08/04/2020

Coronavírus: Mais de 70 municípos do Ceará decretam estado de calamidade pública; 18 são do Cariri


A Assembleia Legislativa do Ceará terá de analisar pedidos de reconhecimento de estado de calamidade pública de pelo menos 78 dos 184 municípios cearenses. Por lei, o decreto publicado no Diário Oficial de cada município tem de ser aprovado pelo Poder Legislativo estadual. O objetivo é desburocratizar ações administrativas no combate ao coronavírus, como compra de insumos e equipamentos. 

Na região do Cariri decretaram estado de calamidade pública os municípios de Abaiara; Altaneira; Assaré; Barro; Brejo Santo; Campos Sales; Crato; Farias Brito; Jati; Juazeiro do Norte; Missão Velha; Nova Olinda; Penaforte; Potengi; Salitre; Santana do Cariri; Tarrafas; e Várzea Alegre.

No Ceará, já foram confirmados 1.188 casos de coronavírus e 40 óbitos, segundo atualização do IntegraSUS da tarde desta terça-feira (7).

Na última semana, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza obtiveram o reconhecimento do estado de calamidade na Assembleia Legislativa. Uma sessão deliberativa da Casa está prevista para esta quarta-feira (8), mas ainda não há confirmação se os novos decretos estarão na pauta. 

O estado de calamidade pública desobriga estado e municípios de cumprirem uma série de restrições e prazos definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, eles podem criar cargos, nomear servidores, reajustar remuneração, entre outras medidas, mesmo que extrapolem o limite de comprometimento da receita. 

A situação fiscal das prefeituras cearenses já é grave. Dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostram que 63 dos 184 prefeitos gastaram mais do que o permitido com pagamento de pessoal em 2019. Outros 41 estão dentro do limite prudencial, 31 em alerta, e apenas 49 se mantêm regulares. 

Ainda assim, a queda nas receitas e o aumento de gastos, principalmente com ações de combate ao coronavírus, deve desequilibrar as contas públicas. Com o decreto, o gestor não corre o risco de ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal por conta do possível gasto extra.

No Cariri, decretaram estado de calamidade pública: Abaiara; Altaneira; Assaré; Barro; Brejo Santo; Campos Sales; Crato; Farias Brito; Jati; Juazeiro do Norte; Jucás; Missão Velha; Nova Olinda; Penaforte; Potengi; Salitre; Santana do Cariri; Tarrafas e Várzea Alegre.