Páginas

29/04/2020

Manaus e Fortaleza deveriam adotar ‘lockdown’ para conter coronavírus, diz pesquisador da Fiocruz

Pesquisar da Fiocruz acredita que isolamento máximo deve ser adotado em Manaus e Fortaleza – Foto: Reprodução/Secom

DO G1:
Manaus e Fortaleza deveriam adotar medidas de isolamento máximo, chamado de ‘lockdown’, para barrar o aumento no número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, afirma Julio Croda, infectologista, pesquisador da Fiocruz e ex-diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.
O “lockdown” é o bloqueio total de circulação de pessoas, mais restritivo que o isolamento social. A medida foi adotada em alguns países com alto número de casos de Covid-19, como começou em Wuhan, na China, considerada o epicentro da doença, e também na Espanha e Itália. No Brasil, a medida não foi adotada, mas é citada pelo Ministério da Saúde, conforme consta no Boletim Epidemiológico 14, divulgado nesta segunda (27).
(…)
Por isso, afirma Croda, o lockdown seria efetivo em Manaus e Fortaleza porque estas cidades registram crescimento de casos e superlotação em leitos hospitalares.
“Eu recomendaria o lockdown para Manaus e Fortaleza porque, se você não tem capacidade de ter mais leitos, tem que aumentar as medidas de isolamento – e aumentar o que a gente já tem é lockdown”, afirma o infectologista Julio Croda, em entrevista ao G1.
(…)