09/09/2020

Panorama Político: Os bastidores da política na Região do Cariri, no Ceará e no Brasil. Por Tarso Araújo



 

PREFEITOS DO PDT DESISTEM DE IR À REELEIÇÃO

Para quem pensa que o PDT está esbanjando boas administrações na Região do Cariri é bom lembrar os últimos acontecimentos. Os prefeitos de Brejo Santo (Teresa Landim), Milagres (Lielson Landim), Mauriti (Mano Morais) simplesmente desistiram de ir à reeleição, fruto de gestões abaixo da média e com pouca aprovação popular. Outro que fica no meio do caminho é o prefeito de Penaforte, Agábio Gondim. Se o Senador Cid Gomes (PDT) quer mesmo melhores gestões têm que escolher melhor os nomes do PDT que simplesmente decepcionaram.

 

PDT PENDURADO EM BREJO SANTO

Na cidade de Brejo Santo o PDT terá uma tarefa árdua. Fazer a população esquecer como foi ruim a gestão de Teresa Landim e essa mesma população acatar de bom grado o nome de Gislaine Landim. Um verdadeiro xadrez está a família Landim. O povo de Brejo Santo vê aos poucos a hegemonia dos Landim ser colocada em um verdadeiro xeque mate. Cresce nome de Eusébio Ferreira (PT) oposição ao atual governo pedetista.

 

A BLITZKRIEG DE CID GOMES



O senador Cid Gomes (PDT) em Juazeiro do Norte deu uma verdadeira aula de tudo o que não poderia acontecer na política. Fez uma verdadeira blitzkrieg contra o pré-candidato do PDT,  Gilmar Bender, a prefeito da terra do Padre Cícero. Cid movimentou céus e terra contra Bender numa operação que entra para a história do coronelismo político cearense. Uma coisa estranha pois retira do povo de Juazeiro o direito de ter mais opções na disputa política.

 

A INOPERÂNCIA DE GILMAR

Se por um lado, houve a tal blitzkrieg de Cid Gomes, é bom lembrar a apatia de Gilmar Bender.  Depois das eleições de 2016 Gilmar desapareceu do mapa. Primeiro ficou com o discurso de deixar o Arnon administrar. Mas quem fica na oposição deve fazer oposição. Não fez. Em 2018 ficou ausente do debate político e das eleições. Tentou fazer uma jogada na reta final, como surpresa e novidade, já era tarde. Dizem nos bastidores que ele tinha dito à Cid e André Figueiredo que não seria mais candidato. Faltou mais diálogo de Bender.

 

PSOL SAI SOZINHO EM JUAZEIRO E CRATO

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) não conseguiu unificar as esquerdas em Juazeiro do Norte e Crato. Nas duas cidades ficou impossível a unidade dos petistas, PC do B e PSOL. No Crato, o PT já é governo e nunca teve um diálogo com o PSOL. Em Juazeiro do Norte a tendência dos petistas é mesmo fechar a vice de Arnon Bezerra.

 

PC DO B MANTÉM CANDIDATURA EM JUAZEIRO


Conversando com o professor Aurélio Matias vem a confirmação. O PC do B manterá sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte. A convenção do partido está marcada para o dia 15 de setembro. Até lá a direção do partido pretende ampliar o palanque com as forças progressistas. O PC do B vinha com um bom diálogo com Gilmar Bender, com o PSB de Ana Paula e até com o PT. Mas as definições podem dividir as forças progressistas em palanques variados em Juazeiro do Norte.

 

CIDADANIA MANTÉM PRÉ-CANDIDATURA EM BARBALHA

O partido Cidadania já marcou a convenção para 16 de setembro, no último dia. E mantém também a pré-candidatura de Expedito Júnior a prefeito de Barbalha. Depois de idas e vindas a oposição continua dividida em duas pré-candidaturas. Até agora, o governador Camilo não disse como vai resolver essa pendenga. Quem desistirá?

 

PRTB NO CRATO


O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) em Crato já fez sua convenção municipal e tirou apoio à reeleição de José Ailton Brasil (PT). O partido está bem organizado e conta com 29 pré-candidatos a vereador/vereadora. O PRTB é comandado em Crato por Márcio Bilhar.


ANA PAULA CRUZ


Ana Paula confirma pré-candidatura e convenção será dia 15 de setembro. PSB, PTC, DC, Cidadania, e Patriotas são os partidos já fechados com Ana Paula. Os últimos acontecimentos dos bastidores da política juazeirense não desanimaram os socialistas, pelo contrário, estão buscando os partidos políticos e lideranças para somar forças na disputa eleitoral deste ano.



UNIDADE IMPOSSÍVEL NA CAPITAL

O governador Camilo Santana (PT) não conseguiu convencer a direção do PT de Fortaleza a se aliar com o PDT no primeiro turno. Mesmo faltando ainda alguns dias para as convenções serem encerradas Luizianne Lins não foi sensível aos apelos de Camilo Santana. O PT marcou sua convenção para o dia 13 de setembro e o PDT marcou par ao dia 12. Nada mais simbólico. 

MDB DE FORTALEZA

O  MDB de Fortaleza deve decidir neste final de semana os caminhos a serem trilhados na capital cearense. O MDB pode sair com chapa própria ou acatar convite do PT. Imagine PT e MDB indo ao segundo turno nas eleições de Fortaleza. Será que o PDT de Cid e Ciro Gomes apoiariam ou surgiria mais uma viagem para Paris? Eunício Oliveira de agenda lotada desembarca em Fortaleza na sexta-feira, 11, e a decisão será tomada até domingo.

 

ROBERTO PESSOA EM MARACANAÚ

O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) será o candidato do PSDB à prefeitura de Maracanaú. Pessoa já  administrou a cidade por duas vezes e conseguiu eleger Firmo Camurça prefeito por mais duas vezes. São 16 anos do grupo político de Roberto Pessoa no comando dessa que é uma das maiores cidades do Ceará. Roberto terá apoio de PROS, REPUBLICANOS, MDB, PSD, PSL, PMN, PC do B e PTB.  PT e Rede Sustentabilidade saem unidos na oposição.

 

ROMPIMENTO EM TAUÁ

Um acordo político inusitado na cidade de Tauá, que passou por DEM, PT e o Palácio Abolição foi concluído. O PT rompeu com Domingos Filho e a pré-candidatura de Patrícia Aguiar. O PT indica a vice de Fred Rego (DEM) numa reviravolta política. O governador Camilo abençoou a operação e o fechamento dos acordos.

LULA E BOLSONARO

Bem distintos os discursos de Lula e Bolsonaro no 7 de setembro. Bolsonaro fez um discurso fazendo apologia da ditadura militar, evocando fatos nada verídicos e falsificando a história. Não dá pra lutar contra a história. A ditadura não  foi implantada para impedir a corrupção do governo João Goulart ou por que os comunistas iriam invadir o Brasil. A ditadura foi um plano das elites para impedir o projeto nacional de desenvolvimento de Goulart e acabar com nossa democracia. E conseguiram. 21 anos depois foram apeados do poder. Lula fez um discurso falando de soberania nacional, se colocou à disposição do povo, ou seja, fez um discurso de pré-candidato a presidente da República. Se os direitos do ex-presidente forem restaurados ele entra de sola na disputa.

PT DE JARDIM

E o Partido dos Trabalhadores de Jardim já informando que dia 15 de setembro realiza sua convenção municipal. Partido ainda mantém pré-candidatura de Júnior Coutinho a prefeito da cidade. PT quer ampliar o palanque e ainda conversa com outras legendas. Partido defende unidade das oposições.

TEÓFILO NETO EM MAURITI

Vereador Teófilo Neto soltou nota pública em que comunica que não irá para a reeleição. Ele diz na nota ter trabalhado da melhor maneira que pôde pelo povo de Mauriti e que irá continuar na luta em defesa da democracia. Teófilo confirmou ainda apoio à chapa Isaac Júnior e João Paulo, à prefeitura de Mauriti. Ambos são do Partido dos Trabalhadores. Isaac Júnior depois da renúncia de Mano Morais vem disparando em apoios na cidade.

OLDACK CÉZAR E A EDUCAÇÃO


Desde que iniciou a crise sanitária, provocada pela pandemia de Covid-19, escolas e instituições de ensino pararam suas atividades presenciais, interrompendo o ano letivo, bem como o aprendizado dos alunos. Algumas instituições migraram para o ensino à distância, que tem sido a principal alternativa para dar continuidade ao ensino. Mas algumas questões precisam ser avaliadas neste novo cenário. Oldack Cézar pontua que o município do Crato precisa investir na qualificação da mão de obra e garantir o acesso aos equipamentos necessários. “Os professores não tem uma formação voltada ao ensino à distância durante a graduação. Tem que haver, por parte do município, um investimento em equipamentos para garantir que o ensino chegue a todos”, afirma.

GEOVANI FIRME COM BENDER

Geovani Sampaio fez um vídeo e confirmou que está fechado com Gilmar Bender, pré-candidato a prefeito de Juazeiro do Norte pelo PDT. “Não adianta pressão”, afirmou. Ele disse que se por acaso der problema com Gilmar Bender será  formada outra alternativa.