18/09/2020

Na reta final das convenções algumas surpresas em Juazeiro do Norte

 



Nessa reta final de convenções tivemos algumas surpresas na Região do Cariri. Mudanças e acordos de última hora aconteceram, mas o quadro não está muito distante do que já vinha sendo analisado. A chamada base aliada do governador Camilo Santana (PT) deve protagonizar a maioria dos embates. Mas, podemos lembrar que em algumas cidades já começa a aparecer o PROS do Capitão Wagner e o PSDB, que tenta voltar a ser protagonista da disputa política e ficar com o lugar de partido principal de oposição no estado.

A hora agora é de cada coligação montar sua estratégia. Em Juazeiro do Norte são 6 as candidaturas que irão disputar a preferência do eleitor. O prefeito Arnon Bezerra (PTB) entra fortalecido na disputa eleitoral. Tendo na vice o advogado Gabriel Santana (PT) e apoio do governador Camilo Santana (PT) e dos Ferreira Gomes. A adesão do PT ao PTB de Arnon Bezerra foi muito criticada nas redes sociais, mas integrantes do partido se dizem tranquilos, que irão para a disputa e apoio total à reeleição de Bender. O acordo PTB com o PT nasceu de um pedido do governador Camilo Santana (PT), que já vinha ensaiando apoio à reeleição de Arnon Bezerra.

A direita está dividida, bem como a esquerda. Gledson Bezerra (Podemos) e Nelinho Freitas (PSDB) flertam com os votos dos bolsonarismo e da extrema-direita e daqueles setores mais ao centro e conservadores. Gledson fica com apoio de Bender e Nelinho com Raimundo Macedo (MDB) ex-prefeito de Juazeiro do Norte. O empresário Gilmar Bender perdeu força ao ser descredenciado pelas principais lideranças políticas do PDT cearense e ao fechar sua convenção migrou para a candidatura de Gledson Bezerra (Podemos) causando um estouro em sua base que preferiu se dividir em várias candidaturas majoritárias.

E a esquerda tem ainda as candidaturas de Demontieux Fernandes (PSOL) e Aurélio Matias (PC do B). O PSOL e PC do B bem que tentaram sentar, dialogar e tentar montar uma estratégia conjunta, mas não deu certo. Ana Paula Cruz (PSB) na reta final fez aliança com a Rede Sustentabilidade que não quis compartilhar com Gilmar Bender o palanque com Gledson Bezerra.

Material Publicado na edição de nº 25 deste sexta-feira, 18 de setembro de 2020 do jornal Leia Sempre.


leiasempreblog.blogspot.com