01/05/2020

Dica de leitura para o 1º de Maio


A INVENÇÃO DO TRABALHISMO
De Angela de Castro Gomes

Por que, no Brasil, os cidadãos desconfiam dos políticos e, ao mesmo tempo, estão prontos a seguir um líder carismático? Que tipo de cidadania existe no Brasil? Ou melhor, como neste país se construiu um conceito de cidadania e uma experiência de democracia? Este livro examina tais questões, apontando que a cidadania no Brasil passa pela questão dos direitos sociais e pela luta pela extensão da participação política, o que envolve, necessariamente, a formação da classe trabalhadora e suas relações com o Estado.

DA  DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
De Émile Durkheim

Da divisão do trabalho social trata do papel que os agrupamentos profissionais estão destinados a desempenhar na organização dos povos contemporâneos. Durkheim se esforça nesta obra para tratar os fatos da vida moral a partir do método das ciências positivas sem, no entanto, seguir o método de ciências positivas como a Biologia, a Psicologia, a Sociologia. Longe de pretender tirar a moral da ciência, seu objetivo é, antes, fazer a ciência da moral.

HISTÓRIA DAS LUTAS DOS TRABALHADORES NO BRASIL
De Vito Giannotti
No pós-guerra, governantes de sociedades capitalistas, temendo a difusão das ideias revolucionárias, criaram a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para estabelecer normas universais de funcionamento das relações entre capital e trabalho. Visando amortecer o movimento dos trabalhadores, a OIT divulgou orientação para que todos os países adotassem a semana de 48 horas. Com precisão de pesquisador, Giannotti indica a sucessão das datas principais da luta pela redução da jornada de trabalho, entre 1817 e 1933.

HISTÓRIA DO TRABALHO E HISTÓRIAS DA IMIGRAÇÃO
De Maria Luiza Tucci Carneiro
Esta é uma coletânea de textos com os mais recentes estudos da produção historiográfica brasileira sobre a participação dos trabalhadores imigrantes italianos na história dos movimentos operário e sindical do país. Pesquisadores do Brasil e da Itália analisam, sob diferentes pontos de vista, a riqueza e a profundidade das relações existentes entre a história do trabalho e a história da imigração.