05/05/2020

A democracia não pode morrer


Segue abaixo editorial da edição de hoje, 5, a de número 4 do jornal Leia Sempre. 

Nesse editoprial destacamos a importância da democracia na sociedade brasileira.


EDITORIAL

A DEMOCRACIA NÃO PODE MORRER!

Os acontecimentos deste último final de semana com uma manifestação que se pretendia gigante, mas foi pífia pelo tamanho e pelos objetivos, merece atenção de todos os que defendem a democracia, o Estado Democrático de Direito e o respeito à nossa Constituição.

Um grupo com desejos totalitários ir às ruas numa época de pandemia e isolamento social apoiados pelo presidente da República mostra que o Brasil está perto do fundo do poço.
Nós do Leia Sempre não somos um partido nem representamos grupos políticos mas temos claro que o trabalho da imprensa livre só é possível num país democrático, com suas instituições funcionando.

Partidos, legislativo, executivo, judiciário, mercado, todos funcionando e respeitando a Constituição da República.

Em um regime totalitário como sonham o presidente e seus seguidores a primeira vítima é a verdade, a imprensa, a liberdade de expressão. 

Portanto, como defensores da democracia e do estado de direito apelamos para o bom senso nacional, das pessoas e instituições que realmente defendem a democracia para que o totalitarismo seja lembrado apenas em um trecho de livro na história.

Afinal, como dizia La Boétie em Servidão Voluntária “são as pessoas que dão poder aos tiranos.”

Viva a democracia brasileira!!