Páginas

09/10/2020

A Transnordestina tem obras retomadas na Região do Cariri



O médico e ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos esteve nesta quinta-feira, 8, nos estúdios da Web Rádio Lei Sempre e conversou com o editor Tarso Araújo sobre algumas iniciativas do governo federal na Região do Cariri. Gomes de Matos, atualmente está exercendo o cargo de diretor de planejamento da  SUDENE - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

De acordo com Raimundo Gomes de Matos um dos motivos de sua visita ao Cariri foi a determinação do Ministério do Desenvolvimento Regional em retomar as obras da Transnordestina no Cariri.  A Transnordestina foi projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1.753 km. No futuro se conectará com a ferrovia Norte-Sul em Porto Franco (MA).

Gomes de Matos falou que o Governo Federal já iniciou a próxima etapa da obra que liga via a Transnordestina de Missão Velha até o município de Iguatu. Ainda restam muitos recursos para a conclusão final da obra, algo em torno de 5 bilhões de reais, mas isso será possível com recursos do FNDE e do Tesouro Nacional.

Além disso, a SUDENE vem ainda realizando um levantamento acercadas capacidades das comunidades em utilizar a água da transposição do Rio São Francisco. Esse estudo será levando ao ministro Rogério Marinho que irá envolver os futuros prefeitos em um debate acerca das potencialidades das comunidades, além disso, no incremento da economia de cidades importantes para o projeto da transposição e a Transnordestina como Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Sobral e Fortaleza.

Raimundo Gomes de Matos visitou as obras da Transnordestina, conferiu o andamento dos trabalhos e acredita que ano que vem dará para avançar ainda mais em outras etapas da obra chegando a outras cidades do Ceará até o Porto do Pecém. Segundo o ex-parlamentar a orientação do governo é concluir essa obra por ser estruturante e fundamental para o Nordeste brasileiro. 


Material publicado na edição desta sexta-feira, 9/10, no jornal Leia Sempre edição nº 28!!!