26/08/2020

A "crônica de uma morte anunciada" da oposição de Barbalha tem ainda uma salvação!

 


Por Tarso Araújo, editor do blog Leia Sempre

A situação política em Barbalha (pelo menos para a oposição) pode ter uma reviravolta até a realização das convenções. Os partidos da base aliada do governo Camilo Santana estão batendo cabeça na capital cearense. Mas, já surge alguns indícios de que um acordo em breve deve acontecer para unificar o campo da base aliada na capital e no Estado do Ceará, incluindo o Cariri.

São vários os acordos que podem ser feitos. O governador Camilo tem sido prudente e dialogado bastante. Até o momento Camilo não anunciou apoio a nenhuma pré-candidatura seja em Fortaleza, seja no Cariri, incluindo Barbalha. No Crato, é fácil pois o pré-candidato do PT é o atual prefeito e a oposição de direita tem apoio do bolsonarismo.

Em Juazeiro do Norte apesar de todos dizerem que Camilo deve apoiar a reeleição de Arnon Bezerra (PTB) – o que não será muito difícil nem surpreendente - é fato que o governador ainda não anunciou.

Um dos acordos seria o PT não ficar com a cabeça da chapa na capital, mas sim em outras 5 cidades do interior do Estado, uma dessas seria Barbalha.

Aí a tal crônica da morte anunciada da oposição pode virar de ponta cabeça e ter uma salvação. Todos no PT da Barbalha sabem que se o PT tiver (dentro desse acordo estadual) que indicar a cabeça da chapa na oposição de Barbalha o nome não será o de Vevé Siqueira, sobraria Fernando Santana e Zé Leite. Como Fernando tem um importante papel no PT do Ceará e na Assembleia Legislativa o nome seria Zé Leite.

Com uma chapa Zé Leite e Expedito Júnior (Cidadania) a oposição estaria com dois nomes mais fortes, ampliaria o palanque e unificaria outros setores que hoje não estão tão empolgados com a chapa atual.

E o PDT? O PDT teria a cabeça da chapa em Fortaleza, a verdadeira prioridade do partido doas eleições municipais deste ano.

Ao final, todos seriam contemplados, unificados e marchariam com chances de vitória na eleição, seja na capital ,seja em Barbalha. Simples assim. Os outros municípios não sabemos quais são, mas podem incluir ainda Brejo Santo e  Jati, por exemplo.   

A política é dinâmica, acordos ainda serão feitos, e, portanto, casos raros, muita coisa pode mudar no quadro eleitoral de cidades como Barbalha e outras da Região do Cariri.