O Partido dos Trabalhadores anda otimista com o pleito de 2020. Mesmo as esquerdas perdendo a oportunidade de saírem em candidaturas unificadas o PT acredita que pode vencer em importantes cidades brasileiras.
Para dirigentes do partido, o quadro deste ano é bem diferente do ano de 2016 quando PT lançou 971 candidaturas e perdeu eleições nos grandes centros como São Paulo.
Nas eleições deste ano o PT tem o maior número de deputados federais em chapas majoritárias nas eleições municipais deste ano. O PT é o que terá o maior número de candidatos a prefeito ou vice (são 9), seguindo de PSL (7), Republicanos (6) e PSB (5).
O quadro eleitoral ainda está indefinido, pois estamos apenas no início da campanha. Mas no Rio de Janeiro e Fortaleza, o PT tem nomes competitivos como Benedita da Silva e Luizianne Lins. Já em Recife Marília Arraes está em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de votos.
O PT tem dificuldades nas grandes cidades como em São Paulo, onde o nome do partido não passa de 2 por cento das intenções de votos nas pesquisas feitas até agora.