08/09/2020

Candidatos se articulam na busca por vice-prefeitos



As definições de candidaturas a prefeito em cidades caririenses, como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, passam pela escolha dos candidatos a vice-prefeitos. Barbalha caminha para a formalização de chapas com postulantes já sinalizados. Crato tem indefinição quanto a uma costura para que a oposição se una contra a reeleição do prefeito Zé Aílton Brasil. 

Enquanto isso, a formalização de candidaturas em Juazeiro do Norte segue envolta de incertezas e é tratada mediante diálogo nos bastidores, inclusive entre adversários. No caso de Barbalha, o prefeito Argemiro Sampaio Neto (PSDB) confirmou, na quarta-feira (02), que vai tentar a reeleição. Argemiro permanece fiel a Ernandes Garcia e o mantém como vice. Na outra ponta, as pré-candidaturas do médico Guilherme Saraiva, do PDT, e do vereador Everton Siqueira (Vevé, do PT), ex-presidente da Câmara, já haviam sido anunciadas no final de julho e devem ser homologadas em convenção partidária. Outra aliança entre PT e PDT a ser mantida é em Crato com a tentativa de reeleição de Zé Aílton Brasil (PT) e André Barreto (PT).

 Na oposição cratense, apesar de nomes já indicados, o grupo pode se unir em torno de uma aliança entre os pré-candidatos a prefeito Aloísio Brasil (Pros) e Zé Adega (PSD), este último que já foi prefeito de Crato. A união é articulada por uma liderança política que possui acesso aos dois pré-candidatos. 

Contudo, a possibilidade de união entre Aloísio Brasil e Zé Adega pode ser inviabilizada por um impasse: quem dos dois desistiria da candidatura a prefeito para ser vice? Em Juazeiro do Norte, o prefeito Arnon Bezerra (PTB) entregou a indicação do vice dele ao governador Camilo Santana (PT), que prontamente expôs o desejo de que o advogado Gabriel Santana seja o nome escolhido. Gabriel foi candidato a vice do prefeito de Gilmar Bender (PDT) nas eleições passadas. Já o ex-prefeito Raimundo Macêdo sinaliza apoio a Gilmar Bender, indicando a esposa Maricelly Macêdo ao cargo de vice, em troca de apoio ao filho Davi Macêdo na campanha de deputado estadual em 2022. 

A ex-deputada Ana Paula Cruz revelou ter sido procurada tanto por Gilmar Bender como por Arnon Bezerra e retrucou pedindo o apoio deles para a candidatura dela. Decidida a ser candidata, ela agora segue em busca de um (a) vice. “Pode ser tanto de partidos que a gente já está nessa fase mais avançada de composição, mas também pode ser de partidos que ainda estamos nessa conversação. E pode até ser uma chapa pura do próprio PSB”, afirmou.