06/04/2020

Denúncias contra PREVCAR dificultam vida política de Edmilson Leite em Caririaçu


A crise política realmente parece que chegou na gestão do atual prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite(PDT).

Mesmo se cercando de uma série de articulações políticas e tentando chamar a atenção dos caciques da política estadual para seu mandato, Edmilson Leite parece começar a sentir que está se isolando politicamente.

O prefeito que antes tinha ampla aprovação, agora começa a amargar a ação de vários munícipes que começam a utilizar as redes sociais como espaço para apresentar seus descontentamentos e até denúncias contra a atual gestão.

Duas vem chamando bastante atenção da população e acreditamos que em breve das autoridades de fiscalização.

Uma foram dois vídeos postados por um caririaçuense que acusa o prefeito de usar verbas públicas para construir prédios em Juazeiro do Norte. No vídeos chama o povo de Caririaçu de otário e faz uma imagem aberta dos dois prédios.

O ponto mais sério, entretanto, trata-se da Previdência municipal a PREVICAR.

Um grupo de whatsapp intitulado Caririaçu Cidadania começou a debater os problemas da PREVICAR e as análises apresentadas não são animadoras.

Segundo alguns áudios que tivemos acesso há na PREVCAR uma dívida de longo prazo em 2019 que beira os R$ 87,3 milhões. Essas dívidas vem se acumulando desde 2017, quando era de R$ 44,2 milhões.

Na análise da situação da PREVCAR se aponta que há deficiência na fiscalização da previdência por parte da municipalidade e da Câmara Municipal. E que os conselhos fiscal e administrativo da instituição não estão funcionando a contento.

Outro ponto das denúncias apontam para a falta de transparência e apropriação indevida da dívida previdenciária.

O Tribunal de Contas do Estado já está de olho nessa situação.

No grupo, composto por técnicos, autoridades e cidadãos comuns, as denúncias vão desde o desvio de recursos do PREVICAR (Instituto de Previdência Própria do Município), atrasos nos pagamentos e  nepotismo.

Participantes prometem entregar tudo ao Ministério Público Estadual.

Os inúmeros problemas administrativos tem atingido em cheio a situação política de Edmilson Leite, pelo menos dois vereadores da base aliada já falam na desistência de disputar a reeleição, outros se calam, gerando incertezas sobre quem realmente terá coragem de enfrentar o povo.