08/02/2020

Fernando Santana é ou não pré-candidato a prefeito em Juazeiro do Norte?



por Tarso Araújo, editor do Leia Sempre

Os incautos deveriam ficar um pouco mais atentos aos fatos que vem ocorrendo na política em Juazeiro do Norte.

O ponto forte das articulações se deu na noite de ontem, 7, numa reunião com Fernando Santana e membros do diretório municipal do PT de Juazeiro do Norte.

Há algum tempo o PT juazeirense reivindica a candidatura de Fernando a prefeito. O mesmo acontece em Barbalha, onde Fernando ficou em segundo lugar na disputa.

Em Barbalha, Fernando avaliou que seu nome serviria para aglutinar as forças da oposição e colocou seu nome à disposição. Entretanto, diferente de Juazeiro, vários outros nomes cintilam no cenário e podem ser o plano B da oposição sem Fernando.

Alguns nomes de Barbalha: Odair Matos, Vevé Siqueira, Expedito Júnior, Dr. Guilherme e José Leite estão no páreo.

Em Juazeiro, a reunião do PT com Fernando não foi para pedir se Fernando quer ser candidato. Foi para apresentar um cenário ao parlamentar em que ele aparece de forma privilegiada como uma das maiores lideranças do Cariri e de Juazeiro.

Tem robustez política, aglutina pelo menos oito de dez grandes lideranças que fecharam com Arnon em 2016 começando pelo vice-prefeito Geovani Sampaio.

Observando o cenário Fernando Santana disse estar disposto a ser o nome do PT. Ele é pré-candidato e disse ainda na reunião que vai lutar pelo fortalecimento do partido.

Ficou acertado ainda que o grupo de trabalho eleitoral já vai iniciar o processo de discussão com outras lideranças políticas apresentando o nome de Fernando e que Fernando Santana irá articular uma reunião do governador Camilo Santana com a executiva municipal do PT de Juazeiro do Norte.

Se ele não é pré-candidato pelo PT por que ligou para o prefeito Arnon Bezerra e disse que estava na disputa, que não era nada contra o prefeito, que eles tinham amizade mas que era uma tarefa do partido?  O prefeito ouviu e agradeceu a gentileza de Fernando em ligar.
Quem faz uma ligação dessa entra no jogo da pré-campanha.

Agora quanto à dúvida se o governador Camilo sabia do encontro, basta olhar a foto da reunião.

As pessoas que lá estavam representam todas as alas do Partido dos Trabalhadores. O governador Camilo Santana, principal nome e liderança do partido, não saberia de um encontro desses?

Não foi um encontro escondido, mas amplamente divulgado pelo próprio PT.

Na reunião lideranças do PT perguntaram se podiam apresentar o nome de Fernando Santana como pré-candidato do PT em Juazeiro do Norte e Fernando Santana respondeu que podia sim.

A reunião estava marcada há alguns dias e era de conhecimento de todo o PT.

Com todas as lideranças do PT que conversei hoje, todas foram unânimes em dizer que a candidatura do Fernando Santana em Juazeiro é do agrado de todo o partido e tem a simpatia do governador. Mas, óbvio que o governador ainda não deu o aval pois há um mundo de articulações a serem feitas.

A base do governador em Juazeiro é majoritária, enorme e engloba o prefeito Arnon, o pedetista r Gilmar Bender, a socialista Ana Paula, Raimundão e por aí vai.

Fernando não é ainda candidato é pré-candidato.

Se o governador decidir dar esse apoio teremos que aguardar um pouco, pois aí sim depende muito da conjuntura, dos diálogos com as lideranças de Juazeiro do Norte e de lideranças como Geovani Sampaio, Normando, Ana Paula, Gledson Bezerra, Raimundão, Gilmar Bender, e até figuras como Francisco Fabiano que tem amizade com Fernando.

Lógico que não estamos dizendo que isso significa apoio, mas significa que Fernando tem trânsito livre com quase todos os setores da vida política juazeirense.

O PT não lançar Fernando como pré-candidato participa de qual mesa de negociação? Nenhuma.

Fernando como pré-candidato o partido entra  na negociação direto, sem parada, sem representantes.

E o PT estadual sabe que e deseja que esse seja o caminho.

Ou Camilo influencia as eleições no Cariri, para começar, ou não passará por ter 15 prefeitos filiados ao seu partido num Estado em que existem 184 municípios e o Camilo tem uma aprovação que beira os 80 por cento.

Fernando Santana pode não ser candidato. Nesse caso, o PT terá um plano B. Mas a pré-candidatura dele já está na mesa.

Apenas um cego não vê isso.