07/09/2020

Sem tradicional desfile, 7 de setembro será celebrado em evento no Alvorada

 


O tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios alusivo ao Dia da Independência não será realizado este ano em razão da pandemia de covid-19. No lugar dele, um evento menor na manhã desta segunda-feira (7) tomará lugar na residência oficial do presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada. Haverá hasteamento da bandeira no Pavilhão Nacional do Palácio às 10h e apresentação da Esquadrilha da Fumaça por cerca de 10 minutos.

A solenidade é restrita às autoridades convidadas e imprensa. Entre os convidados, estão os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de ministros de Estado e chefes das Forças Armadas. O evento será transmitido ao vivo pela TV Brasil, que terá uma programação especial das 9h às 11h.

Pelo segundo ano consecutivo, o presidente da Câmara não deverá participar da cerimônia. Maia, que está no Rio de Janeiro desde a última sexta (4), só deverá regressar a Brasília no fim do dia, segundo sua assessoria. Rompido com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Maia tem feito aproximações apenas com os ministros da articulação política, como Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral).

À noite, às 20h, um pronunciamento do presidente será veiculado em cadeia nacional de rádio e TV. Segundo publicação no Facebook de Bolsonaro, o pronunciamento foi gravado neste domingo (6).

(no Congresso Em Foco)