13/07/2020

Pepe da Papelaria: quero me unir ao povo de Milagres e fazer uma gestão transparente e participativa


 

O pré-candidato do PROS a prefeitura de Milagres, o Pepe da Papelaria bateu um papo (virtual) com o Leia Sempre e falou sobre vários temas. Pepe avaliou a gestão de Lielson Landim e comparou a atual gestão com a de Hellosman Sampaio. Para Pepe a cidade de Milagres tem agora a oportunidade de eleger alguém com ligação com a sociedade.Ele defende, caso seja eleito prefeito de Milagres, uma gestão transparente e  participativa.

 

Pepe, por que você decidiu entrar na política?

Para ser uma opção viável, porque não acredito num projeto de desenvolvimento dentro de uma estrutura de acordos, conchavos, negociatas, loteamentos de cargos, etc. O milagrense precisa ter sua autoestima devolvida que há anos não tem mais. Tenho observado que minha entrada já deu uma reviravolta na política local, obrigando o sistema a repensar a maneira de fazer política e isso pra mim já constitui uma vitória. Quero ajudar Milagres a se desenvolver, trazendo gestão com eficiência e resultados.

 

Como você avalia a situação atual do Brasil? Com pandemia e crise econômica e política?

A nação brasileira precisa decidir o futuro dos seus municípios, temos muitas realidades difíceis para enfrentar mas nos nossos municípios nós precisamos construir novos modelos de gestão, novos modelos de câmara, uma nova cultura de participação da sociedade das decisões do poderes executivos municipais e dos poderes legislativos municipais, a sociedade precisa ousar a dar passos a frente. Toda dificuldade, na realidade ela tem dentro dela grandes oportunidades, vai exigir um pouco mais de nós, mas nós precisamos encontrar na própria pandemia e na própria crise financeira e política, alternativas. Devemos não só encontrar, mas devemos construir essas alternativas, essas soluções, esses caminhos, essas trilhas, até porque no sistema democrático brasileiro, o futuro não começa amanhã, começa agora, tanto que já temos, agora a partir do dia primeiro de agosto de dois mil e vinte, a previsão financeira, os fatos futuros a partir da aprovação da lei de diretriz orçamentária de dois mil e vinte e um que começa sua vigência dia primeiro de agosto de dois mil e vinte na esfera municipal, estadual e federal. O próprio sistema democrático coloca em nossas mãos, as trilhas, as soluções para que comecemos a construir novas culturas, novos modelos, um novo pensamento e isso pra ontem não é pra amanhã, é pra agora, pra ontem.

Como você avalia o governo Camilo e o governo Bolsonaro?

Eu sou pré-candidato a prefeito de uma cidade que faz parte do segundo colégio eleitoral mais importante do estado do Ceará, que é o Cariri, e a cidade de Milagres necessita ter que o chefe do Poder Executivo, tenha uma parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Então nesse momento como pré-candidato como aquele que se apresenta para a  sociedade, para uma proposta de modelo de gestão, eu não posso cometer o equívoco de tecer crítica, seja ao governo Bolsonaro ou ao governador Camilo Santana, até porque se eleito for, eu necessitarei sentar com o governador Camilo Santana e sentar com o presidente Bolsonaro. Então, na minha posição de pré-candidato, que serei um possível representante da sociedade milagrense, a minha opinião é integrar, eu não posso ter uma opinião relacionada a seus modelos de gestões, até porque a minha pré-candidatura vai depender de uma integração com o Governo do Estado e o Governo Federal. A questão aqui não é partidária, a questão aqui é o cidadão, é o povo, é a nação brasileira. E nós precisamos agora como nunca na história do Brasil, nos integrarmos para fazer uma frente, mesmo com as nossas diferenças, nós precisamos fazer uma frente integrando em prol do Brasil, em prol do estado do Ceará, nos integrarmos e deixarmos as nossas diferenças para um outro momento que nesse momento das nossas pré-candidaturas não cabe essas avaliações, até porque nós temos os institutos, as instituições competentes que já apresentam para a imprensa, avaliações várias.

Você é filiado ao Pros do Capitão Wagner sua relação está boa?  sua pré-candidatura confirmada?

Sim, Estamos firmes e fortes. O PROS na pessoa do Capitão Wagner tem nos deixado a vontade em relação a isso, e tem dado total apoio.

 Por que você resolveu sem grandes apoios na cidade ser pré-candidato a prefeito?

Eu penso que a política, na realidade, ela é uma plataforma para decidirmos modelo de gestão de administração da coisa pública. Então, a partir deste fundamento, eu escolhi o cidadão, o povo, ele sim é o grande apoio, são os apoios necessários para que eu possa ser eleito prefeito do município de Milagre. O maior apoio e o grande grupo que eu preciso estar conectado é com o cidadão milagrense, com a sociedade milagrense de todas as classes da cidade de Milagres, o povo, a família milagrense, o cidadão milagrense, o jovem milagrense, a sociedade milagrense. Então o nosso foco é fomentar informações, a cultura de conhecimento para que possamos integrado ao cidadão de bem do município juntamente com a participação do mesmo construir esse novo, que não pode começar amanhã, tem que começar agora.

Como você avalia a gestão do Lielson Landim?

A gestão Lielson Landim e a gestão Hellosman, os órgãos competentes já estão revelando através das suas avaliações, mensurando os seus resultados que os dois são semelhantes. Eles trituram o dinheiro do contribuinte e produzem resultados totalmente na contramão desses milhões que foram executados. E quem apresenta isso, não somos nós, são os órgãos competentes, como o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, as prestações de contas, tanto de governo como de gestão, essas instituições competentes revelam aí que são modelos de gestão que são totalmente desconectado para atender a necessidade do cidadão milagrense e o próprio cidadão também ele pode ver olhando a cidade, avaliando a cidade que os dois modelos, tanto Hellosman, como Lielson Landim, são modelos que não tem um compromisso, não está comprometido a atender as necessidades do povo milagrense. Então é algo que fica explícito através dos órgãos competentes da própria imprensa e da opinião pública do cidadão que é ele que vai decidir quem deve continuar quem deve realmente ser o novo representa ou se vai continuar esse novo modelo que está estabelecido no município. O cidadão é ele que deve avaliar e que deve decidir. Os órgãos competentes já revelam através da revelação dos indicadores que não acenderam os indicadores, são órgãos que apresentam as realidades do município de milagres que estagnou, não alavancou, não cresceu, estagnou e está retrocedendo essa é realidade do modelo de gestão Hellosman e Lielson Landim.

Pensando em Milagres quais são seus projetos para a saúde e educação?

Nós iremos fazer uma auditoria em todas as pastas para que nós possamos aí com um raio X, sentar com a nossa equipe e também termos a sociedade participando dessa construção, desse planejamento para que nós possamos aí fazer as ações. Não é tão simples definir o céu na cidade de Milagres. É uma construção onde nós temos que nos integrar com os blocos, com os setores da sociedade milagrense, das comunidades, do setor empresarial, dos cidadãos, dos empreendedores, para que possamos aí juntos construir resultados. Esses resultados são essenciais serem realinhados, porque tem uma demanda não atendida da sociedade, uma demanda muito grande, então é necessário que nós possamos sentar não só com o diagnóstico com raio X, mas acima de tudo, trazendo o alinhamento de mão dada com a sociedade, com o cidadão, porque não posso trazer um modelo de gestão desconectado daquilo que o povo está precisando imediatamente, até porque vai ser um processo de construção para produzir resultado a curto prazo. O que temos já vai estar definido na própria lei de diretriz orçamentária de 2021 que já no seu primeiro semestre, quando eu for prefeito eu já vou ter a arquitetura definida, mas é essencial fazer um raio X, para definir os aperfeiçoamentos para produzir resultados. Então, é uma coisa que precisa ser bem trabalhada e construída com todos, integrando a todos, é impossível trazer uma resposta no alinhamento fictício, é essencial abrir o leque para entender que construiremos esses resultados de mãos dada com todos os setores, com a sociedade, com a equipe técnica, especialmente com o raio X da situação como encontra, para gente poder realmente encontrar o que que tem que ser realmente realizado. O que tá correto vai continuar, o que não tá correto a gente vai ter que realinhar. Essa seria a nossa linha de ações para o município de Milagres.

 

Como você pensa administrar Milagres se possivelmente você não elegerá a maioria dos vereadores? Qual será e como será sua relação com os vereadores eleitos em novembro?

Nós iremos levar para a câmara a CLP, a Comissão de Legislação Participativa, onde a sociedade vai participar da construção do novo modelo de câmara, onde o Poder Legislativo vai ter a independência, juntamente com a sociedade para participar do realinhamento do modelo de gestão do Poder Executivo do município de Milagres. Não é só o chefe do poder executivo na nossa visão que vai fomentar os resultados para a sociedade milagrense, mas também nós, juntamente com a sociedade e o poder legislativo participando de forma integrada com os secretários, um novo modelo de gestão com transparência ativa para que o cidadão possa acompanhar mensalmente os valores, os resultados e a gente possa estar sempre alinhando o município para que possamos chegar nos resultados necessários. Acredito que tenhamos que fazer após o raio X feito, muitos alinhamentos, muitas decisões terão que ser tomadas. Decisões fortes, até porque temos problema do PREVIMIL, que tem uma dívida galopante, deveremos encontrar ainda mais cenários situacionais, então nós colocaremos no primeiro momento para uma relação saudável com o Poder Legislativo é a CLP, Comissão de Legislação Participativa para ser urgentemente resolvida, para que a sociedade venha participar da nossa gestão e também do Poder Legislativo porque é o cidadão que tem que acompanhar o poder legislativo e poder executivo para que possamos ter as comissões permanentes realmente produzindo aquilo que precisa ser feito. Nosso primeiro ato também é prestar contas na audiência pública da execução orçamentária do terceiro quadrimestre do ex-gestor. É essencial, ser apresentado a sociedade em audiência pública na Câmara Municipal já em fevereiro. É essencial mostrar esse raio X, por isso que é uma discussão feita no poder legislativo, com a sociedade, do Poder Executivo prestando contas à sociedade. O terceiro momento aí formatando dentro desse contexto em relação ao Poder Executivo com o Poder Legislativo, é a questão da Lei de Combate à Fraude e Corrupção. É essencial ter uma legislação municipal impedindo os infratores, atores empresários que participam de licitações e que em outros municípios cometeram fraude e corrupção. Nós iremos ter uma legislação municipal forte, nós iremos mandar esse projeto pra câmara para que tenhamos uma legislação municipal forte, para impedir essa gatunagem, esse esquema de surrupiamento da coisa pública,  do dinheiro público, inclusive também iremos abrir para que o microempresário do município de Milagres possam ter  grande oportunidade de participar dessa construção de participarem também,  de prestarem serviço, vender para a prefeitura, nós iremos construir aí um link direto para que esses empresários sejam divididos em setores para participar atuando  dentro daquilo que é a legalidade para que a gente possa ter a participação do microempresário milagrense. A gente precisa fortalecer esse vínculo. Então, nós temos a CLP trazendo o povo para participar, segundo ponto a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2020 já em fevereiro de 2021, terceiro ponto, teremos também aí a questão da lei contra fraude e corrupção, a lei municipal, impedindo aqueles atores que tem suas contas desaprovadas no TCE, TCU, não poderem mais assumir cargos no município de Milagres. Nós queremos realmente trazer uma linha dura no aspecto da transparência, da legalidade, da participação da sociedade e 100% transparência, onde o planejamento, onde a participação da sociedade possa ser de forma direta, inclusive se necessário for utilizando de lives para integrar o município todo e seria essa linha de relacionamento com o poder legislativo, sociedade e poder executivo.

Milagres está com problemas de recursos assim como várias cidades do Cariri. Como você pretende trabalhar para azeitar a máquina administrativa?

Como já está aí apresentado pela Confederação Nacional dos Municípios que teremos para os próximos anos e os órgãos, os jornais, a própria imprensa, as avaliações de várias instituições, que teremos anos vindouros de crises, de dificuldade financeira. Então, o nosso olhar é trabalhar com eficiência. O que é eficiência? É fazer mais com menos. Essa é a grande sacada. Informatizar, vamos ter que ter uma plataforma onde a Prefeitura vai ter uma arquitetura de gestão muito parecido com o setor privado. Precisa ter metas, acompanhamento, gerência, postura, treinamentos e nós vamos buscar parceria com o Tribunal de Contas do Estado que hoje é parceiro dos gestores, buscar parceria com o Tribunal de Contas da União para termos gestão, inclusive, informatizar toda a Prefeitura, já tem software gratuito do próprio sistema de governança da CGU para que tenhamos as prefeituras todas informatizadas, para a gente poder trabalhar para acender os indicadores e os resultados, atendendo a necessidade e o serviço público de qualidade. Então, acredito que fazer mais com menos, olhar, focar, ter eficiência, é uma necessidade, nesses anos que teremos dificuldades, até porque a própria situação do povo vai está assim. Então, nós temos que alinhar na linha dura da gestão com eficiência, relacionada a questão da dificuldade financeira, até porque deveremos buscar parcerias com empresas nacionais e internacionais, vamos ter que abrir essas parcerias para que a gente possa estar trabalhando  o potencial do nosso município, qual seria o potencial para gente poder integrar já que nós fazemos parte da décima nona microrregião do estado do Ceará aqui com Barro, Mauriti, etc, essas cidades que estão integradas nessa micro região aqui próximo a região metropolitana de Juazeiro do Norte. Então, nós temos que fazer ações focadas na eficiência, que é fazer mais com menos. É um desafio que iremos de mãos dadas com a sociedade, com o cidadão milagrense, como também o poder legislativo, com as comissões da legislação participativa com a legalidade nós vamos conseguir estar fazendo mais com menos. Outro item que iremos trabalhar, será fazer com que as comissões permanentes da câmara possam vir contribuir com o Poder Executivo, acompanhar a execução das ações, inclusive nós temos várias comissões permanentes com vereadores que é essencial que nós possamos fazer com que o Poder Legislativo também possa participar com a sociedade de fiscalizar realmente as ações das empresas que estarão executando o trabalho. É essencial que haja aí um novo modelo de site da Câmara Municipal com a transparência total para que a sociedade possa acompanhar e as empresas sejam comprometidas, que vier fechar parceria com o município, eles sejam obrigados a ter que está dando realmente demonstrações de sua produtividade no site da Prefeitura, no site da Câmara, porque a sociedade vai acompanhar o trabalho e a execução desses atores. Nós temos que ter uma transparência mais efetiva para ter resultado alinhado aos valores que estaremos executando as ações. Então, nós acreditamos que iremos estar caminhando de mãos dada com o poder legislativo, mas um poder legislativo independente que possa contribuir para que tenhamos as empresas executando o serviço, como tem que ser executado. Tudo dentro da legalidade, cumprindo ali as metas do projeto, cumprindo suas ações, realmente executando com qualidade. É essencial que o Poder Executivo tenha esse diálogo com o Poder Legislativo e inclusive envolvendo a sociedade para que ela possa acompanhar a produtividade dessas comissões permanentes da Câmara Municipal. Não seremos só um poder executivo, onde tem obrigações de fazer, mas iremos trazer a Câmara para participar, até porque é ela que vai está dando o aval, assumindo responsabilidades, relacionado ao final das nossas ações, das nossas obras, reformas, seja lá o que for. A câmara tem que estar acompanhando. É essencial isso como também nosso controle interno da prefeitura e tudo sendo registrado, a sociedade acompanhando, vamos fomentar vários projetos para o município nesse aspecto de fiscalização, para que os milhões do cidadão possa produzir realmente aquilo que precisa ser produzido com o cidadão tomando conhecimento e não da forma como é estabelecido, a cultura de ser tratada coisa pública como se fosse privativa a uma minoria, a um pequeno grupo. Então, fica aí, seria esse nosso complemento relacionado ao poder legislativo.

Você se sente à vontade numa disputa contra os barões da política?

Sim porque não são eles que decidem, o povo é que decide. E eu surjo dentro de um processo democrático onde a vontade popular é que prevalece. Graças a Deus que nós temos essa sintonia com o povo de Milagres. Estamos dentro de um alinhamento saudável de perspectivas reais de renovação.

 

 Você acredita na vitória? Por quê?

Sim. Porque hoje me tornei uma só voz com o povo de Milagres. Os anseios do povo correspondem àquilo que temos apresentado como proposta real. O milagrense de hoje é diferente do milagrense de ontem, e nós temos visto e ouvido que de fato o povo irá levar as urnas o resultado que o próprio milagrense almeja e sonha. Que é ter na prefeitura uma pessoa que de fato se preocupe com o município e suas demandas.

 

Qual sua mensagem para o povo de Milagres?

Nós temos visto que os modelos de gestões apresentado ao povo de Milagres não corresponderam às expectativas do mesmo, foram projetos de mudanças que na prática aconteceu somente para um pequeno grupo de pessoas, ocasionando desaprovações de contas de gestões, irregularidades, e índices baixos nos indicadores de eficiência. Então nós temos pareceres dos órgãos competentes apresentando que os dois modelos de gestões são semelhantes no aspecto da ineficiência, gasta muito e apresenta muito poucos resultados. Já está mais que provado que esse sistema caducou, retrocedeu e não avançou. Eu como pré-candidato a prefeito de Milagres quero me unir a você milagrense para darmos início a uma nova era de desenvolvimento, de fomento a geração de emprego e renda, de transparência, de ações voltadas ao povo em geral. Eu dei o primeiro passo que foi apresentar minha pré-candidatura, de ir à luta, de ser uma alternativa viável, agora falta a sua participação de forma consciente nesse processo para que possamos juntos recuperar tudo aquilo que Milagres perdeu ao longo desses anos.