26/06/2020

EDITORIAL: O sensato adiamento das eleições municipais


Editorial da edição de nº 12 do jornal Leia Sempre desta sexta-feira, 26 de junho de 2020:

A decisão de mudança das eleições municipais deste ano, de outubro para novembro mostra sensatez de quem ainda se preocupa com a democracia e o povo brasileiro. Em um momento em que o Brasil caminha sem governo federal, sem Ministério da Saúde para combater uma pandemia autoridades que se preocupam com a democracia agem de forma correta. O calendário eleitoral sofre mudanças. É preciso agora união das pessoas no combate a um vírus letal e que já matou mais de 54 mil brasileiros em pouco mais de 90 dias.

Outro assunto que não poderíamos deixar de registrar é a privatização da água, decisão danosa para o povo brasileiro. No país que água deixa de ser bem comum para se propriedade de milionários mais uma vez o povo brasileiro é assaltado em seus direitos. Tiraram direitos trabalhistas, empregos e aposentadorias. Agora, a água. As privatizações, como dizia Brizola, podem ser entendidas como um longo processo de corrupção.

O combate a Covid-19 é responsabilidade de União, estados e municípios. Na ausência da União que tem como representante um “gestor”  preocupado em fazer política com obras de outros ex-presidentes o caminho da sociedade brasileira é o de unir-se diante de uma crise social, sanitária, política e econômica sem precedentes. As perspectivas não são boas para os trabalhadores. Ou a sociedade reage ou sairemos dessa, povo brasileiro, mais doentes, com muitas mortes e muito mais pobres.