Desde o início da pandemia do novo Coronavírus no Estado do Ceará, a Prefeitura do Crato não mediu esforços para proteger a população cratense da infecção. Para isso, adotou uma série de medidas, conjugando diversas áreas, para promover o isolamento e a segurança social dos cratenses.
Através do decreto de estado de emergência, o prefeito Zé Ailton Brasil suspendeu as aulas da rede pública municipal de ensino e as férias dos profissionais da saúde. Para a educação, regulamentou as atividades escolares em domicílio, com orientação pedagógica aos pais e responsáveis dos alunos da rede pública municipal.
Outra ação imediata foi a realização de treinamento dos profissionais de saúde sobre os novos protocolos de atendimento e a criação da Unidade de Referência à COVID-19, no prédio da UPA, para a instalação de 20 leitos para isolamento de pacientes com sintomas leves. O convênio com o Hospital São Camilo para pacientes do Crato reserva uma ala exclusiva com 42 leitos disponíveis com possibilidade de ampliação para 53 leitos. No último sábado (2), foi inaugurada a UTI Pediátrica, com 10 leitos, também conveniada ao município.
Em andamento, a Secretaria de Saúde está adquirindo 1.000 testes rápidos para auxílio diagnóstico da COVID-19 e de equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde, bem como o recebimento de doações de instituições privadas.
As medidas para proporcionar o isolamento e o distanciamento social foram intensificadas com decretos que preveem multas para empresas e pessoas físicas e a organização dos horários de atendimento nas agências bancárias e lotéricas. Foram cancelados todos os eventos oficiais da Prefeitura do Crato e instaladas barreiras sanitárias nas divisas com os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e municípios do Cariri Oeste e fiscalização no comércio são realizadas diariamente.
A Coordenação da Vigilância Sanitária (VISA), ligada à Secretaria de Saúde, tem realizado fiscalização nas empresas que estão autorizadas a funcionar, para o cumprimento das medidas de segurança com os consumidores, bem como, visitando locais de movimentação da população para organização de filas e orientação com o apoio da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). Outra ação importante é a higienização dos logradouros públicos que registram maior movimentação, por parte das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente.
Na área de tributos e finanças, foram suspensos os cortes de água dos clientes inadimplentes da SAAEC, por 90 dias; adiamento da cobrança dos tributos de competência municipal até o dia 10 de julho; determinou o adiamento por 90 dias do cumprimento de obrigações dos contribuintes quanto a entrega de certidões e arquivos; e prorrogou a validade de certidões negativas de débitos. Também foi antecipado o pagamento dos servidores públicos municipais e organizado o pagamento de acordo com as secretarias para evitar aglomerações nas agências bancárias.
Também foram criados o Cadastro Econômico de Profissionais e Empreendedores do Mercado Informal (CEPEMI) e o Programa Crato com Máscara, onde o município comprará na fase inicial 70.000 mil máscaras artesanais de costureiras autônomas cratenses para garantir renda às pessoas físicas, microempreendedores individuais e microempresas
Na área de seguridade social, providenciou junto a Pastoral do Menor, abrigo para atendimento e cumprimento do isolamento social dos moradores em situação de rua e está realizando a Campanha Crato Solidário, para arrecadação de alimentos não perecíveis. Também isentou da tarifa de água para consumidores de até R$ 40,00, desde que inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal; e a taxa de iluminação pública para consumo de até 220Kw/mês, desde que inscritos no CadÚnico. Nesse momento, tem concluído a distribuição da merenda escolar para as famílias dos alunos da rede escolar do município.