31/03/2020

Camilo surge como liderança nacional e pode disputar presidência em 2020



A crise do coronavírus está revelando alguns nome da política nacional.

Em meio aos atos tresloucados do presidente da República Jair Bolsonaro, ações efetivas e de bom senso, ancoradas nas decisões e orientações médicas, de cientistas e especialistas chamam a atenção.

Poderíamos destacar a ação de alguns governadores do Sudeste como João Dório e Wilson Witzel, e do Nordeste como Rui Costa, Flávio Dino e Camilo Santana.

Há alguns meses atrás, após uma entrevista do ex-presidente Lula escrevemos aqui no Leia Sempre um artigo em que falávamos, na oportunidade, que o governador Camilo Santana seria o nome  ideal do PT para a disputa presidencial em 2022.

Alertamos que poderia também ser uma estratégia do próprio Lula levantar nomes , como ele citava os bons nomes de governadores petistas citando Rui Costa (Bahia) e Camilo (Ceará).

Na época alertamos que Camilo tinha mais capilaridade, numa disputa presidencial que o próprio Ciro Gomes, pelo tamanho do PT, o nome de Camilo entre os governadores só se fortalece e agora, Camilo se aproxima do PSB, partido do qual já foi filiado.

Irão surgir várias teorias que Camilo para ser candidato vai se afastar do PT e ir ao PSB.

Mas isso não é bem o que mostra o andar da carruagem.

Camilo Santa tem sido um dos mais bem articulados governadores do Brasil. Tem tomado medidas dentro do que pede o bom senso e a medicina no tocante ao combate a pandemia de coronavírus.

Se saiu bem dos ataques milicianos quando do motim de policiais no Ceará pouco antes do carnaval deste ano.

Agora sai bem também nessa pandemia. Óbvio que o pior ainda virá para os estrados, mas Camilo disse que vi basear suas decisões no que dizem os cientistas, especialistas na área.

Para isso tem um secretário competente, o Dr. Cabeto.

No aspecto político Camilo Santana vai muito bem obrigado. Tem diálogo com o PT (e dos bons) e com setores de outros partidos. O PSB por exemplo.

Tem a seu favor uma gestão pautada nas áreas sociais, na ampliação da melhoria da saúde, e na segurança(seu pior problema).

Na educação as escolas cearenses estão entre as melhores do Brasil.

Ainda no aspecto político Camilo é um político de diálogo, e tem, para mim, o perfil que o PT deveria apresentar em 2020, um candidato com poder de diálogo, com experiência governamental concreta e boa avaliação, e discurso para unificar o Brasil num momento em que o presidente da República se torna o maior aliado do vírus e inimigo do povo trabalhador.

Portanto, nosso artigo de meses atrás, mesmo que tenha perdido um pouco do poder avaliativo, visto que apresentamos bem antes dos atuais acontecimentos, uma cosia continua: Camilo pode ser sim a alternativa do PT pra 2020.

Os motivos aparecem tanto no texto abaixo do jornalista Donizete Arruda, como no nosso artigo anterior.

Uma boa leitura:

Textos do jornalista Donizete Arruda, publicado na edição de hoje (31/3) no Jornal do Cariri:


PSB nacional se rende a Camilo
              
A crise do coronavírus no Brasil tem antecipado a corrida ao Planalto. No meio de muitos destaques, o governador cearense Camilo Santana tem encontrado um lugar ao sol. Além de alas petistas, Camilo está na mira do PSB. O partido, que está sob seu comando no Ceará, também se rende ao seu desempenho ao combate ao vírus que ameaça à humanidade. Hoje, Camilo é quase unanimidade na bancada federal do partido e encontra no governador de Pernambuco, Paulo Câmara, um grande aliado. Camilo é tratado como um promissor candidato à presidência em 2022. Quando seria uma opção à polarização a Bolsonaro versus PT, partido ainda filiado, porém sem condições de virar candidato, por não ser do agrado do cacique petista Lula. Sem pressa, Camilo joga parado cuidando da saúde do povo cearense.

Primeiro passo é fazer PSB forte

Dentro do seu estilo silencioso, o governador Camilo fez um planejamento estratégico para viabilizar uma eventual candidatura presidencial, sem entrar em conflitos abertos com seu ainda partido, PT, e não colidir com seu suposto líder político, o também presidenciável Ciro Gomes. Deste modo, Camilo trabalha calado, porém articula o PSB no Ceará, para torná-lo uma das maiores legendas no Estado. Outra resolução sua é não comentar nada agora sobre uma possível saída do PT. Tem tempo de sobra para mudar. Certo é que depois da eleição deste ano - ainda não foi adiada - o PSB será a casa das lideranças ligadas a Camilo.

 Camilo não nega projeto presidencial

Ser presidente da República requer sorte, muita sorte. Quem disse isso sempre foi o ex- -presidente Fernando Henrique Cardoso, que não teve votos para ser prefeito de São Paulo em 1985, quando perdeu fragorosamente para Jânio Quadros, e se elegeu ao Planalto nos braços do Plano Real em 1994, e ainda se reelegeu no primeiro turno em 1998. Assim, quando questionado por seus aliados mais próximos no Estado, sobre uma candidatura ao Planalto, daqui a dois anos, para se contrapor a um novo mandato do presidente Bolsonaro, Camilo responde de modo sincero e honesto: que “o amanhã só a Deus pertence”. Claro que essa declaração revela todo o interesse do Governador ser candidato, contudo ele não irá atropelar os fatos para se lançar na corrida presidencial. Não é seu estilo. Sabe que se tiver de ser candidato, a sorte irá conspirar a seu favor. Por isso, nada de rompantes e confrontos com os Ferreira Gomes, ou outros pré-candidatos de esquerda como o governador do Maranhão, Flavio Dino.

Abaixo nosso artigo publicado no Lei Sempre:


Camilo Santana, a jogada de mestre de Lula para 2022

Agora está dando para entender porque o ex-governador Ciro Gomes (PDT) vem disparando sua metralhadora giratória contra o ex-presidente Lula e os petistas.

Recentemente, Ciro comparou os militantes petistas aos chamados bolsominions e de forma grotesca chamou o comando petista de quadrilha. Muitos pensam que Ciro está a serviço de Bolsonaro. Nada disso.

Ciro é um político experiente e está questionando e atacando exatamente onde ele sabe, pode ser fragorosamente derrotado e por antecipação na corrida de 2022.

Ele ataca PT e por tabela na candidatura do  PT e por tabela e quem sabe o mais perigoso para Ciro, uma possível candidatura de  Camilo Santana para Presidente da República no campo da esquerda.

E agora vamos explicar.

Ciro ataca o PT porque sabe que o PT tem um nome para representar a esquerda bem melhor do que Fernando Haddad.

Um político jovem, que tem pecha de nem ser mesmo um petista, mesmo já estando filiado ao partido a mais de uma década e nunca ter dito que não era petista ou queria se desfiliar.

Sempre arrumam crises de Camilo com o PT que nunca se concretizam. Tudo fofoca de bastidor.

Camilo Santana de longe é o melhor nome do PT, e pode ser a jogada de mestre de Lula.

E Lula, lembrando, citou recentemente o nome de Camilo como uma das lideranças do PT que podia muito bem ser candidato a presidente.

Camilo candidato a presidente pelo PT em 2022 acaba com o sonho de Ciro. 

No Ceará, por exemplo, a candidatura de Ciro dificilmente venceria Camilo, e no Nordeste também, pois o Nordeste vem votando majoritariamente nos nomes do PT e da esquerda.

Ciro atacando o PT, chamando todo mundo de quadrilha, dizendo que Lula é corrupto com uma virulência desnecessária não contribui para que ele mesmo, Ciro, consiga o voto da esquerda e dos eleitores que votam na esquerda.

O PDT de Ciro não tem capilaridade no Nordeste. O PT tem.

O PDT de Ciro não tem um cabo eleitoral no Nordeste como Lula, já o PT tem.

O PDT de Ciro não comanda nenhum governo no Nordeste, já o PT tem 4 governos no Nordeste incluindo o Ceará.

Os outros governadores do Nordeste são todos aliados dos petistas e não de Ciro Gomes.

Ciro só tem o Ceará. Camilo tem o Ceará, o Nordeste e todo estado em que o PT consiga montar um palanque.

O PDT não tem essa força.

Daí porque para mim fica claro porque Ciro ataca tanto o PT. Pode surgir um nome como o de Camilo que inviabilize totalmente Ciro.

Existem outros nomes na esquerda.  Claro que sim. Mas citei esses dois nomes para expressar um ponto de vista e as motivações de Ciro para bater tanto no PT.

Se o Ciro quer o apoio do petismo, dos eleitores de Lula e do PT está agindo errado. Se quer apenas detonar o  PT também está agindo errado. 

Já Camilo, como sempre, age com tranquilidade e na espera dos acontecimentos que ele não tem controle. 


# por Tarso Araújo, editor do Leia Sempre