O representante do MPCE oficiou o município em questão a fim de que sejam instaurados
Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) contra os servidores, se possuírem vínculo
laborativo com o Ente público, com notificação dos mesmos para se manifestarem quanto ao
recebimento do benefício. Nos casos de
desvinculação dos beneficiários, que o município,
em resposta, informe as respectivas datas de
exoneração ou rescisão contratual.
A iniciativa fundamenta-se no Ofício Circular nº
22/2020, expedido pelo Centro de Apoio
Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da
Moralidade Administrativa (CAODPP). Além disso,
o promotor de Justiça ressalta que o auxílio
emergencial é um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal e tem por objetivo fornecer
proteção emergencial no enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus, em
conformidade com a Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.
Paralelamente ao andamento das investigações, a Promotoria de Justiça de Aurora sugeriu ao
município que celebrasse acordos entre os envolvidos, de modo que fosse realizada a devida
devolução dos valores eventualmente recebidos fora dos critérios estabelecidos, obedecendo ao passo
a passo publicado no endereço eletrônico do Ministério da Cidadania, do Governo Federal.