apresenta é que os eleitores podem formar um perfil mais próximo dos políticos, em um eleitorado que apostou suas fichas na não política e viu no que deu.

No âmbito dos municípios o debate pode até ter um teor nacional, mas uma parte do eleitorado está aguardando que os candidatos  falem de suas propostas para as cidades, já que muitos são os problemas que encontramos nas cidades brasileiras, como a questão do destino do lixo, acessibilidade e mobilidade urbana, geração de emprego e renda, meio ambiente e  equipamentos públicos.

A entrada dos programas em rádio e TV podem deixar mais claras as propostas dos candidatos, mas não dá para fazer uma aposta em um perfil geral de candidatos que os eleitores brasileiros podem procurar nesse processo. No geral, os eleitores brasileiros votam pouco por questões partidárias e mais por questões particulares, pela forma como o candidato chega na disputa, aparência, discurso, efeitos na mídia e outros fatores.


Material publicado na edição desta sexta-feira, 9/10, no jornal Leia Sempre edição nº 28!!!