07/07/2020

Artigo: Deus é em grande enigma. Por Edmilson Alves


(imagem: Ministério Fiel)


Edmilson Ales

Escritor


Deus é um grande mistério, indecifrável pra razão humana, quem às suas profundezas quiser sondar, colocará os mais sábios, no mesmo patamar dos tolos e dos loucos! Próximo e distante ao mesmo tempo, Ele está semelhante ao vento que passa de repente, embora oculto para a gente --, Ele nos abraça! Em todo lugar, em toda parte está presente, e, não o vemos um momento com a gente, embora, esteja em toda parte -- Agentivo, -- Onisciente, -- Participativo, -- Onissapiente!

Deus criou o homem semelhante ao seu mistério impenetrável, segundo o meu poeta favorito, filósofo e escritor Fernando Pessoa: -- Deus quis que a terra fosse toda uma, que as fronteiras unissem o mundo todo, que o mar não separasse o povo! Então, a terra inteira viu-se de repente, surgir redonda, do azul profundo pra ninguém dividi-la em pedaços!

O mar anterior ao homem tem corais, tem praias e arvoredos, coexistindo com a terra, repleta de sons e cores onde há vida: São homens, aves, arvores e flores. Deus diz ao homem: faço-te dano porque te curo. Faço-te castigo porque te amo! Nenhum passo do evangelho diz ao cristão – sê devoto. O que lhe diz é: seja humilde, generoso, caritativo, equitativo, sede humano! Deus jamais criou religiões. Deus pregou o amor como instrumento de paz.

Mas o homem vil, oração não tem, ignorando a existência de Deus, sem ideal, não tem ninguém, e, só com a imaginação, diz conhecer o bem! Religiões, pregações, conhecimento da ciência ou fé, Eh! Tantas explicações que nada explicam!... Nem o mistério de Deus, nem a segmentação humana, onde o crepúsculo da paz abstrata é coisa estranha... Insensata!...

Tudo parece um sonho de forma invisível, impreciso, tudo é movimento de esperança e de vontade que busca na linha fria do horizonte, a árvore, a praia, a ave, a fonte, a flor -- dos caminhos da integração e da verdade, da fé, da paz, e do amor, da revelação qualitativa da humanidade!